Seguimento - Fevereiro 2008

Tenho reparado que, frequentemente na Primavera e no Outono, pouco antes do pôr do sol, a Serra de Sintra é tapada po nuvens, que originam nevoeiro...
Mas é curioso que esse fenómeno acontece em maior numero de vezes no inicio da Primavera e no Outono e fica limitado á Serra... sei que esta atrai neblusidade, mas pergunto, porque que este fenómeno acontece em maior numero na Primavera e Outono e ao pôr do sol? Deve ser ignorancia minha, mas alguem sabe porque?:confused:

Aqui fica a foto de agora:

pic0190bq5.jpg

É interessante ficar á janela a ver as nuvens a formarem-se e ao fim de algum tempo, a taparem completamente a Serra...:w00t:

vou tentar dar a resposta do facto da serra de sintra estar (coberta de nuvens ou de nevoeiro).a estação mais frequente por sinal é o verão,e a razão tem haver com o predominio do vento de N NW que vindos do oceano atlantico carregados de humidade ao subir o flanco norte da serra se irão condensar até encontrar uma camada de ar estavel e seco, esse capacete ou o famoso BARRÂO varia em altitude conforme essa inversão de temperatura "suba ou desça". vamos imaginar o seguinte a agua do mar á superficie tem 17 graus e ao encontrar a serra começa a aparecer nuvens aos 200 m de altitude e elas deixam-se de formar aos 600m pois a essa altitude poderá ter encontrado 19 graus. esta poderá ser uma das explicações a outra poderá ser aos 600m a humidade relativa ser muito reduzida podendo a temperatura até ser inferior isto tem que ocorrer em determinadas condições de pressão atmosférica (depende da entrada de ar frio em altitude o barrão sobe muito,se em altitude ficar mais quente desaparece) isto tudo tem que estar sintonia com a deslocação da depressão de origem termica no interior da peninsula mais a norte ou sul.
o aparecer das nuvens a tarde ou de manhã tem haver com o arrefecimento,pois que durante o dia o aquecimento irá fazer o inverso, isto depende de varios factores(só dei exemplo de 2 deles)

tentei resumir um fenómeno que acontece muito na serra de sintra,as vezes na serra de monchique e noutro local do verão que é a serra da boa viagem ,que de menor altitude.

Boa Noite:

T min.........................................11.2º
T máx........................................18.0º

H min.........................................51%
H máx........................................81%

Pressão actual............................1022 hPa

Máximo Hoje: 21.6°C (15:19)
Mínimo Hoje: 7.7°C (07:06)

A máxima é igual à de ontem e é para já máxima do ano: 21,6ºC

Agora o céu está praticamente limpo e bem estrelado. Vento entre o calmo e 3 km/h de NO.

A minha já trazia FARS de origem. Podes ver aqui

Fogo... Que sonho!:D
Mas jamais a dona Lurdes permitiria ter algo assim na sua janela. "Olha que ter pote desses no estendal...":sad:

Enfim... Com 21anos e a meio do curso, ainda me é dificil sonhar com algo assim. Mas já não falta tudo!;)

Obrigado Hotspot:)

13,5ºC por aqui:)

vou tentar dar a resposta do facto da serra de sintra estar (coberta de nuvens ou de nevoeiro).a estação mais frequente por sinal é o verão,e a razão tem haver com o predominio do vento de N NW que vindos do oceano atlantico carregados de humidade ao subir o flanco norte da serra se irão condensar até encontrar uma camada de ar estavel e seco, esse capacete ou o famoso BARRÂO varia em altitude conforme essa inversão de temperatura "suba ou desça". vamos imaginar o seguinte a agua do mar á superficie tem 17 graus e ao encontrar a serra começa a aparecer nuvens aos 200 m de altitude e elas deixam-se de formar aos 600m pois a essa altitude poderá ter encontrado 19 graus. esta poderá ser uma das explicações a outra poderá ser aos 600m a humidade relativa ser muito reduzida podendo a temperatura até ser inferior isto tem que ocorrer em determinadas condições de pressão atmosférica (depende da entrada de ar frio em altitude o barrão sobe muito,se em altitude ficar mais quente desaparece) isto tudo tem que estar sintonia com a deslocação da depressão de origem termica no interior da peninsula mais a norte ou sul.
o aparecer das nuvens a tarde ou de manhã tem haver com o arrefecimento,pois que durante o dia o aquecimento irá fazer o inverso, isto depende de varios factores(só dei exemplo de 2 deles)

tentei resumir um fenómeno que acontece muito na serra de sintra,as vezes na serra de monchique e noutro local do verão que é a serra da boa viagem ,que de menor altitude.

