Seguimento - Incêndios 2011

• Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
Área ardida mais do que duplicou entre Janeiro e Maio

A área ardida em Portugal nos primeiros cinco meses do ano mais do que duplicou em relação ao mesmo período de 2010, revelam dados provisórios da Autoridade Florestal Nacional (AFN).

Segundo o relatório provisório de incêndios florestais da AFN, entre 01 de Janeiro e 31 de Maio arderam 6.755 hectares de florestas, enquanto no mesmo período do ano passado a área ardida situava-se nos 2.756.

A AFN adianta que nos primeiros cinco meses do ano foram afetados 1.552 hectares de povoamentos florestais e 5.203 de matos.

Diário Digital

Mais um, desta vez um reacendimento em Barcelos, mais propriamente L.Piadela, de realçar o de Cantanhede que têm 119 Bombeiros+ 5 da equipa de sapadores florestais e um heli bombardeiro pesado.

Neste momento está um incêndio significativo com duas frentes no distrito de santarém, concelho de Torres Novas, Local: Riachos-Boquilobo.

Boas

Acabou de passar pela Quinta do Conde, dirigindo-se para a zona de Sesimbra um heli bombardeiro pesado mas com o balde vazio. Não vejo fumo naquela direção.

Protecção Civil:

Hoje vi vários helis a passar por cima daqui, em direcção a Norte, onde se via bastante fumo, entre as 13:30h e as 16:00h.:(

Hoje em castelo branco, 2 linhas de incêndio com vários focos, mais ou menos à mesma hora, durante a tarde toda e não sei se não continuam.. Vêem-se helicópteros no combate às chamas.

1. 20-30km E/NE de castelo branco: À distância observam-se vários focos numa linha entre monsanto e idanha-a-nova.

2. 5-10km Oeste de castelo branco: Entre palvarinho e malhada seca.

Há pouco:

fogoss.jpg

rasto.jpg

Só cheira a fumo dos incêndios, na cidade! Não vi qualquer avião, só 1 helicóptero.. E se os incêndios dependem do calor, não era para tanto, apesar do vento fraco a moderado.

Para mim é criminoso, seja negligência ou não!

Só cheira a fumo dos incêndios, na cidade! Não vi qualquer avião, só 1 helicóptero.. E se os incêndios dependem do calor, não era para tanto, apesar do vento fraco a moderado.

Para mim é criminoso, seja negligência ou não!

Eu ouvi pelos menos 2 Helis...Podia tratar-se do mesmo no entanto :), não o vi, só ouvi, e pelo som (e posição da minha casa) ia em direcção aos Escalos.

Neste momento sente-se bem o fumo, ao por do sol via-se bem duas colunas de fumo a virem de sitios diferentes e praticamente a contornar a cidade. :(

Eu ouvi pelos menos 2 Helis...Podia tratar-se do mesmo no entanto :), não o vi, só ouvi, e pelo som (e posição da minha casa) ia em direcção aos Escalos.

Neste momento sente-se bem o fumo, ao por do sol via-se bem duas colunas de fumo a virem de sitios diferentes e praticamente a contornar a cidade. :(

Pois.. Relativamente ao incêndio na região de idanha, daqui não consigo visualizar helicópteros em acção de combate! Mas não deixa de ser um "pouco" estranho, até fui ao castelo e observei que havia vários focos de incêndio na mesma direcção desde monsanto até idanha, os locais precisos onde ocorre o incêndio não sei, devido à distância de mais ou menos 20km em linha recta.