Seguimento - Incêndios 2011

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Área ardida mais do que duplicou entre Janeiro e Maio

A área ardida em Portugal nos primeiros cinco meses do ano mais do que duplicou em relação ao mesmo período de 2010, revelam dados provisórios da Autoridade Florestal Nacional (AFN).

Segundo o relatório provisório de incêndios florestais da AFN, entre 01 de Janeiro e 31 de Maio arderam 6.755 hectares de florestas, enquanto no mesmo período do ano passado a área ardida situava-se nos 2.756.

A AFN adianta que nos primeiros cinco meses do ano foram afetados 1.552 hectares de povoamentos florestais e 5.203 de matos.


Diário Digital
 


Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Mais um, desta vez um reacendimento em Barcelos, mais propriamente L.Piadela, de realçar o de Cantanhede que têm 119 Bombeiros+ 5 da equipa de sapadores florestais e um heli bombardeiro pesado.
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Neste momento está um incêndio significativo com duas frentes no distrito de santarém, concelho de Torres Novas, Local: Riachos-Boquilobo.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Boas

Acabou de passar pela Quinta do Conde, dirigindo-se para a zona de Sesimbra um heli bombardeiro pesado mas com o balde vazio. Não vejo fumo naquela direção.

Protecção Civil:

 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Hoje vi vários helis a passar por cima daqui, em direcção a Norte, onde se via bastante fumo, entre as 13:30h e as 16:00h.:(
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Hoje em castelo branco, 2 linhas de incêndio com vários focos, mais ou menos à mesma hora, durante a tarde toda e não sei se não continuam.. Vêem-se helicópteros no combate às chamas.

1. 20-30km E/NE de castelo branco: À distância observam-se vários focos numa linha entre monsanto e idanha-a-nova.

2. 5-10km Oeste de castelo branco: Entre palvarinho e malhada seca.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
Há pouco:

fogoss.jpg

rasto.jpg
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Só cheira a fumo dos incêndios, na cidade! Não vi qualquer avião, só 1 helicóptero.. E se os incêndios dependem do calor, não era para tanto, apesar do vento fraco a moderado.

Para mim é criminoso, seja negligência ou não!
 

Albifriorento

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2010
Mensagens
1,522
Local
Castelo Branco
Só cheira a fumo dos incêndios, na cidade! Não vi qualquer avião, só 1 helicóptero.. E se os incêndios dependem do calor, não era para tanto, apesar do vento fraco a moderado.

Para mim é criminoso, seja negligência ou não!

Eu ouvi pelos menos 2 Helis...Podia tratar-se do mesmo no entanto :), não o vi, só ouvi, e pelo som (e posição da minha casa) ia em direcção aos Escalos.

Neste momento sente-se bem o fumo, ao por do sol via-se bem duas colunas de fumo a virem de sitios diferentes e praticamente a contornar a cidade. :(
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Eu ouvi pelos menos 2 Helis...Podia tratar-se do mesmo no entanto :), não o vi, só ouvi, e pelo som (e posição da minha casa) ia em direcção aos Escalos.

Neste momento sente-se bem o fumo, ao por do sol via-se bem duas colunas de fumo a virem de sitios diferentes e praticamente a contornar a cidade. :(

Pois.. Relativamente ao incêndio na região de idanha, daqui não consigo visualizar helicópteros em acção de combate! Mas não deixa de ser um "pouco" estranho, até fui ao castelo e observei que havia vários focos de incêndio na mesma direcção desde monsanto até idanha, os locais precisos onde ocorre o incêndio não sei, devido à distância de mais ou menos 20km em linha recta.