Seguimento Incêndios - 2015

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,694
Local
Loures
Inicialmente pensei que fosse o de Bolores sim, mas esse foi dominado apenas com 21 operacionais e 6 veículos, portanto desconfio que o alerta tenha sido para o IF no Casal da Carregueira, concelho de Sintra, em povoamento florestal com 49 operacionais e 14 veículos (às 22:45).
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Verão termina com total de área ardida abaixo da média dos últimos dez anos
ROMANA BORJA-SANTOS
06/10/2015 - 17:52
Desde o início do ano foram registados 15.505 incêndios. Valores são superiores a 2014, mas Autoridade Nacional de Protecção Civil destaca a "severidade meteorológica" de 2015.

O número total de incêndios em 2015 representa mais do dobro do registado em 2014 e a área ardida também praticamente duplicou. Contudo, o comandante Operacional Nacional da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), José Manuel Moura, afirmou que é preciso fazer comparações com um período mais alargado e contrapôs que perante a “severidade meteorológica” registada neste ano o resultado foi “bem conseguido”, com o Verão a acabar com um total de área ardida e de número de incêndios abaixo da média dos últimos dez anos.
...
http://www.publico.pt/sociedade/not...-abaixo-da-media-dos-ultimos-dez-anos-1710294
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Não me parece. O numero de ignições são mesmo a prova disso. Comparada com os piores anos meterológicos dos últimos 15 anos, penso que as igniçõe ou mantiveram-se ou aumentaram.

Apesar de ter sido um ano seco, penso que no verão as temperaturas não extremaram tanto como em outros anos de verões quentes e secos.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Este tópico já lá vai, mas hoje deparei-me com isto, e resolvi partilhar.

Uma planta (não faço a mínima como se chama) que destoa e muito da paisagem negra do tão badalado incêndio em Cascais no verão passado.
A única daquele género num raio de muitos hectares.

Lm6lrmX.jpg

PB9izzj.jpg
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Este tópico já lá vai, mas hoje deparei-me com isto, e resolvi partilhar.

Uma planta (não faço a mínima como se chama) que destoa e muito da paisagem negra do tão badalado incêndio em Cascais no verão passado.
A única daquele género num raio de muitos hectares.

Lm6lrmX.jpg

PB9izzj.jpg

Essa planta não me parece ser espontânea, penso que seja a estrela de Natal com o nome científico Poinsettia Vermelha.
Eu pelo menos nunca vi uma planta dessas crescer naturalmente, se reparares á volta da planta parece-me que ela foi aí plantada por alguém, dá para ver aí terra solta.
Mas trata-se de uma planta sensível e que provavelmente não se irá aguentar, devido ao frio.
Agora mais á frente vejo essas plantas agrupadas que são as orquídeas silvestres, essas sim são espontâneas no nosso país.

Plantalgarve_Poinsettias_Vermelhas-vaso-15cm-1.jpg
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Essa planta não me parece ser espontânea, penso que seja a estrela de Natal com o nome científico Poinsettia Vermelha.
Eu pelo menos nunca vi uma planta dessas crescer naturalmente, se reparares á volta da planta parece-me que ela foi aí plantada por alguém, dá para ver aí terra solta.
Mas trata-se de uma planta sensível e que provavelmente não se irá aguentar, devido ao frio.
Agora mais á frente vejo essas plantas agrupadas que são as orquídeas silvestres, essas sim são espontâneas no nosso país.

Plantalgarve_Poinsettias_Vermelhas-vaso-15cm-1.jpg

Obrigada pela informação!
Pois, de facto achei estranho aquilo estar no meio do terreno, mas alguém ter ido plantar também acho igualmente estranho,embora como dizes e bem, ve-se que a terra está diferente em redor da planta comparativemnte com resto do terreno.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Obrigada pela informação!
Pois, de facto achei estranho aquilo estar no meio do terreno, mas alguém ter ido plantar também acho igualmente estranho,embora como dizes e bem, ve-se que a terra está diferente em redor da planta comparativemnte com resto do terreno.

Pois também não sei porque razão alguém aí foi plantar uma planta dessas.
É muito usual este tipo de plantas serem oferecias na época natalícia, que ainda nem fez um mês, por isso a planta não deve de estar aí nesse local á muito tempo.
A pessoa em questão pensou que estrela do natal se iria adaptar ao clima, e ao terreno.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e jonas_87