Apesar de estar no Porto a situação no sul da Islândia está severa.
Tem continuado a nevar intensamente e o frio. As temperaturas chegaram anteontem aos -18ºC novamente, agora mais próximas dos zero trouxeram um nevão de dois dias, que paralisou a maioria das estradas. E nevão blizzard, puxado a vento forte.
Se o inverno passado foi muito brando mas acabou numa primavera invulgarmente gelada, este inverno está a assemelhar-se muito ao de 2011-2012, por ter começado com grande quantidade de frio e neve. Resta saber se será curto, como foi esse inverno de há dois anos, ou vai continuar assim.
Agora, a temperatura aproxima-se dos zero. Se chover é improvável que derreta muito, e o mais certo é toda a precipitação das próximas horas continuar mas como neve húmida.
Se tiveram oportunidade, vejam as webcams de dia. Dá para ter uma ideia da quantidade valente de neve.
http://www.vegagerdin.is/ferdaupplysingar/vefmyndavelar/sudvesturland
Hurricane: apesar de 30cm serem bastante na Bélgica, para qualquer país nórdico isso não é nada.
As acumulações na parte sul da Islândia já estão na ordem dos 60cm, e extendem-se com esta profundidade até à costa. Não é extraordinário, já que isto ocorria com frequencia há umas décadas atrás, mas nos últimos anos, geralmente as acumulações não ultrapassavam os 30cm.
No norte, as acumulações creio que já ultrapassam 1 metro, e creio que em Janeiro se possa atingir o mesmo no sul da Islândia, se o frio continuar. Nos anos 60, consta que por vezes chegava-se aos 2 metros de acumulações. No interior da ilha, isso nem interessa, já que ninguém vive lá, e as acumulações chegam sempre aos vários anos a cada inverno.
Sendo assim, é tão agradável estar agora no Porto com temperaturas de 10ºC (e inclusivé com máximas de 17ºC no fim de semana que passou). Três dias de clima português foram suficientes para animar a alma. E ver o sol às 15h é uma maravilha!