Inicialmente pensei que fosse o de Bolores sim, mas esse foi dominado apenas com 21 operacionais e 6 veículos, portanto desconfio que o alerta tenha sido para o IF no Casal da Carregueira, concelho de Sintra, em povoamento florestal com 49 operacionais e 14 veículos (às 22:45).
O IF no Casal da Carregueira deve estar mau, 128 operacionais e 40 veículos, o CM avança que este incêndio tem 2 frentes activas.
Verão termina com total de área ardida abaixo da média dos últimos dez anos ROMANA BORJA-SANTOS 06/10/2015 - 17:52 Desde o início do ano foram registados 15.505 incêndios. Valores são superiores a 2014, mas Autoridade Nacional de Protecção Civil destaca a "severidade meteorológica" de 2015. O número total de incêndios em 2015 representa mais do dobro do registado em 2014 e a área ardida também praticamente duplicou. Contudo, o comandante Operacional Nacional da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), José Manuel Moura, afirmou que é preciso fazer comparações com um período mais alargado e contrapôs que perante a “severidade meteorológica” registada neste ano o resultado foi “bem conseguido”, com o Verão a acabar com um total de área ardida e de número de incêndios abaixo da média dos últimos dez anos. ... http://www.publico.pt/sociedade/not...-abaixo-da-media-dos-ultimos-dez-anos-1710294
Acaba por ser surpreendente, com as condições climatéricas verificadas e em especial a falta de chuva que vinha de trás, esta diminuição da área ardida e do número de incêndios comparativamente a anos com condições semelhantes. Estaremos a ficar mais civilizados?
Não me parece. O numero de ignições são mesmo a prova disso. Comparada com os piores anos meterológicos dos últimos 15 anos, penso que as igniçõe ou mantiveram-se ou aumentaram. Apesar de ter sido um ano seco, penso que no verão as temperaturas não extremaram tanto como em outros anos de verões quentes e secos.
Este tópico já lá vai, mas hoje deparei-me com isto, e resolvi partilhar. Uma planta (não faço a mínima como se chama) que destoa e muito da paisagem negra do tão badalado incêndio em Cascais no verão passado. A única daquele género num raio de muitos hectares.
Essa planta não me parece ser espontânea, penso que seja a estrela de Natal com o nome científico Poinsettia Vermelha. Eu pelo menos nunca vi uma planta dessas crescer naturalmente, se reparares á volta da planta parece-me que ela foi aí plantada por alguém, dá para ver aí terra solta. Mas trata-se de uma planta sensível e que provavelmente não se irá aguentar, devido ao frio. Agora mais á frente vejo essas plantas agrupadas que são as orquídeas silvestres, essas sim são espontâneas no nosso país.
Obrigada pela informação! Pois, de facto achei estranho aquilo estar no meio do terreno, mas alguém ter ido plantar também acho igualmente estranho,embora como dizes e bem, ve-se que a terra está diferente em redor da planta comparativemnte com resto do terreno.
Pois também não sei porque razão alguém aí foi plantar uma planta dessas. É muito usual este tipo de plantas serem oferecias na época natalícia, que ainda nem fez um mês, por isso a planta não deve de estar aí nesse local á muito tempo. A pessoa em questão pensou que estrela do natal se iria adaptar ao clima, e ao terreno.