Seguimento - Fevereiro 2008

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,925
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Bom dia! :)

Temperatura mínima: +8,9ºC.

Temperatura actual: +10,1ºC.

Pressão actual: 1024mb.
 


Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
No Funchal choveu torrencialmente durante cerca de 30 minutos. Após esta chuvada começaram-se a ver os raios a passar a cerca de 10 a 20 km a sul do Funchal com uma frequência de 1 em cada 30 segundos mais ou menos. No entanto nunca estiveram por cima de terra. Neste momento o céu está limpo :(

Situação bem diferente por aqui no Norte da ilha, um total de 6,4mm no meu posto de obsertvação, o que pelas imagens de satélite deixanda antever algo mais, mas parece que noutros pontos da Madeira foi diferente, como foi o caso do Funchal que registou 13mm.
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
boas

bem as trovoadas foram ao lado mas no lado norte que é o teu correcto, deu para ver alguma coisa?

rog em relação ao gráfico e ao pedido da fonte eu não a vou revelar, pois foram muitas horas de pesquisa aqui na net, pois como sabes todos ou uma grande parte das paginas que nos fornecia as descargas eléctricas foram para o galheiro.

estou a brincar mas ficam sabendo que me estão todos a dever uma :D

aqui fica o link para a detecção de raios range 6000km localização França


ainda estou a ponderar ter um destes só para mim e claro com divulgação em tempo real para todos.

abraços


Obrigado:)
Aqui no Norte da Ilha não vi nada, nem de longe nem perto... nem que fosse só o relâmapago sem trovão, mas nem isso...
Realmente um dos sites mais utilizados para localização de trovoadas está temporariamente em baixo http://www.wetterzentrale.de/pics/Rsfloc.html
Tenho de me socorrer destes, porque o nosso IM não tem detector em nenhuma das ilhas, orçamento limitado parece ser as razões:disgust:
Mais rápido seria o Cristiano Ronaldo oferecer um detector ao Instituto, para instalar na Madeira:D
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,211
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Bom dia pessoal!
Ontem estive ausente o dia todo!:unsure: (problemas na faculdade com o lançamento de uma nota, mas já está tudo resolvido!;)).

Bem, isto esteve animado.
Já fui ver as imagens de satélite, e aparentemente a Madeira foi mesmo atingida por uma "boa nuvem":D Mas ao que parece, foi mesmo aparentemente.:disgust:

De qualquer maneira, não há forma de obtermos os valores de precipitação noutros pontos da ilha, pois não? Talvez na Calheta, ou noutro lugar da encosta oeste a chuva tenha sido mais intensa.:unsure:

Bem, por aqui céu nublado por nuvens altas, que persiste desde o dia de ontem.
Vento hoje sopra com mais intensidade que ontem, mas igualmente vindo de leste.

Quanto a temperaturas, ontem:
Tmin: 7,3ºC (minima do mês)
Tmáx: 18,1ºC

Hoje a minima ficou-se nos 8,3ºC
Por agora 10,1ºC
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Bom dia!

Extremos de ontem

Tmin 9.6ºC
Tmax 19,3ºC

Hoje acordei com 11,8ºC mas a temperatura ainda estava a descer! A pressão está nos 1020 hPa e o sol espreita por entre nuvens altas.

Ontem cheguei a assustar-me quando a temperatura desceu em 5 min de 13ºC para 6,6ºC!! Mas rapidamente descobri que se tratava de uma interferência no canal 2 da estação que recebeu um sinal forte! Pede-se ao proprietário do termómetro que se encontra dentro de um frigorifico próximo o favor de o mover uns centímetros! :lmao: OBRIGADO! :p )
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
A minima ficou mesmo em 8,9ºC:)

Por agora a temperatura sobe, embora com ligeira dificuldade:D 12,8ºC

Vento regular... entre os 1 e os 4 km/h
Humidade a 67%
Pressão a oscilar entre os 1018 hPa e os 1019 hPa
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Desta vez Bragança não escapou da Primavera antecipada como em Janeiro:angry:, altura em que o país tinha temperaturas de de 20ºC, e devido aos nevoeiros aqui, a temperatura não pasava dos 5ºC.
Manhã horrivelmente amena para Bragança:mad:, se fosse em Lisboa até estava fresco, mas em Bragança pedia-se mais frio:D...Enfim é o Inverno que temos...
 

BARROS

Cumulus
Registo
29 Set 2007
Mensagens
119
Local
jardim peri -zona norte de são paulo
Gostaria de dar os parabéns pelo bonito país em que os senhores moram!!!:thumbsup:
Ontem, eu vi num programa de TV, a região do ALENTEJO, a cidade de SETÚBAL, a ponte Vasco da Gama(que é o nome de um time de futebol daqui do Brasil)...enfim, tudo muito bonito, só que também muito árido. Por isso, prefiro ficar aqui no violento, desmatado mas chuvoso:rain:BRASIL!

Aqui o verão parece estar dando as caras finalmente. Os dias têm variado entre 20 e 30 graus, e chovido bem em todos eles. Por aqui já temos cerca de 65mm caídos.
ONTEM: SÃO PAULO
MÍNIMA: 20,2°
MÁXIMA: 31,4°
PRECIPITAÇÃO: 11,6mm

RIO DE JANEIRO
MÍNIMA:21,2°
MÁXIMA:36,6°
PRECIPITAÇÃO:0,8mm
 

iceworld

Nimbostratus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
1,052
Local
coimbra ( 85m )
O meu sensor já marca 17.3º de temperatura.
Céu limpo e vento moderado ;)

Barros, essa é apenas uma pequena parte de Portugal;) o que para aquilo que deves estar habituado equivale a uma quinta grande :lmao: :D
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,211
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Bem, segundo o site das estradas de Portugal, às 12:10 estava -1ºC na Torre! A neve lá se vai conservando!:D
Um pouco mais a baixo nos Piornos estava 1ºC e nas Penhas Douradas 7ºC:shocking:

Uma amplitude de 8ºC em 500-600m de altitude.


Por aqui a temperatura segue amena com 14,9ºC
O vento sopra fraco a moderado de leste, e a nebulosidade é diminuta. Apenas uma pelicula pouco espessa de nuvens altas. O sol brilha!
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
... não te entendi. O que quis dizer???

Simples, aqui houve um problema das palavras diferentes entre os dois países :lmao:

"Quinta" significa um terreno grande aqui em Portugal... será aproximado a o que vocês chamam "fazenda". Desta forma ele disse que uma parte de Portugal para vocês aí será uma porção do território tão pequena que será pouco mais que uma fazenda para vocês :D
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Por aqui estão neste momento 14,4ºC :)(já não é desta que bato a máxima mais baixa do mês:p)

Vento a aumentar de intensidade: 7,2 km/h e Wind Chill a 13,4ºC
Humidade a 64%