Seguimento - Incêndios 2009

Este domingo andei pelo concelho de Baião e pude presenciar alguns dos muitos focos de incêndio...ambiente abafado, aterrador, fumo e chamas por todo o lado com os aviões, bombeiros no terreno e helicópteros sem mãos a medir para acodir a todos os lados :(

Deixo aqui 1 exemplo do que presenciei no preciso momento em que 1 avião da protecção civik se abastecia no Rio Douro...

 
O concelho raiano do Sabugal continua a ser fustigado pelos incêndios.
Durante o dia de ontem o fogo aproximou-se perigosamente das localidades
de Urgueira, Aldeia de Santo António, Terreiro das Bruxas, Moita Jardim e
Santo Estêvão. Na localidade de Aldeia de Santo António a escola chegou
a ser rodeada pelas chamas. Neste momento o fogo aproxima-se da aldeia
do Casteleiro estando a ser combatido por 79 bombeiros apoiados por 34
viaturas operacionais. Mais dois fogos no concelho do Sabugal na Quinta
da Ribeira da Nave (já circunscrito) e na povoação de Vale de Espinho.
As autoridades falam em fogo posto devido ás horas que se iniciou o fogo
na Quinta da Ribeira da Nave, cerca da uma da manhã de domingo.
 
Durante esta tarde o fogo no concelho do Sabugal
aproximou-se da aldeia histórica de Sortelha, tendo
de seguida alastrado ás freguesias vizinhas de Aldeia de Santo António, Quintas de São Bartolomeu e Sabugal.
Outro fogo, também no mesmo município mas nas freguesias de Vale de Espinho e Fóios continua ainda activo.
 
Sete incêndios activos

A esta hora continuam por circunscrever sete incêndios, três dos quais no distrito da Guarda e os restantes em Braga, Vila Real, Viseu, Coimbra e Porto.
O incêndio, com duas frentes activas, que mobiliza o maior número de meios situa-se em Santa Helena, concelho de Tarouca, distrito de Viseu. No local estão 189 bombeiros, apoiados por 47 viaturas e dois helicópteros de ataque inicial.
Neste último dia de Agosto, o distrito da Guarda está a ser assolado por três incêndios. Em Sobral da Serra, no concelho da Guarda, 136 bombeiros, apoiados por 35 veículos e um helicóptero bombardeiro pesado combatem desde as 13h13 minutas as chamas que lavram com uma frente activa.
Em Quinta do Anascer, Sabugal, um incêndio com duas frentes activas está a ser combatido por 99 bombeiros, auxiliados por 37 veículos. um helicóptero de ataque inicial, dois aviões de ataque inicial e dois aviões bombardeiros pesados.
Ainda no mesmo distrito, em Vale de Espinho, também no concelho de Sabugal, 27 bombeiros, apoiados por sete viaturas e um helicóptero de ataque inicial, combatem as chamas desde as 11h04. Na localidade de Furna, concelho de Cabeceiras de Basto, em Braga, 136 bombeiros combatem um fogo que se reactivou e segue com uma frente activa. Para o local foram também deslocados 45 viaturas e um helicóptero bombardeiro pesado.
No distrito de Viseu, as chamas preocupam na localidade de Alcafache, concelho de Mangualde, onde 75 bombeiros, apoiados por 22 viaturas e um helicóptero de ataque inicial, dois aviões de ataque inicial e um helicóptero bombardeiro pesado continuam no terreno.
No concelho de Vila Real, em São Bento, um incêndio com duas frentes activas está a ser combatido por 92 bombeiros, apoiados por 26 veículos e dois aviões de ataque inicial.
O sexto incêndio activo situa-se em Vila Franca da Beira, concelho de Oliveira do Hospital. 102 bombeiros, apoiados por 26 veículos operacionais e um avião de ataque inicial combatem as chamas.
A última ocorrência activa, segundo a página da Autoridade Nacional de Protecção Civil, situa-se em Vilar de Cabras, concelho de Paços de Ferreira, onde 35 bombeiros apoiados por 10 viaturas combatem as chamas.

Correio da Manhã
 
Boa noite,
deixo aqui 4 tristes fotos tiradas pelo meu mano ontem na Senhora do Espinheiro na Serra da Estrela:






 
Ontem à tarde.



A sitação era tal que até aqui chegava o fumo de alguns desses incêndios.
 
Ontem à tarde.



A sitação era tal que até aqui chegava o fumo de alguns desses incêndios.

Anteontem estava a passar po Vila Real quando comecei a ver uma neblina espessa e achei estranho, pois nem sequer estava num vale. Quando cheguei mais perto cheirei e vi ao longe o que parecia ser o foco do incêndio, a bastantes quilómetros de distâncias.:(
 
Portugal recebe ajuda de Itália e Espanha

Dois aviões Canadair italianos de combate aos fogos florestais chegaram esta tarde a Portugal depois de Lisboa ter solicitado a ajuda dos 27, anunciou hoje a Comissão Europeia em Bruxelas.
"O executivo comunitário activou o Mecanismo Comunitário de Protecção Civil para ajudar Portugal a enfrentar os principais fogos florestais" com o envio de dois aviões para combate aos incêndios florestais, provenientes de Itália, que chegaram a Portugal esta tarde, segundo um comunicado de imprensa distribuído em Bruxelas.
Portugal solicitou assistência segunda-feira depois de vários fogos florestais no Norte e Centro do país e das previsões meteorológicas indicarem altas temperaturas e baixa humidade na maior parte do país para hoje.

Fernando Paula Brito
Epa
 
Ontem à tarde.



A sitação era tal que até aqui chegava o fumo de alguns desses incêndios.

Nesta imagem vê se bem as área ardidas neste ano.Impressionate a dimensão dos incêndios no Sabugal e Baião.Também se vê o do Algarve, em Loule. Incrivel: