Bom dia,
Hoje fui ao país do @Pek e do @xtremebierzo. Claro que estou a falar do país vizinho, não é?
Foi num dia para explorar a zona de Doñana, um parque nacional "perto" da Raia, "praticamente ao lado" de Huelva.
No caminho para lá, nota-se de há uns anos para cá uma enorme falta de manutenção das estradas. Por exemplo, a autoestrada que liga a fronteira a Huelva está com o alcatrão a desfazer-se e a criar crateras e rachas de grandes dimensões.
Depois de um belo almoço com vista para o estuário do Rio Odiel, seguimos em direção a Matalascañas. Pelo caminho deparámo-nos com o maior incêndio em Espanha de 2017, que ocorreu na mesma altura do Incêndio de Pedrógão Grande e que destruiu metade do Parque Nacional.
Pelo caminho estava uma praia que já foi considerada uma das melhores da Andaluzia. O caminho para lá ficou destruído com o incêndio. No entanto, puseram uma placa de julho de 2017 a indicar que iriam reconstruir o passadiço em 4 meses, mas as obras ainda nem sequer começaram, quase 2 anos depois.
A seguir, fomos passear às Lagoas de Acebuche, que estavam cheias de água e de aves, apesar da seca. Foi um passeio muito engraçado e bastante calmo. Contudo, a chuva fraca e o vento obrigou-nos a voltar para trás, pouco depois.
E aqui estão algumas imagens do passeio (só para dizer que não são imagens minhas):
![]()
Estuário do Rio Odiel
![]()
Cuesta Maneli, antes dos incêndios
![]()
Lagoas de Acebuche
Por falar do tempo, esteve muito húmido e por volta de 17°C com vento praticamente o dia todo.
Obrigado pela crônica. Doñana é uma maravilha, por alguma razão é considerada a reserva natural, biológica e ecológica mais importante da Europa. Uma nota ilustrativa, apenas no Parque Nacional (54.000 ha) encontram-se, dependendo da época do ano, quase 400 espécies de aves. Infelizmente, o uso excessivo dos aquíferos para o cultivo de morangos e outros "frutos vermelhos" ameaça o Parque, e a gestão não está a ser adequada.
Uma nota final, a superfície afectada pelo fogo não pertence ao Parque Nacional, mas ao Parque Natural que o rodeia:


Que fotos magníficas, Pek!Esse mar...
![]()
Obrigado! Como parte do meu trabalho uma vez por semana eu faço esta mesma rota em um itinerário de contagem de borboletas. Mais algumas de anteontem com o mar ainda mais calmo e a água mais transparente e turquesa que na semana passada. Situação meteorológica diurna típica do final da primavera. Incrível (hoje mudou):





Meus cães. Ao fundo o hotel de Son Bou, uma das principais distorções da paisagem da ilha. Felizmente, quase o 75% do litoral é virgem e tem alguma figura de proteção


Cavalos de raça menorquina, Atrás o caniçal da área úmida de Son Bou
