Seguimento - Incêndios 2014

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Não mudou muito no incêndio de Nisa em termos de pessoal.
6MuV5K3.png


Já só tem é uma frente. No entanto, se não for dominado a tempo do nascer do dia, que acredito que seja, poderá complicar-se outra vez.
 


AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Duas imagens do incêndio de Pampilhosa da Serra captadas por um amigo meu:

10429288_825589647471954_7642709932863170086_n.jpg


10603437_825589864138599_6656940495562953672_n.jpg

As imagens que tens postado são muito boas, aliás como tambem do SpiderVV...obrigado aos dois!
São imagens óptimas para percebermos que o vento era o factor gerador do incendio...quando o vento baixou de intensidade, o incêndio tornou-se "presa acessivel" ao combate!
Ao contrário do padrão sinóptico Este (em que o vento acelera de madrugada e coloca os incendios nessa altura fora da capacidade de extinção), este padrão NW acelera de dia e baixa a noite (o vento claro), daí este ano os incendios serem controlados maioritariamente ao final do dia ou de noite (com o aumento da %HR naturalmente).
Quanto a 1 quinzena de Setembro...bem,Calma, vamos ter calma...parece certo que a temperatura vai subir generalizadamente, teremos %HR baixas sobretudo de dia (a noite subirão bastante) e noites tropicais, mas este padrão sinóptico não será o mais grave tendo em conta a situação de humidade dos combustiveis e % de água no solo...O qu quero dizer, é que o padrão sinóptico que PARECE vir na proxima semana será uma advecção se sul! Aconteceu em 2003 e foi terrivel, mas teve uma duração bastante elevada (cerca de 20 dias suponho) e tinha acumulados de secura muito superiores ao que agora acontece, daí não ser tão preocupante!
Haverá aumento do nº de ocorrencias, da sua dimensão e duração, mas acho que se durar uma semana nada de MUITO preocupante acontecerá...se durar mais a análise terá que ser outra! O Interior será mais afectado...o NW e o litoral Oeste são afectados mais por um padrão sinóptico de Este!
Devo dizer que estas "dicas" estão a ser confirmadas através de um acompanhamento IF vs Meteo (padrão sinóptico) que algumas pessoas (técnicos florestais de DFCI) fazem por carolice...contamos com um fantástico contributo do Rozzo a quem agradeço aqui pelo esforço e disponibilidade! Tinha que o fazer Rozzo!
Quanto aos eventuais incêndios na proxima semana...vamos la ver!
Os de ontem devem ter sido os maiores do ano até agora...os dois maiores, seguido do do Marão em Junho!
:thumbsup:
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Está encontrado o primeiro grande incêndio deste ano. Felizmente que a disponibilidade de meios é quase total.

O do Marão em Junho foi considerado grande incêndio florestal(GIF)!
A nivel Europeu um GIF é declarado quando a área ardida é superior a 500ha (o do Marão teve aproximadamente 970ha de área ardida)...
Por cá "diz-se" grande incêndio acima de 100 ha de área ardida...
Independentemente disso o do Marão tinha sido o unico este ano com mais de 500 ha (até 15 de Agosto)
:thumbsup:
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Tarde difícil e muito triste na encosta da Covilhã :angry:

xlJ1lqul.jpg


E enquanto este andava a lavrar com grande intensidade no lado Este da cidade, a norte, quem sai da cidade em direcção a serra, outro foco se inicia, mas foi logo controlado, incrível!!! parece que a gente que quer de novo a encosta toda queimada :angry:

e8yJq6Nl.jpg


Umas fotos do incêndio

xQ8G1phl.jpg


Q7dyR9Bl.jpg


yOBPYrWl.jpg


yw4NHOXl.jpg


kZEvuKAl.jpg


Y8pFow6l.jpg


YbqxjPql.jpg
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,739
Local
Loures
Boas

Tive acesso a mais meia-dúzia de fotos do incêndio da Pampilhosa, captadas por uma amiga minha que estava a passar férias numa aldeia ali perto, de onde eu regressei na sexta-feira passada (como já afirmei noutros posts).

FvowUjj.jpg


WRLXOhV.jpg


iLEZ5EH.jpg


kxuVpNn.jpg


VvMYHC1.jpg


5gqdQ3H.jpg


Nas fotografias, a aldeia que se vê é a aldeia de Sobral Valado, onde durante algumas horas esteve instalado o PCO (no ponto mais alto dessa aldeia).

Retirei do site da NASA uma fotografia de satélite do dia de hoje, satélite Terra, produto Bands 7-2-1 e sobrepus no Google Earth, para visualizar as áreas afectadas pelo incêndio.

A mancha negra causada pelo incêndio. A SSE, outra mancha, a do incêndio de Nisa:

3gbsoxA.jpg


Aqui consegue-se visualizar a curta distância a que esteve o incêndio da aldeia onde eu estive dias antes, onde estavam naquele momento dezenas de amigos meus a passar férias e em sobressalto por causa do incêndio:

90ElizP.jpg


A progressão do incêndio, que começou perto da aldeia de Praçais:

VFhRcQ2.jpg


Aplicando um pouco mais de zoom e consegue-se ver que as aldeias de Foz do Ribeiro e de Armadouro (aldeia natal de Tony Carreira, pura curiosidade) estiveram cercadas pelas chamas:

dVV1TeH.jpg
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,308
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Tarde difícil e muito triste na encosta da Covilhã :angry:



E enquanto este andava a lavrar com grande intensidade no lado Este da cidade, a norte, quem sai da cidade em direcção a serra, outro foco se inicia, mas foi logo controlado, incrível!!! parece que a gente que quer de novo a encosta toda queimada :angry:


Umas fotos do incêndio

Fotos muito bem realizadas, imagens terríveis como sempre.
 

DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,220
Local
Coimbra
Pampilhosa da Serra: Violento incêndio terá tido origem em tarefa de sapadores

Um violento incêndio, que assolou, segunda-feira (25) e terça (26), o concelho da Pampilhosa da Serra, terá tido origem em trabalhos de silvicultura levados a cabo por sapadores florestais de um organismo, disseram ao “Campeão” fontes oficiais.

Caso se confirme tal hipótese de eclosão do sinistro, houve ironia do destino, pois era suposto aquela tarefa contribuir para a preservação da floresta.

A deflagração do fogo, pelas 14h50 de segunda-feira, está a ser investigada pela Directoria do Centro da Polícia Judiciária.

Tratou-se de um dos maiores incêndios ocorridos em Portugal, este ano, tendo consumido cerca de 1 000 hectares de floresta (10 milhões de metros quadrados).

O combate às chamas mobilizou meio milhar de bombeiros e perto de centena e meia de viaturas.

fonte
 
  • Gosto
Reactions: CptRena