Obrigado pela explicação...:D já percebo melhor...:thumbsup:

No momento tenho 11,9ºC, mas já tive 11,8ºC.
O vento continua constante, a 7 km/h, vindo de NNO, orientando-me pela direcção das nuvens...
A humidade está nos 93%
Pressão a 1023 hPa

E por falar em nevoeiro, esta noite parece que o vamos ter... o vento de NNO, traz essas nuvens, que cada vez estão mais próximas:w00t:

HOJE:
MÍNIMA: 9,1ºC
MÁXIMA: 18,3ºC

boas

e em relação a estas duas serras ?? eu aqui da minha casa vejo bem duas serras a de Sintra e da Arrábida e sem duvida que a de sintra cria muito mais vezes.

mas qual o motivo ? será porque uma está com a vertente sul a tocar no mar e a outra a norte, será porque o vento predominante é de N NO e não de S SE será a localização geográfica o formato a altitude ??

abraços

Tenho reparado que, frequentemente na Primavera e no Outono, pouco antes do pôr do sol, a Serra de Sintra é tapada po nuvens, que originam nevoeiro...
Mas é curioso que esse fenómeno acontece em maior numero de vezes no inicio da Primavera e no Outono e fica limitado á Serra... sei que esta atrai neblusidade, mas pergunto, porque que este fenómeno acontece em maior numero na Primavera e Outono e ao pôr do sol? Deve ser ignorancia minha, mas alguem sabe porque?:confused:

É interessante ficar á janela a ver as nuvens a formarem-se e ao fim de algum tempo, a taparem completamente a Serra...:w00t:

Aqui pelo Norte também é muito frequente quanto está vento de Oeste e Noroeste e não esteja calor formarem-se nuvens orográficas nas serras ou montes junto ao mar.

O processo está simplesmente relacionado com a descida de temperatura à medida que o ar sobe até ao momento em que a temperatura desce até ao ponto de orvalho. Atingido esse ponto, a humidade contidade no ar condensa-se formando as nuvens. Percorrida o topo da Serra quando o ar começa a descer, começa a temperatura a subir (chamam-se a estes processos de arrefecimento/aquecimento adiabáticos), elevando o ponto de orvalho.

boas

e em relação a estas duas serras ?? eu aqui da minha casa vejo bem duas serras a de Sintra e da Arrábida e sem duvida que a de sintra cria muito mais vezes.

mas qual o motivo ? será porque uma está com a vertente sul a tocar no mar e a outra a norte, será porque o vento predominante é de N NO e não de S SE será a localização geográfica o formato a altitude ??

abraços

Eu acho que tem mesmo a ver com a humidade. A zona da costa a norte de sintra (do Magoito à praia grande) é muito mais humida que a zona norte da serra da Arrábia (Caparica, fonte da telha...). logo menos humidade = menos formação de nevoeiro na serra!:thumbsup:
digo eu...:D

Bem, por aqui 12,4ºC:)

boas

abraços

Sem estar 100% seguro, penso que estará relacionado com o facto que com ventos de NW (seta a branco da imagem) a Serra de Sintra estar mais exposta, com o ar carregado ao máximo de humidade pois vem directamente do mar. O mesmo ar quando chega à Serra da Arrábida que entretanto já perdeu alguma da humidade, tendo aumentado o seu ponto de saturação.

screenhunter05feb262306do8.jpg

Como residente assíduo da costa norte de Sintra junto à costa desde 1972 verifico que tal acontece, com mais frequência, na encosta norte que, sendo muito mais arborizada com árvores perenes e caducifólias, uma grande rede hidrográfica de fontes, regatos e ribeiros, um rio, torna-se bastante húmida durante qualquer estação (quer seja de Verão, com muito calor, ou Outono/Inverno com frio e chuva) com o vento N ou NW. A encosta sul é mais descarnada e as árvores são, na maioria, pinheiros e eucaliptos; a ponta oeste, só na Peninha se encontram cedros e afins, também gerando nevoeiro denso.

Depois há o tempo das 4 estações num só dia, como na Madeira (Rog e Hawk sabem do que estou a falar): sol forte pela manhã, ao meio dia fica tudo forrado de denso nevoeiro, à tarde desata a chover cacimba ou mais forte na serra e `noite dentro a temperatura baixa muito.

:lmao: