Seguimento - Incêndios 2009

manchester

Cumulus
Registo
25 Ago 2007
Mensagens
272
Local
Ermesinde
Este domingo andei pelo concelho de Baião e pude presenciar alguns dos muitos focos de incêndio...ambiente abafado, aterrador, fumo e chamas por todo o lado com os aviões, bombeiros no terreno e helicópteros sem mãos a medir para acodir a todos os lados :(

Deixo aqui 1 exemplo do que presenciei no preciso momento em que 1 avião da protecção civik se abastecia no Rio Douro...

 


DRC

Nimbostratus
Registo
15 Set 2008
Mensagens
1,743
Local
Póvoa de Santa Iria
O concelho raiano do Sabugal continua a ser fustigado pelos incêndios.
Durante o dia de ontem o fogo aproximou-se perigosamente das localidades
de Urgueira, Aldeia de Santo António, Terreiro das Bruxas, Moita Jardim e
Santo Estêvão. Na localidade de Aldeia de Santo António a escola chegou
a ser rodeada pelas chamas. Neste momento o fogo aproxima-se da aldeia
do Casteleiro estando a ser combatido por 79 bombeiros apoiados por 34
viaturas operacionais. Mais dois fogos no concelho do Sabugal na Quinta
da Ribeira da Nave (já circunscrito) e na povoação de Vale de Espinho.
As autoridades falam em fogo posto devido ás horas que se iniciou o fogo
na Quinta da Ribeira da Nave, cerca da uma da manhã de domingo.
 

DRC

Nimbostratus
Registo
15 Set 2008
Mensagens
1,743
Local
Póvoa de Santa Iria
Durante esta tarde o fogo no concelho do Sabugal
aproximou-se da aldeia histórica de Sortelha, tendo
de seguida alastrado ás freguesias vizinhas de Aldeia de Santo António, Quintas de São Bartolomeu e Sabugal.
Outro fogo, também no mesmo município mas nas freguesias de Vale de Espinho e Fóios continua ainda activo.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Sete incêndios activos

A esta hora continuam por circunscrever sete incêndios, três dos quais no distrito da Guarda e os restantes em Braga, Vila Real, Viseu, Coimbra e Porto.
O incêndio, com duas frentes activas, que mobiliza o maior número de meios situa-se em Santa Helena, concelho de Tarouca, distrito de Viseu. No local estão 189 bombeiros, apoiados por 47 viaturas e dois helicópteros de ataque inicial.
Neste último dia de Agosto, o distrito da Guarda está a ser assolado por três incêndios. Em Sobral da Serra, no concelho da Guarda, 136 bombeiros, apoiados por 35 veículos e um helicóptero bombardeiro pesado combatem desde as 13h13 minutas as chamas que lavram com uma frente activa.
Em Quinta do Anascer, Sabugal, um incêndio com duas frentes activas está a ser combatido por 99 bombeiros, auxiliados por 37 veículos. um helicóptero de ataque inicial, dois aviões de ataque inicial e dois aviões bombardeiros pesados.
Ainda no mesmo distrito, em Vale de Espinho, também no concelho de Sabugal, 27 bombeiros, apoiados por sete viaturas e um helicóptero de ataque inicial, combatem as chamas desde as 11h04. Na localidade de Furna, concelho de Cabeceiras de Basto, em Braga, 136 bombeiros combatem um fogo que se reactivou e segue com uma frente activa. Para o local foram também deslocados 45 viaturas e um helicóptero bombardeiro pesado.
No distrito de Viseu, as chamas preocupam na localidade de Alcafache, concelho de Mangualde, onde 75 bombeiros, apoiados por 22 viaturas e um helicóptero de ataque inicial, dois aviões de ataque inicial e um helicóptero bombardeiro pesado continuam no terreno.
No concelho de Vila Real, em São Bento, um incêndio com duas frentes activas está a ser combatido por 92 bombeiros, apoiados por 26 veículos e dois aviões de ataque inicial.
O sexto incêndio activo situa-se em Vila Franca da Beira, concelho de Oliveira do Hospital. 102 bombeiros, apoiados por 26 veículos operacionais e um avião de ataque inicial combatem as chamas.
A última ocorrência activa, segundo a página da Autoridade Nacional de Protecção Civil, situa-se em Vilar de Cabras, concelho de Paços de Ferreira, onde 35 bombeiros apoiados por 10 viaturas combatem as chamas.

Correio da Manhã
 

amarusp

Nimbostratus
Registo
10 Set 2008
Mensagens
795
Local
Lousã
Boa noite,
deixo aqui 4 tristes fotos tiradas pelo meu mano ontem na Senhora do Espinheiro na Serra da Estrela:






 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Ontem à tarde.



A sitação era tal que até aqui chegava o fumo de alguns desses incêndios.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Ontem à tarde.



A sitação era tal que até aqui chegava o fumo de alguns desses incêndios.

Anteontem estava a passar po Vila Real quando comecei a ver uma neblina espessa e achei estranho, pois nem sequer estava num vale. Quando cheguei mais perto cheirei e vi ao longe o que parecia ser o foco do incêndio, a bastantes quilómetros de distâncias.:(
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Portugal recebe ajuda de Itália e Espanha

Dois aviões Canadair italianos de combate aos fogos florestais chegaram esta tarde a Portugal depois de Lisboa ter solicitado a ajuda dos 27, anunciou hoje a Comissão Europeia em Bruxelas.
"O executivo comunitário activou o Mecanismo Comunitário de Protecção Civil para ajudar Portugal a enfrentar os principais fogos florestais" com o envio de dois aviões para combate aos incêndios florestais, provenientes de Itália, que chegaram a Portugal esta tarde, segundo um comunicado de imprensa distribuído em Bruxelas.
Portugal solicitou assistência segunda-feira depois de vários fogos florestais no Norte e Centro do país e das previsões meteorológicas indicarem altas temperaturas e baixa humidade na maior parte do país para hoje.

Fernando Paula Brito
Epa
 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
Ontem à tarde.



A sitação era tal que até aqui chegava o fumo de alguns desses incêndios.

Nesta imagem vê se bem as área ardidas neste ano.Impressionate a dimensão dos incêndios no Sabugal e Baião.Também se vê o do Algarve, em Loule. Incrivel: