Seguimento - Incêndios 2012



kelinha

Cumulus
Registo
26 Jan 2009
Mensagens
211
Local
Miraflores, Oeiras
Aos foristas da região do Algarve, que estejam interessados em ajudar, aqui ficam os apelos da Associação de Defesa de Animais e Plantas de Olhão (ADAPO) e do The New Goldra Dog Sanctuary:

Citação:
É com muito pesar que informamos que o fogo do grande incêndio que toma conta da serra algarvia já chegou aos refugios de animais. Há algumas horas foi aberto o portão do refúgio da associação 3at de tavira para que os animais pudessem fugir. Neste momento encontram-se voluntarios a recolher os animais mas nem todos puderam ser capturados. continuaram a tentar a todo o custo.

-Em s. bras, as casas das responsáveis pelo refugi da goldra estao a ser ameaçadas pelas chamas. possuem com elas 25 cães. a GNR não as esta a deixar evacuar os animais por agora. se evacuarem o destino será Olhão.

Mantemos o nosso pensamento com todas as pessoas e animais que estão a ser afectados pelo fogo e PEDIMOS A COLABORAÇÃO DE TODOS os que nos queiram ajudar caso seja necessário transporte, um terreno/abrigo temporaio ou mesmo ajuda no terreno para manter estes animais a salvvo.

Obrigada
https://www.facebook.com/adapo.pt/posts/394922360556741

Citação:
**** MORE VOLUNTEERS NEEDED, PLEASE? ****
As many of you know, the fires burning in the Algarve are not far away from Goldra - especially true if the wind picks up and carries burning ash particles which land in the tinder dry scrub around. PLEASE, PLEASE, PLEASE help up to clear a fire wall around around the kennels to, if not prevent, then to give us time to evacuate, should the fire encroach upon us any further. We have just received 27 dogs and a horse from one of our fellow dog rehoming centres, as this is now in the direct line of the fire. We need to take measure now, before it's too late. PLEASE HELP US AND OUR DOGS. Thank you.
https://www.facebook.com/TheNewGoldraAnimalSanctuary
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,737
Local
Loures
Bombeiros encurralados pelas chamas em Tavira
Tentavam proteger uma habitação no Vale do Lugar do Moreno e ficaram cercados pelo fogo. Não têm água e receberam agora o apoio dos meios aéreos.

Um grupo de 25 bombeiros e quatro viaturas estão encurralados pelo fogo no Vale do Lugar do Moreno, no concelho de Tavira. As chamas atravessaram a estrada de um lado para o outro, cercando o grupo de bombeiros que estavam a tentar proteger uma habitação.

Segundo disseram alguns colegas à Renascença, os bombeiros ficaram sem água e não sabem se vão conseguir sair dali. Já pediram apoio aéreo, que acaba de chegar.

Os incêndios no concelho de Tavira e no concelho vizinho de São Brás de Alportel duram há dois dias e não dá tréguas aos agora 600 bombeiros e aos nove meios aéreos que tentam combater as duas frentes de incêndio.

População de Javali obrigada a abandonar as casas
A população da localidade de Javali, a 12 quilómetros da vila de São Brás de Alportel, já abandonou as casas e está apreensiva com o fogo que se avista a cerca de três quilómetros da povoação.

A população foi encaminhada para a Santa Casa da Misericórdia e para o Pavilhão Municipal de São Brás de Alportel.

Junto a Javali está um jipe com elementos da GNR, que não deixa passar ninguém para o interior da povoação.

No local, é visível uma das frentes do fogo e o fumo torna o ar quase irrespirável.

RR
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Gostaria de dar a minha opinião, relativamente aos fogos da zona mediterrânica.´
Na realidade, eucaliptos e pinheiros ( entre outros), com o tipo de povoamentos que observamos em várias partes de Portugal, não representam uma situação fitoclimática natural. O mesmo para a extensão de versões degradadas da floresta mediterrânica primitiva ( o maquis e o garrigue). Este tipo de habitats já existia antes do Homem, mas não com a extensão que hoje observamos. E sem floresta, os recursos aquáticos, também são menores pois há menor capacidade de retenção de humidade e assim o fogo vê a sua capacidade de expansão aumentada.

Por fim, o fogo não é um elemento assim tão normal/frequente dos ambientes mediterrânicos, pois em condições naturais, não é assim tão fácil de ocorrer.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,459
Local
Olhão (24 m)
Foto tirada pela Lusa esta madrugada.

13423484_TjKam.jpeg


Penso que seja no Pego do Inferno. Pelos candeeiros e pela vegetação ao redor.
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
oi60t.gif


O avanço do incêndio durante a noite justifica-se com os ventos de 30 a 40 km/h.

Com estes ventos, o incêndio irá continuar a progredir na direcção SE até ter carência de combustível.

A dimensão final do incêndio resultará da capacidade dos meios em controlarem os flancos, coisa que parece não estarem a conseguir.



