Seguimento Incêndios - 2015

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,167
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A densidade e extensão da nuvem de fumo aumentou significativamente na última meia hora:

66Gpth7.gif


O feixe do radar intersecta a nuvem a uma altitude em que esta já está longe, para nordeste, do local de geração, levada rapidamente pelo vento que se mantém na ordem dos 20 Km/h de sudoeste.

76NHhAG.jpg


Atinge a altitude de perto de 6 Km.
 
Última edição:


james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Nessa região ha muitas vezes incêndios com consequências físicas para bombeiros .

Essa região e problemática , os incêndios quando ficam sem controlo devastam grandes áreas , as condições meteorológicas nessa zona são terríveis muitas vezes .

Em Portugal ha muitas maquinas a provocar incêndios , nunca ha e responsáveis e as empresas nunca são chamadas a pagar os estragos.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,167
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Nessa região ha muitas vezes incêndios com consequências físicas para bombeiros .

Essa região e problemática , os incêndios quando ficam sem controlo devastam grandes áreas , as condições meteorológicas nessa zona são terríveis muitas vezes .

Em Portugal ha muitas maquinas a provocar incêndios , nunca ha e responsáveis e as empresas nunca são chamadas a pagar os estragos.

O vento na região do Mogadouro é sempre o maior problema e deve estar na origem de mudanças de direcção e intensidade que apanham os bombeiros de surpresa. A situação de hoje não podia ser pior. Há duas horas atrás o vento rodou para oeste, o flanco esquerdo foi dominado mas no último relatório mantém-se a cabeça e o flanco direito e devem estar a ser bem alimentados pelo coberto vegetal e empurrados pelo vento. Situação terrível esta.

KFpe6B7.gif
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Nessa região ha muitas vezes incêndios com consequências físicas para bombeiros .

Essa região e problemática , os incêndios quando ficam sem controlo devastam grandes áreas , as condições meteorológicas nessa zona são terríveis muitas vezes .

Em Portugal há muitas maquinas a provocar incêndios , nunca há e responsáveis e as empresas nunca são chamadas a pagar os estragos.
A maioria da população não está sensibilizada para este tipo de ignição. Vejo muitas pessoas nesta altura do ano, usar motosserras nos seus pinhais para acumular lenha para o inverno e como é óbvio não levam um extintor. E este é só um exemplo de vários,há pouco tempo presenciei um senhor a proceder à limpeza de um Pinhal com um corta mato acoplado ao tractor e sempre que passava por cima de pedras era faíscas por todo lado e como é óbvio não havia qualquer extintor por perto.

E triste mas é a realidade que temos.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,167
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A maioria da população não está sensibilizada para este tipo de ignição. Vejo muitas pessoas nesta altura do ano, usar motosserras nos seus pinhais para acumular lenha para o inverno e como é óbvio não levam um extintor. E este é só um exemplo de vários,há pouco tempo presenciei um senhor a proceder à limpeza de um Pinhal como um corta mato acoplado ao trator e sempre que passava por cima de pedras era faíscas por todo lado e como é óbvio não havia qualquer extintor por perto.

E triste mas é a realidade que temos.

Enquanto não houver legislação, fiscalização e condenações por estes crimes por negligência, claro que continua tudo na mesma.

A situação em Mogadouro agrava-se, a nuvem de fumo detectada no radar adensa-se e está cada vez maior.
RIkx3hy.gif


O último relatório mantém o mesmo estado, com a chegada da noite os meios aéreos serão desmobilizados.

Vs9mK6d.gif


Entretanto o vento aumenta.

fLBCbj0.gif


:angry:
 
Última edição:

dASk

Nimbostratus
Registo
7 Out 2010
Mensagens
832
Local
Moita, Setúbal
Boa tarde! Gostava de estar enganado e que a visão me traísse mas tenho quase a certeza que vislumbro um incendio significativo no parque natural da Arrábida e penso que seja na encosta virada para o mar. Há anos que não via a imagem que estou a ver aqui de minha casa....
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,167
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa tarde! Gostava de estar enganado e que a visão me traísse mas tenho quase a certeza que vislumbro um incendio significativo no parque natural da Arrábida e penso que seja na encosta virada para o mar. Há anos que não via a imagem que estou a ver aqui de minha casa....

Daqui de Carcavelos, onde tenho uma vista completa sobre a serra, de noroeste claro, não avistei fumo local, apenas o que virá de outros incêndios e já estabilizou numa camada horizontal.

O último relatório de Mogadouro é idêntico aos dois ou três anteriores, no entanto, no radar a nuvem de fumo diminuiu significativamente depois do máximo entre a 20:00 e as 20:30.

zn6X57h.gif



O vento médio por essa altura tinha aumentado para 28 Km/h de W.

exV43xe.gif


9 meios aéreos estiveram envolvidos, agora desmobilizados pela noite.

Se este vento continuar, e parece estar cada vez mais intenso, o controle vai ser muito difícil durante a noite.

Nos dias anteriores, foi por volta desta hora, um pouco antes até, que o vento atingiu o pico de intensidade diminuindo a partir daí até de manhã. No entanto a direcção era diferente, ontem e anteontem foi de NW, mas na 6ªfeira também soprou forte de SW e teve o pico à mesma hora de hoje e tinha rodado para W, depois voltou para SW mas já diminuindo.

Portanto, em princípio, hoje terá já começado a diminuir de intensidade, esperemos bem.

qKt1F34.gif
 
Última edição:

dASk

Nimbostratus
Registo
7 Out 2010
Mensagens
832
Local
Moita, Setúbal
Alguém me consegue explicar porque são retirados incêndios do histórico diário? O incêndio de Setúbal que referi e como foi aqui postada a imagem do site da prociv desapareceu do historico diário como é que isso pode acontecer? ...
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,167
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Alguém me consegue explicar porque são retirados incêndios do histórico diário? O incêndio de Setúbal que referi e como foi aqui postada a imagem do site da prociv desapareceu do historico diário como é que isso pode acontecer? ...

Apenas posso confirnar que realmente já não consta do histórico e que estava lá anteriormente. Não sei qual é a explicação.

Entretanto o relatório da situação em Mogadouro às 22:00h é igual ao anterior.

Uma hora atrás houve uma ligeira diminuição do vento, mas continuava extremamente nefasto para o controle desta tragédia, 26 Km/h e mantém-se de oeste.

Há cerca de vinte minutos o eco de radar da nuvem de fumo quase desaparecera, neste momento aparece misturado com outros ecos, provavelmente nuvens mesmo ou ruído.
 
Última edição:

DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,218
Local
Coimbra
Bombeira ferida no Mogadouro transferida do Porto para Coimbra

Duas bombeiras, de 50 e 24 anos, ficaram feridas no combate ao incêndio que lavra no Parque Natural do Douro Internacional e foram helitransportadas para o Hospital de S. João, no Porto. Uma delas vai ser levada para os Hospitais da Universidade de Coimbra.

Notícia completa