Seguimento Europa - 2023

Fuentes de Magaña (província de Sória) hoje

A França continua a assar. Há já 7 dias consecutivos que a temperatura máxima ultrapassa os 37°C em estação oficial neste mês de setembro.

20230910_214207.jpg

Nao é só na Inglaterra. A Bélgica também registou a sua primeira onda de calor de sempre em Setembro. E eu farto dela já!

Hoje foi o último dia para o UK, amanhã será para França, Benelux e Escandinávia. Os próximos dias segue tudo para o leste europeu. Frente fria a empurrar tudo...

1694383175464.png

Há tweets destes lol:

Foi um Verão caótico para o UK

1694383439750.webp

Boa Tarde a todos,

Peço desculpa desde já se este não é o sitio correcto.
Será possível, se me puderem ajudar, nesta altura obter uma previsão/tendência do clima razoavelmente fiável, temperatura e precipitação, para a primeira quinzena de Outubro (e se possível 2ª quinzena) para o leste da Austria e oeste da Eslováquia. Consultei algumas cartas do ECWF, mas confesso que não sou entendido na matéria. Pareceu-me tendência de baixa probabilidade de chuva ou dentro do normal, mas em relação às temperaturas não me pareceu tão claro ou é simplesmente falta de conhecimento ou a volatibilidade das previsões. Obrigado.

Boa Tarde a todos,

Peço desculpa desde já se este não é o sitio correcto.
Será possível, se me puderem ajudar, nesta altura obter uma previsão/tendência do clima razoavelmente fiável, temperatura e precipitação, para a primeira quinzena de Outubro (e se possível 2ª quinzena) para o leste da Austria e oeste da Eslováquia. Consultei algumas cartas do ECWF, mas confesso que não sou entendido na matéria. Pareceu-me tendência de baixa probabilidade de chuva ou dentro do normal, mas em relação às temperaturas não me pareceu tão claro ou é simplesmente falta de conhecimento ou a volatibilidade das previsões. Obrigado.

A essa distância temporal, o melhor que há é o seguinte...

T -> https://charts.ecmwf.int/products/e...rts_south_east_europe&valid_time=202309180000

P -> https://charts.ecmwf.int/products/e...rts_south_east_europe&valid_time=202309180000

Não sei se em subsequentes acessos irá haver atualização automática do 'Base Time' (previsão em vigor). Não ocorrendo, não te esqueças de mudá-la.

A previsão semanal é agora feita diariamente. Não fiques surpreendido se daqui a poucos dias a previsão for completamente diferente. A >21 dias, está-se parcialmente no reino da fantasia.