Seguimento - Incêndios 2007

  • Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Menos incêndios hoje.

2003120738627793596_rs.jpg
 
Três fogos por circunscrever

Três fogos por circunscrever

Três incêndios estavam ainda por circunscrever ao início da manhã desta quarta-feira, isto depois de outros três terem sido circunscritos durante a madrugada. As chamas em Loivos do Monte (Baião), Campanhó (Mondim de Basto) e Cabo de Além (Vieira do Minho) estão ainda activas.
( 07:55 / 07 de Novembro 07 )



Três incêndios estavam por circunscrever cerca das 7:00 desta quarta-feira, isto depois de os bombeiros terem conseguido circunscrever outros três que lavraram no país durante a madrugada.

Segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil, um dos incêndios que continua activo lavra numa zona de mato em Loivos do Monte, concelho de Baião, desde a noite de terça-feira, fogo que está a ser combatido por 41 bombeiros e 11 veículos.

Em Campanhó, concelho de Mondim de Basto, lavra um outro incêndio, este numa zona florestal, fogo que também teve início no fim do dia de terça-feira, estando este a ser combatido por 39 bombeiros, apoiados por 15 veículos.

O outro fogo activo localiza-se numa zona de mato em Cabo de Além, concelho de Vieira do Minho, incêndio que lavra desde a tarde de terça-feira e que está a ser combatido por 21 bombeiros e sete veículos.

Entretanto, os bombeiros conseguiram circunscrever as chamas que lavravam em Cabril, no concelho de Castro Daire, incêndio que era aquele que estava a preocupar mais os bombeiros pelas 5:30 desta terça-feira.

Este fogo foi declarado durante a tarde de terça-feira e chegou a ser combatido por 148 bombeiros e 139 viaturas.

Outro dos fogos já circunscritos situava-se em Senradelas, no concelho de Marco de canaveses, chamas que estavam a ser combatidas por 18 bombeiros e sete viaturas.

Em Paradela, concelho de Terras do Bouro, lavrou também um incêndio que começou ao início da madrugada desta quarta-feira, este também já circunscrito, e que chegou a ser combatido por 11 bombeiros e três viaturas.

Durante a madrugada foi ainda extinto um fogo em Arcozelo, concelho de Gouveia, e que chegou a ter a intervenção de 15 bombeiros apoiados por quatro viaturas.
(c) TSF
 
Passei hoje de manhã perto do incendio de cabo do além (vieira do minho), é impressionante, aquilo arde porque nota-se que os meios são claramente insuficientes.
Nos ultimos dias, nos montes que circundam o vale do homem (onde vivo) tem ardido diariamente, com fogos a começar de madrugada, é incrivél...
 
Não me lembro de haver tantos incendios no Outono como neste ano, é uma consequência da falta de chuva das ultimas semanas.
Na minha opinião Portugal deveria ter meios suficientes para o combate aos incendios durante todo ano, e não só nos meses tradicionalmente mais problemáticos.
 
Sexta-feira, 9 de Novembro (18h30): Três fogos por circunscrever

Quatro incêndios, três dos quais por circunscrever, era o balanço dos fogos florestais apresentado esta sexta-feira cerca das 18:30 na página na Internet da Autoridade Nacional de Protecção Civil, escreve Lusa.
O fogo de maiores dimensões começou às 13:15 no lugar de Merlães, concelho de Vale de Cambra, distrito de Aveiro, e mobilizava 97 bombeiros e 28 viaturas no combate às chamas que consumiam pinhal e eucaliptal em três frentes activas. Duas equipas de elementos da GNR especialistas no combate a fogos (GIPS) e um grupo de reforço de Incêndios Florestais foram destacados para o local.
Outro incêndio por controlar registava-se em Suimo, concelho de Tomar, distrito de Santarém, desde as 16:42, para onde foram mobilizados 43 bombeiros apoiados por 11 veículos para combater as chamas numa área de mato.
O terceiro fogo por dominar começou em Canelas, concelho de Arouca, distrito de Aveiro, num eucaliptal, permanecendo com uma frente activa. Mais de 40 bombeiros e 11 veículos estavam destacados no local.
Já dominado a essa hora estava o incêndio que começou às 15:00 em Vitoreira, concelho de Castro Daire, distrito de Viseu, mas que mantinha para o rescaldo 39 bombeiros com 12 viaturas. Durante a tarde ocorreram outros incêndios, entretanto extintos: no concelho de Montalegre, distrito de Vila Real, e em Castro Daire, Viseu.
Este mês tem vindo a bater recordes de incêndios, situação anormal nesta altura do ano, totalizando nos primeiros oito dias 2.161 fogos, 32 vezes mais do quem todo o Novembro de 2006. Temperaturas altas para época, baixa humidade, falta de chuva e ventos fortes são factores que têm potenciado os incêndios, tendo já levado a ANPC a reforçar os meios de combate disponíveis para esta altura do ano e a solicitar aos agricultores para suspenderem as queimadas.

Portugal Diário
 
Melgaço: helicóptero despenha-se

Piloto morreu após o aparelho se ter despenhado. Estava a combater um incêndio e preparava-se para fazer a primeira descarga. INAC abre inquérito para apurar razões do acidente. Ministro da Administração Interna está em Melgaço a acompanhar a situação. Há quatro fogos activos no Parque Natural da Peneda Gerês

http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=877827&div_id=291
 
Melgaço: helicóptero despenha-se

Piloto morreu após o aparelho se ter despenhado. Estava a combater um incêndio e preparava-se para fazer a primeira descarga. INAC abre inquérito para apurar razões do acidente. Ministro da Administração Interna está em Melgaço a acompanhar a situação. Há quatro fogos activos no Parque Natural da Peneda Gerês

http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=877827&div_id=291

Era este o panorama aqui por Melgaço esta tarde....



11102007001be8.jpg