Bombeiros dos distritos de Viana e de Braga combatem chamas na serra de Santa Luzia
Uma dezena de corporações de bombeiros dos distritos de Viana do Castelo e de Braga estão envolvidas no combate a um incêndio florestal na serra de Santa Luzia. De acordo com informação avançada à Lusa pelo segundo comandante distrital de operações de socorro, estão no terreno 113 bombeiros e o fogo, que começou pelas 11:00 em Outeiro, alastrou às localidades de Perre e Meadela, junto à cidade de Viana do Castelo.
"Estamos a falar de uma extensão muito grande, de cerca de quatro quilómetros de fogo, com interrupções. Não temos estradões que nos levem ao coração do incêndio e tivemos cinco fogos em simultâneo nesta área", apontou Robalo Simões. Acrescentou que face à situação no terreno, com duas frentes ativas, "não há previsões para ter o incêndio dominado nas próximas horas", mesmo com o "reforço substancial" de meios de corporações do distrito de Braga. "É incêndio muito difícil, muito extenso. Temos muito trabalho pela frente. Estamos em combate direto ao incêndio", disse ainda o segundo comandante distrital.
Do distrito de Viana do Castelo estão envolvidos meios de oito das doze corporações de bombeiros. A circulação na A28, em Viana do Castelo, chegou a estar condicionada durante a tarde de hoje devido ao forte fumo que também se fez sentir no centro da cidade. As chamas chegaram a estar próximas de terrenos agrícolas e de casas na freguesia de Outeiro, onde foram colocados meios dos bombeiros como medida de precaução. Nesta freguesia deflagraram três incêndios durante a manhã de domingo, mas no concelho de Viana do Castelo, na serra de Santa Luzia - ainda entre Afife e Carreço - há registo de outros três fogos nas últimas horas.
Conforme o evoluir do combate durante a noite, os bombeiros admitem a necessidade de pedir o apoio de um meio aéreo ao comando nacional ao início da manhã de segunda-feira.
Porto Canal
Mais de cem elementos combatem fogo em Viana do Castelo
Lisboa, 16 mar (Lusa) -- Apenas um incêndio florestal se encontrava ativo ao final da tarde de hoje, no concelho de Viana do Castelo, mobilizando 112 elementos, de acordo com informação publicada pela Autoridade Nacional de Proteção Civil. O fogo, sinalizado às 11:04, está a ser combatido por 97 elementos dos bombeiros, mais oito dos Grupos de Intervenção de Proteção e Socorro da GNR (GIPS), quatro sapadores florestais e três outros operacionais.
As chamas lavram numa frente e estão a ser combatidas com recurso a cerca de 30 veículos. Durante a tarde, cerca de 80 operacionais combateram quatro incêndios florestais nos distritos de Viana do Castelo e Vila Real.
Porto Canal
Dez incêndios florestais no Alto Minho até às 16:00
Viana do Castelo, 16 mar (Lusa) - O Alto Minho contabilizou este domingo, até às 16:00, uma dezena de incêndios florestais, metade dos quais no concelho de Viana do Castelo, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro. À mesma hora, indicou a fonte, estavam ativos incêndios em Viana do Castelo (Outeiro) e Arcos de Valdevez, ambos combatidos por mais de 90 bombeiros.
"Está a ser um dia muito atípico e a obrigar a algum esforço do dispositivo que temos disponível neste momento", disse à Lusa o Comandante Operacional Distrital (CODIS) de Viana do Castelo, Armando Silva. Só no concelho de Viana do Castelo deflagraram durante a manhã de domingo cinco incêndios, na serra de Santa Luzia e na sua envolvente, entre as freguesias de Afife, Carreço e Outeiro (3). Destes, quatro foram entretanto "dominados ou extintos" pelos bombeiros, acrescentou Armando Silva.
Na freguesia de Outeiro permanece com uma frente ativa o incêndio que se iniciou pelas 11:00 no lugar de Costa e que está a ser combatido por 65 operacionais e mais de duas dezenas de viaturas. Uma nuvem de fumo oriundo destes incêndios cobre parte da cidade de Viana do Castelo desde o início da tarde.
Porto Canal