Seguimento - Fevereiro 2008

Mínimo Hoje: 7.7°C (07:06)

Quanto ao filme do Radiation Shield (RS).

Qualquer estação oficial usa o RS. Um sensor que esteja colocado dentro de um equipamento destes consegue valores muito fiaveis, seja o sensor do LIDL, Davis ou Vaisala.

Qualquer outro sensor mesmo à sombra o dia todo, obtem valores que são...pura ficção. Ninguém consegue evitar, mesmo nestas condições a radiação difusa. Claro que com o aproximar do verão ainda se complica mais a situação.

E digo isto baseado na experiência que tive com o sensor da Oregon. Por mais que muda-se o sensor de sitio nunca consegui valores correctos. Aquiri na altura um RS da Davis para colocar o sensor da Oregon, coloquei-o ao sol na varanda e problema resolvido. É o equipamento que agora tem o Minho e podem ver fotos no site dele www.meteomelgaco.com

Mandam as regras internacionais que os sensores estejam colocados dentro de um RS ao sol e num local arejado.

Se fizerem um FARS (Fan-Aspired Radiation Shield) melhor ainda. O Daniel fez um e penso eu que esteja muito satisfeito com ele.

O filme de o RS afectar as minimas por o sensor estar muito protegido também é falso.

Se não se querem dar ao trabalho, façam como outros users do forum que teem o cuidado de avisar que a máxima é X mas o sensor não está colocado nas melhores condições.

Farto-me de "melgar" users do forum por causa disto porque o meu objectivo como o de todos penso eu, é obtermos a máxima fiabilidade nos nossos dados.

Já muitos users do forum fizeram RS e penso eu que eles assim como eu estamos disponiveis para ajudar a quem precisar na engraçada bricolage que é fazer este equipamento. :thumbsup:

Bom Dia!

Hoje sem cábula e recorrendo à memória porque não sei do meu caderninho de registos (deve ter ficado em casa na mesa do pequeno almoço...).

Extremos de ontem:

Tmin 12,8ºC
Tmax 20,8ºC

Hoje tive uma mínima matinal bem mais baixa em relação aos últimos dias (10,4ºC). Mas quando saí de casa a temperatura já estava próxima dos 13ºC e a subir em flecha! Pressão em 1026 hPa.

Mínimo Hoje: 7.7°C (07:06)

Quanto ao filme do Radiation Shield (RS).

Qualquer estação oficial usa o RS. Um sensor que esteja colocado dentro de um equipamento destes consegue valores muito fiaveis, seja o sensor do LIDL, Davis ou Vaisala.

Qualquer outro sensor mesmo à sombra o dia todo, obtem valores que são...pura ficção. Ninguém consegue evitar, mesmo nestas condições a radiação difusa. Claro que com o aproximar do verão ainda se complica mais a situação.

E digo isto baseado na experiência que tive com o sensor da Oregon. Por mais que muda-se o sensor de sitio nunca consegui valores correctos. Aquiri na altura um RS da Davis para colocar o sensor da Oregon, coloquei-o ao sol na varanda e problema resolvido. É o equipamento que agora tem o Minho e podem ver fotos no site dele www.meteomelgaco.com

Mandam as regras internacionais que os sensores estejam colocados dentro de um RS ao sol e num local arejado.

Se fizerem um FARS (Fan-Aspired Radiation Shield) melhor ainda. O Daniel fez um e penso eu que esteja muito satisfeito com ele.

O filme de o RS afectar as minimas por o sensor estar muito protegido também é falso.

Se não se querem dar ao trabalho, façam como outros users do forum que teem o cuidado de avisar que a máxima é X mas o sensor não está colocado nas melhores condições.

Farto-me de "melgar" users do forum por causa disto porque o meu objectivo como o de todos penso eu, é obtermos a máxima fiabilidade nos nossos dados.

Já muitos users do forum fizeram RS e penso eu que eles assim como eu estamos disponiveis para ajudar a quem precisar na engraçada bricolage que é fazer este equipamento. :thumbsup:

Acho que tens toda a razão!:thumbsup:
Por mais "sombrinhas" que possa pôr no sensor haverão sempre erros (por mais pequenos que sejam), na temperatura máxima. Vou ter o cuidado de mencionar isso sempre que a referir aqui no forum.:thumbsup:

