Seguimento - Incêndios 2011

• Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
Onde quer que esteja a arder está a arder bem porque Lisboa e Almada estão cobertas de fumo. :(

Ponto da situação, neste momento:

semttulo1zpp.png

Por aqui cheira bastante a mato queimado do incêndio em Lisboa.

Aqui em Loures há no ar uma camada de fumo que faz lembrar nevoeiro, e sente-se um cheiro muito intenso a incêndio florestal, provavelmente seja desse de Castanheira.

O vento em altura rodou para Este (quando antes estava de NE).

Não tenho conhecimento o ponto de situação no terreno, mas o incêndio deverá estar a dirigir-se para o topo da serra. Além disso é bem visível que está a aumentar o perímetro.

O vento em altura rodou para Este (quando antes estava de NE).

Não tenho conhecimento o ponto de situação no terreno, mas o incêndio deverá estar a dirigir-se para o topo da serra. Além disso é bem visível que está a aumentar o perímetro.

tenho conhecimento de pessoas no local que a frente principal está a dirigir-se para a povoação de Palheira e que já ardeu uma viatura de bombeiros (informação não confirmada)...

Foto do Incêndio pouco tempo depois de começar, tirada de Vila Nova de Poiares.
A 2ª foto foi tirada há pouco, numa altura em que nada o fazia prever, pois o fogo esteve quase apagado e de um momento para o outro ganhou proporções assinaláveis, o que é estranho, pois no terreno estavam mais de 150 Bombeiros :huh:

Joao

incndiocastanheirapra.jpg

incndiocastanheirapra1.jpg

PS : Não sei porque é que as fotos saíram assim, já que as tenho gravadas na posição correcta !

Foto do Incêndio pouco tempo depois de começar, tirada de Vila Nova de Poiares.
A 2ª foto foi tirada há pouco, numa altura em que nada o fazia prever, pois o fogo esteve quase apagado e de um momento para o outro ganhou proporções assinaláveis, o que é estranho, pois no terreno estavam mais de 150 Bombeiros :huh:

Joao

incndiocastanheirapra.jpg

incndiocastanheirapra1.jpg

PS : Não sei porque é que as fotos saíram assim, já que as tenho gravadas na posição correcta !

Nem sempre o que parece é João... o terreno onde o incêndio se situa é uma área extensa de pinhal que é quase virgem... pinhal sem qualquer limpeza e alinhamento... com as condições meteorológicas que se fazem sentir é um rastilho de pólvora. Pelo que sei conseguiram conter o incêndio junto às eólicas no cimo da serra, acontece que o que o incêndio está a fazer neste momento é a "devorar" toda a encosta virada à barragem do cabril e vem por aí a baixo em direcção de Castanheira de Pêra... Quanto mais se aproxima da periferia urbana, neste caso Castanheira, há um aumento do numero de populações e aldeias o que leva o combate ser feito de protecção das habitações e não no combate directo ao incêndio..

OK, obrigado pela explicação, é que pará-lo no cimo da serra com os estradões existentes é +- fácil, agora quem é que se vai colocar no meio das encostas da serra, sujeito a ficar lá ?
É pena o que está a acontecer porque essa parte da serra estava bem bonita, e já não ardia há bastantes anos, ou estou errado ?

Joao