Seguimento Europa 2016

Tópico em 'Europa' iniciado por Orion 1 Jan 2016 às 19:01.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. Pek

Pek
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    24 Nov 2005
    Local:
    Menorca
    Una más. Aquí la tormenta ya estaba lejos y tuve que tirar de zoom. Apoyaba la cámara en las rodillas

El entorno de los rayos me sale como quemado. Tendré que leerme detalladamente este tópico de meteopt para hacerlo mejor. Poco a poco.

Un saludo

2. Ruipedroo

Ruipedroo
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Out 2010
    Local:
    Braga, Merelim (60m)
    Também pensei nisso. Parece-me demais para ser algo natural. Acredito que hajam episódios de chuva mesmo muito localizados, mas nunca nestas proporções. Há que ter em conta o movimento das nuvens, que mesmo que seja mínimo há sempre correntes em altitude que fariam com que a chuva se dispersasse mais.

Collapse Signature Expandir Assinatura
    guisilva5000 e guimeixen gostaram disto.
  3. Ruipedroo

Ruipedroo
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Out 2010
    Local:
    Braga, Merelim (60m)
    Grandes registos Pek! Muita animação por aí nestes últimos tempos. :thumbsup:

Grande valor esse em Barcelona também! Por aqui já tive 43 mm em 30 minutos (8 Outubro de 2014). E também foi o caos na cidade.

Un saludo

#528 Ruipedroo, 26 Set 2016 às 03:32
    Última edição: 26 Set 2016 às 03:40
    Pek gostou disto.
  4. 1337

1337
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    26 Jun 2010
    Local:
    Ponte de Lima (centro)
    Mas é ou não possível? Se é fake tinha tanta gente a filmar? E como é que a chuva cai tão longe dos prédios sempre certinha no mesmo sítio?Poderá ser o meio urbano a originar este fenómeno, e por isso, ser sempre filmado onde tem prédios?

5. guimeixen

guimeixen
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    5 Jun 2013
    Local:
    Real, Braga 105m
    A nuvem tinha que se mexer e arrastaria a precipitação com ela e no vídeo está sempre no mesmo sítio.

6. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Visto que há vários vídeos virais do género em Itália, o vídeo ou vídeos não tem que ser fakes/CGI, até pode ser apenas uma brincadeira de alguém a mandar do terraço um fino jacto de água para o ar caindo certinha no mesmo local na rua.

Ou mais provavelmente um tubo de descarga longo num terraço para a água não cair no passeio em cima das pessoas, ou mesmo um problema de um aspersor de rega num terraço ajardinado. Depois de umas pesquisas na Net, encontrei isto de 2014:

E provavelmente quem filma até se apercebe mesmo da origem da água mas grava o vídeo de modo a fazer uma brincadeira para mostrar aos amigos ou gerar muitas partilhas e likes nas redes sociais, até aponta para cima mas não grava o ângulo em que se vê a origem da água, ou se for um tubo mal dá para ver (ainda menos filmar com má qualidade à noite) por não haver luz para isso.

Mas claro, eu não tenho meios de saber se é uma coisa ou outra, nem sei exactamente aonde foi, em que rua, em que dia, em que hora. Eu falo no domínio das explicações plausíveis para mim, relaciono umas coisas com outras, como o pormenor de ser em ruas com prédios. Se arranjarem uma explicação melhor, força :)

guisilva5000 e criz0r gostaram disto.
  7. 1337

1337
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    26 Jun 2010
    Local:
    Ponte de Lima (centro)
    se for nuvem de desenvolvimento vertical muitas vezes ficam estáticas no mesmo sítio, embora claro que neste vídeo é mesmo estranho ser só ali.

8. Snifa

Snifa
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    16 Abr 2008
    Local:
    Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
    Na minha opinião não é chuva, mas água a cair de algum cano sobre a rua que causa esse efeito. Acho muito pouco provável que chova assim num espaço tão pequeno, há aguaceiros muito localizados e concentrados, mas isto é localizado demais..:D

guisilva5000 gostou disto.
  9. criz0r

criz0r
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    11 Abr 2008
    Local:
    C.Piedade/Belver/Porto
    Na minha opinião isto é nada mais nada menos que uma montagem genial ou simplesmente alguém ou algo a "despejar" água sobre aquele local específico.
    O Aguaceiro ainda que localizado como já é sabido "arrasta" sempre a precipitação aquando da sua passagem sendo que a nuvem nunca fica estática. O que podemos ver aqui é basicamente chuva num local muito restrito e sempre a cair de forma "cilíndrica".
    A não ser que seja algo extremamente raro considero tal acontecimento ser mesmo muito pouco provável para não dizer impossível.