Agora vivo naquele dilema de "Será que vale a pena construir um RS? Mesmo morando num prédio a uns quantos metros de altura? E ponho-o onde? Também fixo ao estendal? Será um bom spot?":confused:
Se calhar o melhor mesmo era comprar uma estação meteorológica como deve ser, mas o facto de morar num prédio é à partida logo uma desmotivação. Só de pensar que tenho de pôr tudo no telhado. Não sei se os vizinhos iam achar muita piada:disgust: Ainda por cima nesta maluquice não tenho muito apoio dos meus pais. Já com o pluviometro foi o que foi, então com todos os outros instrumentos, acho que seria mesmo uma batalha dificil.:disgust: Como dizia um membro deste forum há uns dias: "Os pais não percebem o que é ser um meteomaluco".:hehe:
Acho que vou ter de viver na insatisfação de não poder fazer nada por agora.:(

Acho que tens toda a razão!:thumbsup:
Por mais "sombrinhas" que possa pôr no sensor haverão sempre erros (por mais pequenos que sejam), na temperatura máxima. Vou ter o cuidado de mencionar isso sempre que a referir aqui no forum.:thumbsup:

Agora vivo naquele dilema de "Será que vale a pena construir um RS? Mesmo morando num prédio a uns quantos metros de altura? E ponho-o onde? Também fixo ao estendal? Será um bom spot?":confused:
Se calhar o melhor mesmo era comprar uma estação meteorológica como deve ser, mas o facto de morar num prédio é à partida logo uma desmotivação. Só de pensar que tenho de pôr tudo no telhado. Não sei se os vizinhos iam achar muita piada:disgust: Ainda por cima nesta maluquice não tenho muito apoio dos meus pais. Já com o pluviometro foi o que foi, então com todos os outros instrumentos, acho que seria mesmo uma batalha dificil.:disgust: Como dizia um membro deste forum há uns dias: "Os pais não percebem o que é ser um meteomaluco".:hehe:

Dilema em duplicado André! Por mais que possa concordar neste momento não consigo construir um radiation shield. Isto porque já sabe Deus o trabalhão que eu tive para conseguir uma localização :angry: Sem varanda, sem telhado disponível, sem possibilidade de furar as parede por fora do prédio... Tive que ser engenhoso.

Agora algo que consegui foi um efeito que não é o de um radiation shield, mas que a meu ver minimiza erros em ralação á temperatura máxima. O sensor ficou num espaço arejado, mas relativamente protegido, uma vez que se encontra preso a uma tubagem de PVC (penso...) devidamente isolado, mas de forma a que exista passagem de ar... Não tenho qualquer exposição solar! Desta forma os poucos registos (dois meses) mostram uma relativa aproximação ás temperaturas máximas recolhidas pelo IM (por vezes apenas umas décimas inferiores). A bela sem senão é que as mínimas são elevadas algo que me preocupava deveras. Depois verifiquei que tal problema não era da microlocalização, primeiro porque várias "microlocalizações" não alteravam o valor das temperaturas, depois por me aperceber que de facto a minha rua pela geografia do local se encontra demasiado "abrigada". Ora não posso lutar contra este facto :(

Os valores que apresento (e quanto muito posso pensar num texto para assinatura) são as que obtenho no meu sensor LIDL, na melhor localização possível no local onde habito, afectada de todos os eventuais erros daí decorrentes e mais ainda pela ausência de RS.
Mas neste momento não tenho outra solução :(

Se algum dia me disserem para não colocar os meus valores por acharem que não sãio minimamente credíveis, eu não os colocarei mantendo o registo para mim, continuando a participar sem problemas no fórum :unsure: MAs penso que isso não será necessário uma vez que não serei o único certamente nestas condições :)

Abraços!

Ainda por cima nesta maluquice não tenho muito apoio dos meus pais. Já com o pluviometro foi o que foi, então com todos os outros instrumentos, acho que seria mesmo uma batalha dificil.:disgust: Como dizia um membro deste forum há uns dias: "Os pais não percebem o que é ser um meteomaluco".:hehe:

Os pais... se não fossem eles já estaria com tudo colacado no telhado:hehe:
Mas dizem que por motivos de segurança...:mad:

Quanto a um radiation Shield ou a um FARS, estou cada vez mais incitado a construir um, mas como já foi referido... onde o por?:lol: Nem sequer varanda em condiçoes tenho...:disgust:

Os valores até agora não me têm desiludido (têm ficado próximos dos das estações próximas), pelo que penso que, por agora, não irei alterar muito a situação...:thumbsup: Talvez quando arranjar casa própria:D, mas aí já vão existir "microestações", com uma fiabilidade incrivel, e que se poderão por em qualquer lado...:lol:

Voltando a valores:

Tive uma minima muito jeitosa, abaixo dos 10ºC:D, na verdade, quase que chegava aos 8ºC:w00t:... foi de 9,1ºC

No momento registo 16,4ºC, sendo que a máxima até agora é de 16,6ºC
O vento tem estado constante, sempre acima dos 6 km/h, chegando por vezes aos 14 km/h
Humidade a 67%
Pressão, essa, sempre a subir... 1024 hPa:lol:

Se algum dia me disserem para não colocar os meus valores por acharem que não sãio minimamente credíveis, eu não os colocarei mantendo o registo para mim, continuando a participar sem problemas no fórum :unsure: MAs penso que isso não será necessário uma vez que não serei o único certamente nestas condições :)

Nada disso. Ninguém está proibido de colocar dados por favor...

