Seguimento Europa - 2019

Somosierra (Madrid). Auto-estrada A-1

D3ZKZ8XUwAEEh4f.jpg

P.S.:

Última edição:
Boa noite,
Lá por casa acumulou hoje 4,3 mm, elevando o total do evento para os 20,3 mm.

Aqui por Granada, Espanha, chove, chove, chove, chove, chove, chove... :sono: Desde as 20:00 espanholas (19:00 em Portugal) que não pára de chover. O acumulado deve rondar os 50 mm, de certeza absoluta. Tinha que calhar em época de férias. :angry:

E, pelo que eu estou a ver nos modelos, esta chuva é para durar, pelo menos até à madrugada de segunda. :( A orografia é tramada! :lol:

Aqui por Granada, Espanha, chove, chove, chove, chove, chove, chove... :sono: Desde as 20:00 espanholas (19:00 em Portugal) que não pára de chover. O acumulado deve rondar os 50 mm, de certeza absoluta. Tinha que calhar em época de férias. :angry:

E, pelo que eu estou a ver nos modelos, esta chuva é para durar, pelo menos até à madrugada de segunda. :( A orografia é tramada! :lol:

E não é que continua a chover! :uau: Chuva forte e persistente desde as 20:00 de ontem. Às vezes parece que para, mas depois volta a fortificar-se.
De acordo com um nosso amigo, isto nunca é assim. Aliás, raramente chove por aqui. O acumulado anual nem deve chegar aos 250 mm. :(

Menorca hoje. Várias trombas de água:

Sierra Nevada (Granada)

Urbión (Soria)

Mais de Menorca

Maiorca

Festival de trombas de água esta manhã

P.S.:
E não é que continua a chover! :uau: Chuva forte e persistente desde as 20:00 de ontem. Às vezes parece que para, mas depois volta a fortificar-se.
De acordo com um nosso amigo, isto nunca é assim. Aliás, raramente chove por aqui. O acumulado anual nem deve chegar aos 250 mm. :(

Granada-Aeroporto. AEMET (567 m):................................... 365 mm (1981-2010). 76 dias de precipitação apreciável.
Granada-Albaicín. Universidade de Granada (730 m):....... 445 mm (1988-2018).

Última edição:
Tripla tromba de água em Sant Pol de Mar (Barcelona)

Ciclo de vida de uma trovoada unicelular em Barcelona

Sierra Nevada (Granada)

E algumas imagens do meu amigo Álvaro García da área da minha aldeia em Madrid com a neve e a floração e foliação das zelhas (Acer monspessulanum):

Nos últimos dias tem estado um tempo fantástico aqui por Alicante, e visto que amanhã acabam-se as férias, decidi ir à zona de abrangência do @Pek, a Benidorm. E não é com surpresa que descobri isto:
in-tempo-la-torre-mas-alta-de-benidorm-se-vende-por-un-precio-base-de-93-millones.jpg

Créditos de lacritica.eu
Calma, isto não é no Dubai. Este edifício é o Intempo, o maior prédio residencial de Espanha e um dos 6 prédios nesse país a superar os 200 metros, sendo que quatro são em Madrid (todos edifícios de escritórios) e dois em Benidorm. Com que então arranha-céus num cidade de praia, aqui "tão perto" de casa... :hmm:

Esteve um tempo excelente. 19/20ºC de máxima, com sol e vento de sudeste fraco.

Entretanto segui para o Interior e fui até el Castell de Guadalest, uma aldeia típica na Cordilheira Ibérica, a 30 km de Benidorm. O caminho até lá é difícil, por estradas estreitas e cheias de curvas, mas valeu a pena. É uma aldeia parecida com Marvão, construída numa penha calcária e rodeada de rios e montanhas. Tem um castelo em ruínas e um centro histórico bem arranjando. Lá em cima, estava um pouco mais frio. 16,5ºC e vento moderado de sudeste.

el-castell-de-guadalest.jpg

Créditos do blogue Los Pueblos más bonitos de España

Na volta para a costa, ainda passámos por umas fragas, les Fonts de l'Algar. Neste caso, não gostei. Um grupo de privados apoderou-se das fontes naturais para criar uma espécie de "praia fluvial" paga, com uma cancela que fecha a horas diferentes, dependendo da época do ano. :sad:
Les-Fonts-de-lAlgar-11.jpg

Créditos de Desert Morocco Adventure

A seguir, segui caminho para la Vila Joiosa. É uma vila muito pacata, parecida com certas vilas italianas, cheia de cor nas paredes e de esplanadas em cima da praia. Já não preciso de ir a Veneza. :lol:

la-vila-joiosa-servicio-grua.jpg

Créditos de Pavapark

Infelizmente, esta zona tem imensos turistas. Qualquer sítio que se vá é pago e o acesso às praias é controlado. Já tenho saudades das praias selvagens portuguesas. Viva Portugal! :1143::lmao:

Entretanto, ao cair da noite, começaram a aproximar-se frentes de humidade a partir de Oeste. O vento rodou para noroeste e começaram a formar-se nevoeiros. Estavam à pouco 16,5ºC. :cold:

Sevilha

Archidona (Málaga)

P.S.: Grande relato @"Charneca" Mundial. Apenas uma nota: Guadalest está localizado dentro das Cordilheiras Béticas, a Cordilheira Ibérica é mais para o norte:

- Cordilheiras Béticas
66101665ef428263ae35796d095b1603o.jpg

-Cordilheira Ibérica
d7ace49a933f074d4bb8d3819748c943o.png

Aliás, chuvas torrenciais são esperadas nesta área de Guadalest e arredores nos próximos dias.

Última edição:
Torrevieja (Alicante). Quase 200 mm em 24 horas

Sancti Petri (Cádiz)

Los Filabres (Almería)

Olba (Teruel)

Cidade de Alicante