Seguimento Incêndios - 2015

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,293
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Provavelmente foi reacendimento! O problema, um deles vá, é que quando deixa de haver labaredas o pessoal acha que o incendio acabou...depois não tem em atenção a previsão meteo das horas seguintes, logo zonas que arderam mal consolidadas facilmente reativam!

Neste momento se quiser fazer uma queima em grande parte do território (incluindo estes concelhos) posso faze lo! Nada na lei me impede!

Provavelmente no sábado até fogo controlado poderemos fazer...a questão é mais complexa e combate se muito mal incêndios em Portugal, muito mal mesmo...

Sinceramente não estou a gostar do teor das tuas mensagens.
 


AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,182
Local
Baião
http://lance-modis.eosdis.nasa.gov/imagery/subsets/?subset=Europe_3_01.2015092.terra.721.250m

Vejam esta brutalidade em Sever do Vouga...não vos parece igual aos de 2013 um pouco mais a sul (no caramulo)?!

1hQnB8o.jpg
 
Editado por um moderador:

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
muito fumo para este/sudoeste devem estar vários incêndios a deflagrar neste momento..
é visível uma coluna de fumo para os lados de arouca ao talvez albergaria!?!
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,933
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Vejo neste momento uma coluna de fumo denso para os lados de Valongo e outra coluna para NE direcção de Braga, para SE muito fumo também, aqui na minha zona está uma bruma amarelada com cheiro a fumo trazido pelo vento de Leste. :angry:
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
A questão dos incêndios também passa pelo bom senso e valores de cidadania .

E , sinceramente , muita gente tem falta desses valores . Mesmo que a lei não proíba ou seja omissa , fazer uma queimada com o vento seco a soprar do quadrante Leste e de alguem que não joga com o baralho todo .:buh::buh:
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,182
Local
Baião
A questão dos incêndios também passa pelo bom senso e valores de cidadania .

E , sinceramente , muita gente tem falta desses valores . Mesmo que a lei não proíba ou seja omissa , fazer uma queimada com o vento seco a soprar do quadrante Leste e de alguem que não joga com o baralho todo .:buh::buh:
Não necessariamente...o problema, ás vezes, não esta em fazer a queima (não queimada, essas tem que ter técnico de fogo controlado a acompanhar), mas sim na falta de medidas de precaução!
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Infelizmente nos meios rurais a falta de formação e a falta de conhecimento sobre a influencia dos vários factores que levam a estas situações ainda é muito comum. Por isso é que eu acho nestas situações não se deve só mostrar imagens de incêndios na comunicação social mas também tentar sensibilizar as populações com algumas recomendações, sobre o que se deve evitar para que os incêndios não aconteçam.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Aqui no Minho , o pior período de incêndios no inicio da primavera foi , sem duvida , 2012 .

Só que nesse ano , o padrão mudou em abril radicalmente , veio muita chuva e acabaram os incêndios .

Este ano , para já as previsões são péssimas , anteriormente eu já tinha alertado para os perigos de um inverno ainda assim com alguma chuva mas uma primavera seca . E muito perigoso esta situação no Litoral Norte , nomeadamente ao nivel de incêndios .




Também digo se se confirmar um abril super seco sera altamente invulgar , ( embora não seja anormal pois ciclicamente pode ocorrer ) , pois no Minho , mês de abril sem chuva e como o Alentejo sem calor no verão ou Trás - Os - Montes sem frio no inverno !
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,182
Local
Baião
Como se esperava, ainda que por reação (infelizmente) em vez de antecipação...ANPC decreta Alerta Amarelo para o dispositivo...agora corre se atrás do prejuizo, mas mais vale tarde que nunca!
 
  • Gosto
Reactions: CptRena