10. Snifa

Snifa
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    16 Abr 2008
    Local:
    Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
    Ao lado de prédios altos e de noite, para não se poder ver bem a origem da água..:D Gostava de ver um vídeo destes de dia... e com a câmera a apontar para o céu..:D

criz0r gostou disto.
  11. Pek

Pek
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    24 Nov 2005
    Local:
    Menorca
    Algunas imágenes más de esta madrugada y de estos últimos días en el este ibérico:

Palafrugell (Gerona). "Bolts from the blue"

Autor: Meteofrugell. Fuente: https://twitter.com/meteofrugell, https://twitter.com/Meteo_Europe y Facebook Meteo Europe

Rayo "Anvil Crawler" en Valencia el pasado día 23 de septiembre:

Autor: David Mancebo. Fuente: https://twitter.com/objtormentas

Autor: Tonny Romero. Fuente: Facebook Meteo Europe

Resultado de las tormentas severas de granizo en el interior de la provincia de Valencia: pérdidas de 2 millones de euros por daños graves en unas 800 hectáreas de viñedos:

Fuente y más información: http://laredcomarcal.com/not/24904/...terrobles-caudete-y-jaraguas-por-el-pedrisco/

Barcelona hace un par de noches:

Autor: Nacho Roca. Fuente: Facebook Meteo Europe

Rayo Anvil Crawler en Barcelona hace 4 días:

Autor: Asher Hayman. Fuente: Facebook Meteo Europe

Preciosa captura en Selva del Camp (Tarragona)

Autor: Jordi Zaragoza. Fuente: Facebook Meteo Europe

Impresionante descarga en Burriana (Castellón) el dia 23:

Autor: Pepe García Ros. Fuente: https://twitter.com/PepePro9

Tremendo rayo junto a la Ciudad Deportiva del Villarreal CF (equipo de la Primera División de la Liga Española de la provincia de Castellón):

Autor: Jesús Iglesias Vicen. Fuente: https://twitter.com/spainsevere

12. Pek

Pek
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    24 Nov 2005
    Local:
    Menorca
    Seguimos con tormentas fuertes que se generan continuamente por aquí. Convección profunda en Menorca con overshootings generando ondas gravitatorias en la tropopausa.

Ésta nos ha pasado a las 11:00

Ésta se acercaba a las 12:15

Y ahora nos afecta de lleno. Así estamos (unos 15 mm caídos hasta el momento):

Rayos:

Avisos de AEMET:

#537 Pek, 30 Set 2016 às 12:16
    Última edição: 30 Set 2016 às 12:40
  13. Pek

Pek
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    24 Nov 2005
    Local:
    Menorca
    Hace un rato oigo truenos desde casa, miro el radar y me encuentro esto:

Salgo a mi finca y me encuentro este "bicho" :rolleyes:. He hecho muchas fotos, éstas son una pequeña selección de ellas (algunas son de teléfono móvil):

Edit: Las he subido con un poco más de calidad al servidor web. Anteriormente, al subirlas, el servidor las bajaba de calidad en exceso y generaba un pixelado exagerado que no aparecía en la imagen original. A pesar de la modificación siguen saliendo con algo de pixelado, pero ya es algo más aceptable :)

#538 Pek, 1 Out 2016 às 14:22
    Última edição: 1 Out 2016 às 17:34
    AnDré, guimeixen, Dan e 5 outras pessoas gostaram disto.
  14. Tiagolco

Tiagolco
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    15 Jul 2015
    Local:
    Carnaxide, Oeiras
    :w00t::uau:

Pek e lserpa gostaram disto.
  15. lserpa

lserpa
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    29 Dez 2013
    Local:
    Horta, Matriz, (120 metros)
    Sem duvida um registo brutal!! @Pek não sei até que ponto o updraft não gerará uma funnel cloud!! Wow até mete inveja

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Pek gostou disto.
Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Partilhar esta Página