Seguimento Incêndios - 2015

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Claro...mas reparem quanto custou uma brincadeira destas??? Tantas vezes leio neste forum as legitimas preocupações de alguns com dinheiros gastos...pergunto e agora???
Por um terço tinham realizado o mesmo trabalho, exatamente o mesmo!!! Sem canadairs, fireboss, sem 300 operacionais...não me surpreende, sinceramente não, porque a ANPC e bombeiros sempre tiveram o "dom" de promover este genero de "espetaculo"...quando souber a área ardida volto a comentar pois parece me que este foi o incêndio com um custo por hectar mais elevado da Europa!
 
  • Gosto
Reactions: PedroMAR


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Claro...mas reparem quanto custou uma brincadeira destas??? Tantas vezes leio neste forum as legitimas preocupações de alguns com dinheiros gastos...pergunto e agora???
Por um terço tinham realizado o mesmo trabalho, exatamente o mesmo!!! Sem canadairs, fireboss, sem 300 operacionais...não me surpreende, sinceramente não, porque a ANPC e bombeiros sempre tiveram o "dom" de promover este genero de "espetaculo"...quando souber a área ardida volto a comentar pois parece me que este foi o incêndio com um custo por hectar mais elevado da Europa!

Fala-se em 53 Hectares.
Aquilo estava um pandemônio, nortada violenta...não tens noção.
 

dASk

Nimbostratus
Registo
7 Out 2010
Mensagens
832
Local
Moita, Setúbal
Concordo plenamente com o AjB. Foi muito show off, porque sabiam perfeitamente do impacto que ia ter nos media um incêndio na AML, farto-me de ver registos de incêndios a por em risco habitações principalmente nas zonas do interior e pra porem 300 operacionais no local é preciso a situação ser quase catastrófica. O incêndio de Tomar este ano também tinha ventos violentos e casas em perigo e quanto tempo foi preciso para meter no local capacidade de combate? pra não falar que não arderam 50 hectares foram quase 2000.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
AJB... acho que tens uma grande parte da razão aqui.

Olhando aos números há muita coisa para compreender neste incêndio. Num pinhal de Vilamoura lá no meio das vivendas não conseguias juntar 300 bombeiros nem muito menos aviões.
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
O facto de haver quase 300 operacionais deve se também à enorme disponibilidade de recursos humanos/materiais num raio muito curto! Mas que isto é muito show off é! Havia muitas edificações habitadas? Havia! Mas 4 meios aéreos...2 pesados e 2 médios...por favor, haja paciência!
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
300 bombeiros deve ser o total de bombeiros disponíveis no Algarve para combater incêndios... Bragança terá menos certamente.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,961
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Concordo plenamente com o AjB. Foi muito show off, porque sabiam perfeitamente do impacto que ia ter nos media um incêndio na AML, farto-me de ver registos de incêndios a por em risco habitações principalmente nas zonas do interior e pra porem 300 operacionais no local é preciso a situação ser quase catastrófica. O incêndio de Tomar este ano também tinha ventos violentos e casas em perigo e quanto tempo foi preciso para meter no local capacidade de combate? pra não falar que não arderam 50 hectares foram quase 2000.

Concordo, por vezes há uma grande dispersão (ou má gestão de meios) , incêndios não assim tão graves têm logo uma grande disponibilidade e por vezes exagero de meios, enquanto outros momeadamente no interior do Pais, mais extensos, graves e perigosos para as populações, os meios são por vezes escassos e demoram a chegar, nomeadamente ao nivel de meios aéreos.

Não sei se é indisponibilidade, falta de meios, incompetência, mas algo não bate certo aqui quando um incêndio relativamente pequeno mobiliza uma tão grande quantidade de meios.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
tal como os militares... na fase crítica toda essa massa de bombeiros acantonada em Lisboa e no Porto nos chamados grupos de reforço que estão a centenas de quilómetros dos locais que interessam deviam passar 3-4 meses em Viseu, Bragança, etc onde não há efectivos...

mas como sabem eu vivo noutro país.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Eh pa... Tudo bem que a quantidade de meios envolvida em incêndios em zonas "nobres" comparada com outras "remotas" é desproporcional, e se pode chamar "injusta". Mas o problema está em haver falta de meios, e proximidade de recursos nessas zonas ditas "remotas". Não me parece que seja justo dizer o oposto, de haver "meios a mais" numa zona menos "remota". Então se estão em perigo casas, não é legítimo atacar o fogo com tudo o possível, especialmente estando ele a avançar rapidamente graças à nortada? Independentemente de ser uma área extensa ou não em ha...
Até pode arder só 1 ha, e se for a casa de algum de nós em específico? Vamos compreender a não utilização de meios pesados para salvar a nossa casa visto ser um incêndio "pequeno"???

Está bem, então se arder o centro de Lisboa ou do Porto ou de alguma outra cidade, com danos pessoais e materiais imensos, vamos também dizer que foi um incêndio insignificante? Sim claro, foi uma área pequena em ha, logo não tem relevância...
Há que ser razoável.......
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
vamos aguardar pelas conclusões... se é que existem conclusões a tirar. Senão existem, tudo bem. Temos tido alguma sorte com o verão difícil que estamos a passar.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,223
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Claro...mas reparem quanto custou uma brincadeira destas??? Tantas vezes leio neste forum as legitimas preocupações de alguns com dinheiros gastos...pergunto e agora???
Por um terço tinham realizado o mesmo trabalho, exatamente o mesmo!!! Sem canadairs, fireboss, sem 300 operacionais...não me surpreende, sinceramente não, porque a ANPC e bombeiros sempre tiveram o "dom" de promover este genero de "espetaculo"...quando souber a área ardida volto a comentar pois parece me que este foi o incêndio com um custo por hectar mais elevado da Europa!

Concordo plenamente com o AjB. Foi muito show off, porque sabiam perfeitamente do impacto que ia ter nos media um incêndio na AML, farto-me de ver registos de incêndios a por em risco habitações principalmente nas zonas do interior e pra porem 300 operacionais no local é preciso a situação ser quase catastrófica. O incêndio de Tomar este ano também tinha ventos violentos e casas em perigo e quanto tempo foi preciso para meter no local capacidade de combate? pra não falar que não arderam 50 hectares foram quase 2000.
300 bombeiros deve ser o total de bombeiros disponíveis no Algarve para combater incêndios... Bragança terá menos certamente.

Em termos de valor por hectar, quanto valem os 50 hectares de Cascais que arderam? E os 2000 de Tomar? :p
Quanto custaria o prejuízo de uma casa que fosse engolida pelas chamas ali? E em Tomar?
Também há que ter isso em conta.

Por fim, também há que compreender que o número de bombeiros (e quartéis) é proporcional ao número de habitantes e não à área em hectares.
E se há muita disponibilidade, então há que mobiliza-la, para minimizar os danos.

Os custos em termos de deslocações devem ter sido bem baixos, visto que não houve necessidade de grandes deslocações.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
300 bombeiros não é falta de coordenação dos meios? É sempre possível meter 50 pessoas num mini.

em 2011 chegaram a andar 1000 bombeiros por aqui... mas isso deu demissões e livros brancos sobre os 26 mil Ha que arderam.