Seguimento - Incêndios 2014

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Duarte Sousa 1 Jan 2014 às 00:10.

1. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    ESCLARECIMENTO:
    AJB eu não te chamei estúpido a ti até porque não te conheço de lado nenhum.
    O teu post a que me fiz quote é que transmitia uma ideia errada, pelo menos a mim transmitiu, dado que passaste a ideia que podia ser bom fazer queimadas (pastores fazem queimadas e não fogos controlados), matava animais doentes e etc ... e eu não concordo com nada disso, quer seja animais ou pessoas, trata-se da minha filosofia de vida. Por isso disse que a estupidez humana não tem limites (forma de pensar), mas nada de pessoal.

Felizmente nos posts seguintes esclareceste melhor o que querias dizer, e sim eu sei o que são fogos prescritos, controlados e afins, e sei que tem que ser feito por pessoas credenciadas, tem que ser delimitada a área e normalmente o mesmo acontece com presença de alguns bombeiros.

Nada de pessoal portanto ... ;)

2. AJB

AJB
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    5 Mar 2009
    Local:
    Baião
    :thumbsup:
    Os bombeiros não não indispensaveis...podem ser sapadores florestais, GIPS...o imprescindivel é técnico de fogo controlado:thumbsup:

Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. jonas_87

jonas_87
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    11 Mar 2012
    Local:
    Alcabideche, Cascais - cota 119 mts
    Mais 2 registos do fogo controlado na serra de Sintra, desta feita próximo da base da vertente sul.

CptRena gostou disto.
  4. AJB

AJB
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    5 Mar 2009
    Local:
    Baião
    CptRena gostou disto.
  5. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    Hoje, o risco de incêndio no concelho de Loulé foi moderado. Um inverno fraco, com um início de Março com tempo quente e seco dá nisto. Este ano, começa cedo para ver se arde o que resta do Caldeirão assim já não é preciso fogo controlado que já não há mais nada para arder. :rolleyes:

6. jonas_87

jonas_87
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    11 Mar 2012
    Local:
    Bem, ainda sobre o assunto de ontem,parece que alguem andou a filmar o fogo com o recurso a um FPV quadcopter.

Fica o video:

#36 jonas_87, 20 Mar 2014 às 12:28
    Editado por um moderador: 21 Set 2014 às 04:01
    AnDré e CptRena gostaram disto.
  7. AnDré

AnDré
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    22 Nov 2007
    Local:
    Arroja, Odivelas (140m); Várzea da Serra (900m)
    Noticia de hoje no Público.

8. jonas_87

jonas_87
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    11 Mar 2012
    Local:
    Curiosa essa perspectiva, por acaso, já cheguei a pensar nessa "alternativa".
    Quando me desloco à zona oeste, fico sempre impressionado com o "trabalho" feito pelas 5 cabras que os meus familiares têm, são mais que suficientes para limparem o terreno, é cá uma razia, incrivel. :D

CptRena gostou disto.
  9. AJB

AJB
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    5 Mar 2009
    Local:
    Baião
    Irónico, fantástico e totalmente acertivo! Portugal sem fogo apenas vai ter maiores e mais gravosos incêndios:thumbsup:

10. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    Não sabia que as cabras "limpavam" assim tanto, para o ano em vez de ser eu a limpar aqui o terreno vou arranjar 5 cabras.
    Eu estendo-me ao sol, com bronzeador, oculos de sol ... enquanto elas me "limpam" o terreno.

11. james

james
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Set 2011
    Local:
    Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
    Aurélio ,

Nem imaginas , é impressionante a velocidade que limpam um terreno .

E não só , também as galinhas limpam bem , desde que sejam muitas .

CptRena gostou disto.
  12. AJB

AJB
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    5 Mar 2009
    Local:
    Baião
    É indissociavel o uso do fogo controlado da aplicação dos rebanhos de cabras...o que normalmente se faz (ex: Serras do Marão, da Freita e da Estrela) é haver fogos controlados (com o objectivo do pastoreio) em zonas de linhas de água (a meia encosta) e depois os rebanhos mantem o combustivel reduzido nos anos seguintes! Em Vila Pouca de Aguiar fazem este processo de forma muito semelhante...
    Montemuro...ai Montemuro vai ser um daqueles casos dificeis, mas em breve será aberta uma nova linha de trabalhos na Serra de Montemuro (área Oeste) com o objectivo de se regularizar o uso do fogo...será um trabalho árduo mas acredito compensador tambem!
    No inicio no Marão tambem foi dificil, mas 5 anos depois esta a dar bons resultados na alteração dos regimes de fogo...
    Espero daqui a 5/6 anos dizer o mesmo de Montemuro:thumbsup:
    Esta é a prevenção que tanto se pede, mas pouco se conhece...da mais "canal" falar de canadairs e de milhões para o combate:(

13. Agreste

Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    29 Out 2007
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    Tudo isso é positivo mas na organização da propriedade ainda estamos a zero!

Isto é demasiado romântico não? As cabras estão sujeitas a doenças e podem morrer.

14. Agreste

Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    29 Out 2007
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    Também gostaria de saber como é que esse tal fundo EDP avalia os projectos que financia. Porque me parece que há aqui qualquer coisa em troca que está a ser escondido.

15. AJB

AJB
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    5 Mar 2009
    Local:
    Baião
    É o calcanhar de Aquiles, especialmente no Norte e Centro Litoral...minifundio...não será fácil o cadastro!
    Mas deixa me dizer uma coisa....muitas vez se pensa que depois do cadastro os incêndios florestais vão ficar "resolvidos"! É uma falsa questão! Reconheço que haverá progressos, mas o cerne da questão está na gestão do fogo e não na sua supressão! Ora, ao identificarmos os proprietarios, pediremos para que façam silvicultura nas suas matas? E quem de pois mantem? O Estado? Os proprietários? Nem os particulares nem o sector publico tem recursos humanos e financeiros para tamanha tarefa! É mais dificil fazer isto que termos divida publica em 60% do PIB ate 2035, a serio!
    Temos que fazer gestão de combustivel (por um lado) nas zonas de protecção a edificações e infraestruturas, e (por outro lado) em zonas estratégicas...quando digo estratégicas é por exemplo nas cumeadas divisorias (para evitar a passagem do fogo entre bacias), nas zonas de aceleração (as "portelas") e nos locais mais adequados de acordo com os incêndios-tipo em determinada região! Aqui, nestas zonas estratégicas, a aplicação de tratamentos com fogo é fundamental em termos de rentabilidade (técnica, financeira e temporal)!
    É pá, mas a roda ja esta inventada, ja se sabe isto desde 2010, a questão é os politicos não serem demagogos e não cederem a pressões de uns quantos dirigentes das ligas dos bombeiros (que parecem ter mais poder que os ministros):angry:

Partilhar esta Página