Seguimento Europa 2013

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Eu segui as linhas.

O território turco é enorme...não vejo isso como um grande erro.
Eu apenas partilho o mapa para dar um ideia geral, quem quiser ver os valores exactos, tem sempre a possibilidade de consultar em modo tabela, no site do instituto de meteorologia turco.
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
O território turco é enorme...não vejo isso como grande erro.
Eu apenas partilho o mapa para dar um ideia geral, quem quiser ver os valores exactos, tem sempre a possibilidade de consultar em modo tabela, no site do instituto de meteorologia turco.

Eu vejo isso como um grande erro, pois estamos a falar de valores registados.

E sim concordo, quem quer saber de valores corretos, deve consultar o site do instituto de meteorologia turco.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Cuidado com esses mapas.
Antalya, por exemplo, no dia 26/12, registou uma mínima de 7,0ºc e nesse mapa indica uma mínima superior a 12,5ºc. É uma diferença enorme.
No segundo mapa que pusestes também há erro (dia 29/12), pois indica uma mínima superior a 10ºc e teve na verdade, 8,4ºc.

ajku9v.jpg


Nada disso,vamos ao 2º mapa, repara bem, a linha dos 7,5ºC passa junto perto Antalya,nada mostra que a minima foi superior a 10ºC como dizes.
Dai ter dito para seguires pelas linhas,pois verás que bate practicamente certo.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Nada disso,vamos ao 2º mapa, repara bem, a linha dos 7,5ºC passa junto perto Antalya,nada mostra que a minima foi superior a 10ºC como dizes.
Dai ter dito para seguires pelas linhas,pois verás que bate practicamente certo.

Tens razão nesse pormenor, sim sr. Não vi bem os nomes.

Gostaria também de ver os valores registados em Antakya (contudo não encontro os valores de dias anteriores).

Mas mesmo falando de hoje, para Antakya (por exemplo) dão valores superiores a 10ºc e já estão 8ºc.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Tens razão nesse pormenor, sim sr. Não vi bem os nomes.

Gostaria também de ver os valores registados em Antakya (contudo não encontro os valores de dias anteriores).

Mas mesmo falando de hoje, para Antakya (por exemplo) dão valores superiores a 10ºc e já estão 8ºc.

Também pensei que tivesses trocado os nomes.
Pois, assim sendo, eles devem rectificar/actualizar os mapas com os respectivos dados registados até as 23:59 de hoje.

Falando no site do instituto de meteorologia turco, fiquei supreendido com aquilo que encontrei por lá, por exemplo, eles tem diariamente mapas com risco(intensidade) de geada e intensidade de inversão térmica, entre outras coisas, muito interessante.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Não te esqueças que a estação de Miercurea Ciuc fica a 2.5 km dessa zona urbana, já numa área descampada, perto de 2 ribeiras.
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Não te esqueças que a estação de Miercurea Ciuc fica a 2.5 km dessa zona urbana, já numa área descampada, perto de 2 ribeiras.

A maioría das estaçoes ficam longe dos centros das cidades. Por exemplo, Ogimet usa como estaçao de Salamanca a do aeroporto (Matacán) que fica a 20 km da cidade. León, Burgos tambem ficam fora das áreas urbanas, e outro muitos exemplos.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
A maioría das estaçoes ficam longe dos centros das cidades. Por exemplo, Salamanca-aeroporto (Matacán) fica a 20 km da cidade de Salamanca. León, Burgos tambem ficam fora das áreas urbanas.

Claro, e assim mesmo é que tem que ser, apenas referi aquilo de forma a compreendermos melhor os registos da estação,especialmente a proximidade de 2 ribeiras.

Por exemplo na zona da estação, tem estado sempre nevoeiro,conforme indica o Ogimet, enquanto na centro da cidade (webcam está orientada a sul) o sol aparece muitas vezes.

Isto para dizer que existem diferenças entre as duas zonas da cidade, numa pequena distancia, 2,5 kms.

O mesmo sucede com Erzurum, pois a estação está numa zona onde o nevoeiro é mais denso e constante,comparativamente com outras partes da cidade, estes pormenores, muitas vezes, proporcionam algumas diferenças nos registos de temperatura.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Pois não sei, por vezes, a wikipedia tem muita desinformação,é preciso ter algum cuidado,ha uns tempos atras vi que a minima absoluta da Romenia foi de -38,5ºC em Bod (25/1/1942), qual dos dois está correcto? Parece que os -38,5ºC é a minima absoluta, pelo menos a fonte é credivel, instituto de meteorologia da Romenia.

9uyj50.jpg


A mesma wikipedia fala que Van detem o registo de minima absoluta da Turquia (-46,4ºC a 9/1/1990), no entanto, a verdade é que a minima absoluta do país, foi -45,3 em Ağrı (20/1/1972),segundo o intituto de meteorologia do referido país.
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Pois não sei, por vezes, a wikipedia tem muita desinformação,é preciso ter algum cuidado,ha uns tempos atras vi que a minima absoluta da Romenia foi de -38,5ºC em Bod (25/1/1942), qual dos dois está correcto? Parece que os -38,5ºC é a minima absoluta, pelo menos a fonte é credivel, instituto de meteorologia da Romenia.

9uyj50.jpg


A mesma wikipedia fala que Van detem o registo de minima absoluta da Turquia (-46,4ºC a 9/1/1990), no entanto, a verdade é que a minima absoluta do país, foi -45,3 em Ağrı (20/1/1972),segundo o intituto de meteorologia do referido país.

Segundo a Wikipedia, em Ardahan (Turquía) -50,3ºC

http://en.wikipedia.org/wiki/Ardahan

Suponho que sao estaçoes de redes secundarias nao homologadas pelos institutos nacionais de meteorología ou pode ser que sejam periodos diferentes. Nos dados de Ardahan está escrito que a fonte e o instituto nacional turco. Nao sei.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Epa não esperava esse valor. :D :cold:
Sim, está relacionado com isso, essa temperatura foi registada num periodo diferente da serie 1960-2012, como só vi os dados dessa serie, falei na minima absoluta de Agri.
Não restam duvidas, Ardahan tem a minima absoluta da Turquia.
Valor impressionante. :cold: