Seguimento - Incêndios 2012

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Catástrofe humana e ecológica. Com a morte dos sobreiros desapareceu a fonte de rendimento de muitas famílias.

Basicamente ardeu no sotavento o que não ardera em 2003 e 2004, sobrando o litoral/barrocal e o concelho de Alcoutim (curioso).

Não pretendo promover o Estado Novo, mas havia outro cuidado. Os cantoneiros limpavam as margens das estradas, as matas nacionais tinham guardas fixos, as fronteiras estavam vigiadas (muitos era contrabandistas, é certo), os cursos de água tinham as margens limpas (o que destruía as galerias ripícolas, mas isso resolve-se dando formação).
 


max

Cirrus
Registo
19 Jul 2012
Mensagens
37
Local
Paredes
Daqui até ao rescaldo ainda falta muito...

Com base no modis na última imagem do modis calculei entre 24 a 24,5 mil hectares ardidos.

Falta a confirmação do Effis.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Com as 2 passagens do Aqua percebe-se que já não há frentes mas apenas pequenos focos. Quase a entrar em rescaldo...

Exacto, até dá para ver esses focos no último Aqua, às 14:45, a cor mais alaranjada. E certamente haverá dezenas de outros mais pequenos dispersos por muitos lados.

uhN43.jpg
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal

Edward

Cumulus
Registo
21 Jul 2012
Mensagens
101
Local
Torres Vedras
A área ardida deve mesmo rondar os 25 mil hectares! :shocking:
No site da EFFIS, a informação relativa a este incêndio dá conta de que arderam mais de 19 mil hectares até ao dia de ontem.
 

F_R

Cumulonimbus
Registo
9 Ago 2008
Mensagens
2,299
Local
Nantes (Abrantes)
Hoje começaram os incêndios em Abrantes, felizmente a esta hora já estão controlados. No maior, na zona de Vale das Mós, estiveram bastantes meios o que fez com que fosse controlado ao fim de 3/4 hora, mas há a lamentar a morte de uma bombeira que ia num auto tanque que se despistou em Vale de Cortiças a caminho deste fogo.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Mais fogos no Funchal diverso material dos incendiários tem sido encontraria. Estes fogos os seus acendimentos são todos mão criminosa... :(

http://www.dnoticias.pt/actualidade/madeira/336154-recuperadas-seis-tochas-a-arder-na-camacha

Fico a pensar cá comigo:
Qual é a pessoa no seu mais perfeito juízo que faz uma coisa dessas? Só mesmo uma mente muito doente e muito perversa para terem prazer em verem a floresta arder. Parece que estão sempre à espera que chegue o verão para se sentirem felizes com essas catástrofes ambientais porque de Inverno parece que ninguém se lembra de atear fogos. Quem faz isso sabe muito bem como faz e como fazer. Não são nenhuns estúpidos não senhor. Têm a escola toda.

Tenho o feeling que isso poderão ser chamadas de atenção ao Governo laranja de Jardim, porque sinceramente não me ocorre mais nada à cabeça a não ser demência mental!
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Hoje começaram os incêndios em Abrantes, felizmente a esta hora já estão controlados. No maior, na zona de Vale das Mós, estiveram bastantes meios o que fez com que fosse controlado ao fim de 3/4 hora, mas há a lamentar a morte de uma bombeira que ia num auto tanque que se despistou em Vale de Cortiças a caminho deste fogo.


Ontem escrevi que nos últimos dez anos morreram 70 bombeiros em serviço. Recebi á pouco a confirmação da morte de uma colega de Abrantes noi incêndio de vale da mós. :sad:

É o pais que temos e que queremos....quantos mais soldados da paz vão ter que dar a vida em nome de gente estupida e imbecil ?????
 

sandra santos

Cirrus
Registo
11 Jan 2009
Mensagens
39
Local
lagoa-algarve
Hoje começaram os incêndios em Abrantes, felizmente a esta hora já estão controlados. No maior, na zona de Vale das Mós, estiveram bastantes meios o que fez com que fosse controlado ao fim de 3/4 hora, mas há a lamentar a morte de uma bombeira que ia num auto tanque que se despistou em Vale de Cortiças a caminho deste fogo.


muito triste,e aquela zona para arder é do pior..:(
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Fico a pensar cá comigo:
Qual é a pessoa no seu mais perfeito juízo que faz uma coisa dessas? Só mesmo uma mente muito doente e muito perversa para terem prazer em verem a floresta arder. Parece que estão sempre à espera que chegue o verão para se sentirem felizes com essas catástrofes ambientais porque de Inverno parece que ninguém se lembra de atear fogos. Quem faz isso sabe muito bem como faz e como fazer. Não são nenhuns estúpidos não senhor. Têm a escola toda.

Tenho o feeling que isso poderão ser chamadas de atenção ao Governo laranja de Jardim, porque sinceramente não me ocorre mais nada à cabeça a não ser demência mental!

Até que ponto não terá sido pessoal a querer "provar" ao Sr.Jardim que afinal não há bombeiros a mais na Madeira, ehn? É muito suspeito isto começar apenas dia a emio depois dessas declarações.

Não seria a primeira vez que um bombeiro era apanhado a atear fogos, por vingança, para ter trabalho, etc. Não é insinuação, só estou a apresentar factos...