Um incêndio muito dificilmente se consegue controlar pelos flancos....e num terreno como o da serra Algarvia ainda mais dificil se torna.
Controlar pelos flancos é como andares atrás de um touro. Pela cabeça é que o seguras e depos sim...Se bem que neste incêndio pela dimensão que ele tem nem se sabe onde começa o quê. Seria muito importante tentar segura-lo nas estradas e caminhos mas depois ha o problemas das projeções. Apaga aqui começa a arder 20 metros á frente. Vai ser uma tarefa muito muito dificil.
Isto não se resolve com rendimentos minimos, resolve-se sim com planos bem estruturados de prevenção onde todos nós temos que ter um papel ativo. Acho uma piada ver presidentes de Municipios vir para televisão fazer alarido que não ha bombeiros para proteger as casas...tiveram um ano inteiro para fazer a parte deles e depois nestes momementos de aflição querem um carro de bombeiros em cada casa.
Não nos esqueçamos que a natureza tem uma grande capacidade de se regenerar e então se tiver um empurrão mais depressa se regenera. Vamos ver isto como uma tradagédia mas também como uma oportunidade para não se praticar erros passados.
Há Municipios que aprendem com os erros e existem concelhos do nosso pais ( poucos) que tem uma grande área florestal mas nunca se ouve a falar em incêndios lá...porque será?????? ;)
 

GonçaloMPB

Cumulus
Registo
17 Set 2010
Mensagens
439
Local
Évora, Alentejo Central
Não estará activo um incêndio na zona de Arraiolos, Gafanhoeira, ou até um pouco mais a Norte na zona de Pavia?

Desde a zona das Silveiras +/- até Évora pela A6 vim sempre a acompanhar uma enorme núvem de fumo que parecia ter foco naquelas zonas que referi... :rolleyes:
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,737
Local
Loures
Não estará activo um incêndio na zona de Arraiolos, Gafanhoeira, ou até um pouco mais a Norte na zona de Pavia?

Desde a zona das Silveiras +/- até Évora pela A6 vim sempre a acompanhar uma enorme núvem de fumo que parecia ter foco naquelas zonas que referi... :rolleyes:

Sim:


Só não percebo o porquê de estar na zona das "Outras Ocorrências", no site da ANPC.
 

max

Cirrus
Registo
19 Jul 2012
Mensagens
37
Local
Paredes
Boneli, vou alterar uma palavra ao que escrevi...
A dimensão final do incêndio resultará da capacidade dos meios em consolidarem os flancos

Quanto a atacar na cabeça... é esse o problema da organização do combate neste país. A propagação de um incêndio deve ser interpretada e o seu combate carece de uma estratégia.

Podem colocar os 900 homens que lá estão na cabeça e consegues o seguinte:
1- A cabeça não cede
2- Os meios são colocados em situações de risco
3- O pessoal fica completamente esgotado
4- O comportamento do restante perímetro do incêndio continua em progressão livre, aumentando de forma significativa a sua área ardida.

Temos de aceitar que há alturas em que não temos simplesmente capacidade para extinguir determinadas intensidades de frente de fogo. Significa isso que não vale a pena andar a dar cabeçadas na parede porque de nada vai adiantar. Este é um desses casos. Devemos parar, pensar e actuar com uma estratégia para um objectivo. Trabalhemos onde conseguimos fazer alguma coisa, onde eliminaremos as situações de maior potencial e concentrados para que, quando a oportunidade surgir, possamos então tratar da tal frente com labaredas gigantescas que tanto nos apoquenta.

Cumps
 

dASk

Nimbostratus
Registo
7 Out 2010
Mensagens
832
Local
Moita, Setúbal
eu conheço bem essa zona da serra algarvia desde pequeno que passo lá ferias bem perto em Martinlongo, e para mim esse fogo ou é extinto pelas condições metereológicas adversas ao proprio fogo que facilite o trabalho dos bombeiros principalmente durante a noite, ou então por falta de material combustível porque a parte mais densa ja ardeu quase toda. Esses incêndios nas serras algarvias são sempre difíceis, condições climatericas muito adversas, terrenos muito acidentados e com poucos acessos, vegetação muito lenhosa constituída essencialmente por "cistus" vulgarmente chamados naquela zona de estevas que constituem um autentico rastilho à propagação e intensidade das chamas, além de amendoeiras, figueiras, alfarrobeiras, oliveiras, sobreiros e também medronheiros, compremetendo também seriamente as actividades económicas daquelas populações durante alguns anos. Além disso os acessos aquela zona são muito difíceis com curvas e contracurvas o que não ajudou a um bom ataque inicial às chamas, essencial para que um incêndio nunca chegue a tomar as proporções que este tomou. Enfim.. Para mim e depois de já ler muita coisa a minha opinião é que, não sendo este o caso de Tavira, os incêndios em Portugal devem-se também como é obvio à ignorância e à fraca formação cívica da nossa população, devem-se também á falta de limpeza e ordenamento das florestas, mas para mim o pricipal problema foi a extinção florestas de espécies autoctones que povoavam as nossas serras, para alimentar a "gula" da indústria do papel e da madeira com a plantação massiva de eucalipto e pinheiro bravo com superpovoamentos e com poucos aceiros, acessos e limpeza da vegetação rasteira. E minha santa ignorância nâo é melhor prevenir do que todos anos dizerem que este ano há mais meios, há mais aviões, etc, etc,.. Sem prevenção isto nunca vai acabar!
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Pede-se encarecidamente que tentem utilizar uma linguagem o mais cientificamente correcta possivel, para não ocorrerem intrepertações erróneas.

Condições Meteorologicas, ou simplesmente, condições do tempo, traduzem as caracteristicas do estado do tempo que se faz sentir numa zona do pais, num dado momento.

Condições climáticas referem-se ao conjunto de caracteristicas meteorologicas que em média ocorrem numa zona, ao longo de vários anos.