Voltando ao principal...também sei o que são limitações para colocar sensores e quem nada pode fazer paciência.

Um RS não tem que ser um "monstro". A mim aconteceu-me o mesmo que outros membros do forum devem estar a pensar neste momento, aquilo com os pratos fica grande...nada disso. Os pratos utilizados não são os utilizados em refeições, são mais os de sobremesa que são mais pequenos.

Em Portugal é quase impossível uma localização que permita ter o sensor à sombra o ano inteiro.

Quem ainda não teve o sensor exposto de verão vai passar por uma situação complicada. Cada dia que passa as sombras encurtam e sensor apanha com mais radiação e apetece mandar cabeçadas na parede porque torna-se dificil encontrar uma solução para a localização do sensor.

Uns chuviscos que mal dão para molhar o chão e 12,5ºC.

Mínima de 2,9ºC.

Em Portugal é quase impossível uma localização que permita ter o sensor à sombra o ano inteiro.

CAro HotSpot a vida dá tanta volta que sei lá se no Verão já estarei noutro poiso onde já tenha condições para por um RS ou até quiçá ja tenha outra estação meteorológica... quem sabe! :p

Agora por mais pequeno que seja o RS neste momento não dá mesmo (qualquer dia até ponho umas fotos). É que nem espaço para tirar o sensor do sítio... Tenho que fazer uma ginástica que nem te passa pela cabeça ;)

Mas quanto à tua frase que citei... olha que talvez eu tenha o sensor nesse sítio! Mesmo quando o sol rodar :p Mas obviamente que as tuas palavras são as mais acertadas e idealmente espero que o futuro me traga melhores condições de registo meteorológico, uma vez que esta "panca" vai continuar para minha alegria e desespero daqueles que me rodeiam :lmao: . E aí não só RS, como equipamento em condições e um site bem catita como o teu (que já conhecia antes de conhecer o MeteoPT)! Tudo muda e já tive mais longe de até na vida profissional estar ligado a fenómenos meteorológicos!

PAra já sinto-me bem aqui com todos vocês! :)

Agora fora este "off topic" todo e antes que os moderadores do fórum me mandem com uma bigorna em cima ou me expulsem por tagarelice desadequada :p digo que o dia por aqui está de céu praticamente limpo e uma temperatura agradável embora sopre uma brisa bem fresquinha... :)

Boas:D

Aqui, não sei se foram as nuvens ou o vento constante, mas a máxima não subiu muito...:D ficou em 18,3ºC, ás 14:35...

Agora tenho 16,9ºC, o vento não tem abrandado, pelo que se mantem constante, ultrapassando frequentemente os 10 km/h.
A humidade está a descer... neste momento 69%, sendo que há pouco estava em +75%, e a Serra apresentava algum nevoeiro...
Pressão um pouco mais baixa, a 1022 hPa

Boas, raio do 2º semestre que ainda agora começou ontem e o horário quase não dá para respirar:sad::D, por aqui dia quentinho, as ninas já andam menos vestidas :D:D o que é bom:D.

Máxima: 20.6ºC e mínima de 11.9ºC:hehe:

Talvez quando arranjar casa própria:D, mas aí já vão existir "microestações", com uma fiabilidade incrivel, e que se poderão por em qualquer lado...:lol:

É exactamente isso Gil:D:D

Por agora vou ter de me aguentar com o que consigo.
A Tmin foi de 10,4ºC aqui. A máxima ficou-se nos 21,8ºC (lá está a radiação difusa a actuar). Ainda assim não vou desistir. Vou tentar minimar isto o mais que consiga. Talvez invente um outro tipo de RS.:D

Mas já agora, Hotspot, gostei da ideia dos pratos de sobremesa. É que isso se calhar já dava para pendurar no estendal. :D Também tens ventilador incorporado como o Daniel Vilão? :)

Por agora 16,5ºC. Vento de NO, e céu a limpar, depois de muitas nuvens durante a tarde.