Seguimento - Incêndios 2012



filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Infelizmente, acabou o europeu, a politica está de férias, o relvas não se demite, ainda temos as maravilhas das praias e das romarias, o que distrai o povinho com os seus diretos...agora temos a guerra dos canais, pela reportagem que se chega mais perto do fogo, a calamidade, o horror, a desgraça...as fotos espetaculares.
Tudo isto, esta calamidade, poderia/deveria ser evitada em grande parte, se a floresta durante o ano, fosse acautelada, com cortes estrategicos nos montes, com limpezas, com cumprimentos das lei nas limpezas de mata junto às habitações, com criações de pontos/tanques/presas de água nas montanhas, que encheriam no inverno para agora qualquer heli atacasse um incendio de imediato e não só.
Mão de obra para isto bastava os nossos tropas, os RSIs, desempregados, já agora com o apoio destes bombeiros que agora combatem incendios.
Mas para chegarmos a esta junção é muito complicada.
Na minha freguesia tem muito monte acidentado, e está tudo bem acautelado e mal começa um incendio logo é combatido, a junta de freguesia tem-se empenhado muito nessa parte, e isso nota-se;)
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Passei há poucos minutos numa ponte que passa por cima da Via do Infante, uma que se situa antes da bomba de gasolina da Via do Infante à saída de Lagoa, em direcção a Faro. E dali, mesmo agora de noite e a essa distância (de Lagoa a S.Brás ainda vão uns bons kms), consegue-se avistar perfeitamente as colunas de fumo e o clarão das chamas!:surprise: E será o clarão que as fotos do amando96 colocou agora mostram!

A coisa não está boa não!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,441
Local
Olhão (24 m)
Incêndios/S. Brás Alportel: Mudança de direção do vento reativa fogo na zona do Arimbo

São Brás de Alportel, 20 jul (Lusa) -- O aumento da intensidade do vento e a mudança da direção está a provocar o reacendimento de um foco de incêndio na zona do Arimbo, São Brás de Alportel, situada a apenas um quilómetro da sede de concelho, constatou a Lusa no local.

Depois de entre as 05:00 e as 08:00 de hoje uma casa do Arimbo ter ardido e as restantes 13 terem sido defendidas apenas pela população, o incêndio foi dado como controlado, mas o aumento da intensidade do vento e mudança de sul para norte fê-lo propagar-se para uma zona ainda não ardida e começar a aproximar-se cidade.

Um dos moradores do Arimbo, João Silva, disse à Lusa que durante a madrugada passada passou por "momentos muito complicados", com "o fogo a chegar às casas e a ser combatido sem a ajuda de bombeiros", que se colocaram "à entrada de São Brás e impediram o acesso" à zona.

Fonte: Expresso

Fogo a 1 km de São Brás, um amigo meu que mora a 500 metros a sul da zona de Arimbo, estava a falar comigo pelo msn e disse que ia ser evacuado. :shocking:

É sufocante o cheiro a queimado neste momento, o céu está laranja está assustador.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,441
Local
Olhão (24 m)
Como está por olhão? vejo um clarão, mas pode ser só das luzes da cidade.

Tirando, o cheiro intenso a queimado está calmo. O clarão deve ser das luzes e da nuvem de fumo que se vai abatendo e cai cinza.
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,181
Local
Baião
as vossas imagens são fantásticas e reveladoras do espectaculo que é a Natureza...espectaculo bonito umas vezes, triste outras (como agora), mas não deixam de ser terrivelmente belas.
 

max

Cirrus
Registo
19 Jul 2012
Mensagens
37
Local
Paredes
uykaZ.jpg


Para quem não se recorda, foram estas as áreas ardidas no Algarve no ano de 2004.

Com este incêndio já superamos os 21 mil e 500 hectares ardidos no maior incêndio da altura (incêndio da esquerda). Nos restantes arderam 3770 e 9300 hectares.

Estamos a repetir o padrão do incêndio, com uma propagação de vento do quadrante NW.
 
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,441
Local
Olhão (24 m)
O fogo segundo este site e se tiver correcto está a norte da Asseca, as Várzeas de Vinagre com o vento de NW pode arder esta noite. Segundo este site que existe pontos a oeste das Várzeas de Vinagre. http://effis.jrc.ec.europa.eu/current-situation
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,181
Local
Baião
Exactamente. Agora a diferença é a mudança do quadrante do vento depois de Domingo..na altura não deve ter tido esse comportamento. Se o perimetro do incendio (sobretudo a Norte e Oeste) não tiver bem consolidado ate la...bem...ultrapassaremos tudo aquilo que neste momento achamos que pode acontecer...acho...
uma boa noite a todos
 

GoN_dC

Cumulus
Registo
8 Jan 2012
Mensagens
135
Local
Lagoa
Revoltante, só mesmo por ser no Algarve.

E a SIC hoje ainda vai transmitir a festa da discoteca dum familiar do Ronaldo. Esta discoteca é em Vilamoura e vai lá tar o Ronaldo em pessoa. Andaram a anunciar todo o dia... é triste.

De Portimão, durante a noite de ontem e hoje (mais ligeiramente) também se avista um clarão desse incêndio.