Seguimento Incêndios - 2015

ruijacome

Cumulus
Registo
16 Nov 2009
Mensagens
190
Local
Cascais
Concordo é muito com o que dizes mas um veículo não leva cerca de 1600L mal a mal um vlci, e é com a nova estrutura, porque com a antiga são 500L , agora tanto faz um VFCI ou um VRCF dependendo do caudal que estejas a usar dura em média 20/30m
Ps: não te estou a criticar mas sim uma retificação

OS VFCI's ou VRCI's tem as mesmas capacidades de agua, o que muda é o chassis se é rigido ou não, de qualquer forma a designação VRCI já não existe segundo a NOP 5101/2015

De qualquer forma os VFCI's mais novos é que tem cerca de 3000 litros de agua .. E os que estavam no TO não são dos mais novos nem de perto :)

Em 10 minutos os 1800 Litros (que seja) em combate com linhas de 45 como o caso obrigava, desapareciam e desapareceram num instante..
 


ruijacome

Cumulus
Registo
16 Nov 2009
Mensagens
190
Local
Cascais
Lá está.. Não conhecem a zona, não podem avaliar o que era necessário ou não.. E sim foi necessário atacar com 45 para tentar dominar e proteger as habitações e o Canil municipal junto à zona onde começou o incendio.
 

robinetinidol

Nimbostratus
Registo
30 Jun 2015
Mensagens
608
Local
Fátima / Coimbra
Parece que em Nisa a situação está complicada. Começou há 10 minutos e tem 70 bombeiros. Loulé (31) , Cartaxo (34) também está sério, não tanto como em Beja (70). Incêndio em Ponte-de-Sôr dominado (70)
 

vagas

Cumulus
Registo
30 Set 2009
Mensagens
215
Local
Évora / Montemor-o-Novo
Bem eu não conheço a zona nem sei quantos meios estiveram estiveram no TO, mas aposto que lá estavam meios aéreos, então qual o papel do meio aéreo no TO? Não é só mandar baldadas para as estatísticas, um papel muito importante é o REVIS e se bem sei pode ser muito útil atempadamente , ele mais que ninguém consegue dizer o que se passa no TO com essa informação cabe ao COS delinear a estratégia no combate, na minha opinião poupavas tempo de bomba e água, se o heli fizer descargas no local das habitações e lá estar uns carros com linhas de 25, não achas que poupavas água necessária para outro local? Não quero que intérpretes isto ml estamos só a debater, também sei que quem está por fora fala e quando se está no local as coisas não funcionam assim
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Combate a incêndios florestais/ rurais com linhas de 45? Isso são casos extremos, e em situações de risco de vida... Na minha opinião um desperdício de água
Tens que explicar ao nosso companheiro dos Bombeiros de cascais porque ele isso não entende...é que aquilo não era um incêndio industrial...enfim...
 
  • Gosto
Reactions: PedroMAR

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Obrigado pela informação aqui partilhada, é de saudar a paciência que tens...
Nem sempre tem razão aquele que diz/escreve aquilo que gostamos de ouvir/ler ou que nos dá jeito!
Mas cada um fica na sua verdade ou naquela que lhe parece tal...
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
So uma questão para o ruijacome: ha quantos anos voÇês não tinham aí um incêndio destes (refiro me à área)?
 

vagas

Cumulus
Registo
30 Set 2009
Mensagens
215
Local
Évora / Montemor-o-Novo
Tens que explicar ao nosso companheiro dos Bombeiros de cascais porque ele isso não entende...é que aquilo não era um incêndio industrial...enfim...
Epa eu nem é a questão de ser um IF rural mas acho que é mandar água a mais, não estou a criticar nem quero ser mal interpretado mas a malta das grandes cidades não está tão calejada em IF como a malta do Norte ou Malta do interior, temos que ser realistas numa coisa , sê falarmos de incêndios urbanos a malta das grandes cidades da o bailhinho a malta da província, mas se falarmos em incêndios rurais ou florestais não estão tão avontade...
 
  • Gosto
Reactions: PedroMAR

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Só uma questão: os Canadair estavam com base em Seia e vieram exclusivamente para Cascais para combater o incêndio?