Seguimento Europa - 2023

Trombas de água captadas hoje na província de Salerno, em Itália:

Bom dia.
Venho pedir uma pequena ajuda aí fórum.
Neste momento estou na Suiça, e vejo as previsões no metiosuisse. Mas gostava de ver as previsões um bocado mais detalhadas com cotas de neve. será que me poderiam ajudar? Obrigado.
Meteo Suisse é o ideal, bastante completo!

Enviado do meu T770H através do Tapatalk

Que grande nevão pelos Balcãs e Cárpatos. 964 hPa ao largo de Odessa deve ser raro ou perto de recorde.
Queda de 23 hPa em 24 horas, ciclógenese explosiva quase perfeita.

1700744047569.webp

PxsEoKz.gif

Duruelo de la Sierra (província de Sória) hoje. No terço norte da Península Ibérica, o inverno parece ter-se instalado definitivamente, embora as rosas congeladas continuem a evidenciar o calor e a anomalia deste outono.

Neve limitada às zonas de montanha. Exemplo de Los Llanos del Hospital (município de Benasque, província de Huesca)

F_mhkZJWAAAx_MH

Nos próximos dias, continuará a ser a mesma coisa. Noutras partes da Europa fora do ambiente russo e escandinavo, pelo contrário, prevê-se uma queda de neve muito significativa que irá mudar completamente uma paisagem atualmente sem neve.

ECMWF_210_EU_ASN_es-ES_es.png

Última edição:
No sul da Ucrânia, hoje: :shocking:

De 9 a 13 de Dezembro irei estar pela Alsacia (Estrasburgo/colmar).

Haverá possibilidade de neve?

Como estão as previsões? (apesar de ainda ser um bocado de futurologia)

As previsões para quinze dias e as tendências não sugerem atualmente a possibilidade de neve. As temperaturas atingiriam valores normais ou ligeiramente abaixo dos normais até ao final da semana, ou mesmo mais elevados a partir do dia 12. No entanto, trata-se de uma previsão a muitos dias de distância e que terá de ser actualizada ao longo do tempo devido à elevada incerteza envolvida.

As pinheiras (Lactarius deliciosus) tardias ainda resistem ao congelamento em Duruelo de la Sierra (província de Sória). Um cogumelo muito duro e resistente.

Sóchi (Krai de Krasnodar, Rússia) hoje

Sochi, na costa ENE do Mar Negro, recebeu o impacto da ondulação e vento gerados pela profunda ciclogénese iniciada há três dias sobre a Itália, passando pela Grécia e o centro no momento mais intenso muito perto a oeste da Crimeia (pressão < 970hPa).

Mar Negro no canto superior direito das cartas, área de Sochi assinalada na carta de ontem às 12:00, pouco antes do impacto costeiro da frente fria: