A Sibéria Ibérica Estação manual da AEMET 9375C: -26,5 ºC (12-01-2021). Torremocha de Jiloca (994 m, Teruel) Aproximação termográfica 12-01-2021. Áreas em branco com temperaturas iguais ou inferiores a -25 ºC. Desde o azul escuro <-15 ºC ou -16 ºC. Azul claro <-20 ºC ou -21 ºC. Modificação 1 para mostrar detalhes extremos. Áreas em branco com temperaturas iguais ou inferiores a -30 ºC. Modificação 2 para mostrar detalhes extremos. Áreas em branco com temperaturas iguais ou inferiores a -35 ºC. P.S.1: Uma aproximação termográfica mais geral. Áreas em branco com temperaturas iguais ou inferiores a -20 ºC: P.S.2: Torremocha de Jiloca anteontem
Muito giro, Pek! Podes explicar que "Layers"/método é que seleccionas/fazes para obter as termografias, por favor? Obrigado.
Claro que sim . O esquema básico é: https://worldview.earthdata.nasa.gov/Brightness Temperature (Band I5, Night) do satélite NOAA-20/VIIRS Criação da termografia "jogando" com opacidade, paleta de cores, temperaturas (K), relevo, nebulosidade... Exemplo:
Caiu grande nevão em Paris. A Turquia e a Grécia também tiveram direito ao mesmo. -27 na capital bielorrussa, Minsk. O ar frio da Sibéria está instalar-se na Europa de leste e está a caminho da Finlândia.
Por aqui nevou praticamente toda a tarde. Acumulacao de cerca de 2 cm. Se os flocos fossem maiores, teria provavelmente acumulado mais.
Depois do que aconteceu em Madrid com a Filomena, tudo me parece muito pouco. Estou mal-acostumado estes dias. Poser Madrid ainda assim 8 dias depois. Fotos de amigos e familiares do exótico Jardim das Palmeiras e panorâmica desde uma colina próxima com a poluição atmosférica claramente visível: Outras fontes:
E toda essa água poderia ir parar ao rio Tejo, com o derretimento rápido que se augura para a próxima semana, porventura irá parar a Múrcia... Ao menos que seja boa para os mananciais subterrâneos que tão depauperados andam.
Na casa da minha filha mais nova em Bruxelas (1150). Tenho um pouco de vergonha depois de toda esta orgia espanhola de neve.
A partir da próxima quarta-feira, chega a chuva e derretimento da neve nas áreas baixas. Efectivamente, os aquíferos de Madrid e La Mancha e o rio Tejo vão agradecer. Imagens do meu amigo Borja do bairro de Hortaleza hoje. Abrigo de neve supostamente ocupado por um sem-tecto. Dias especialmente difíceis na cidade.
A Finlândia já está mais que dentro do ar frio... aliás, agora a massa já a ir para sul. Mínimas de -30ºC/-25ºC nos últimos dias, incluindo na capital.