Seguimento - Incêndios 2016



Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre
Infelizmente ainda há muito para arder... Sinceramente nestes meus 17 anos de vida não me lembro de um mês assim. Talvez 2003 tenha sido pior mas só tinha 4 anos...

2003 e 2005, com 425.839 Ha e 339.089 Ha respectivamente... Estamos já próximos dos 110.232 ha de 2012

Fonte: http://www.pordata.pt/Portugal/Incêndios+florestais+e+área+ardida+–+Continente-1192

@Tiagolco infelizmente tenho que dizer uma coisa: teremos de nos habituar, pois se não houver é por uma de duas razões. A primeira são as condições atmosféricas favoráveis como em 2008 e 2014; a outra é quando não houver mais nada para arder.
 

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Série de imagens satélite desde Domingo dia 7 até hoje :


28920080415_2fa72bd483_o.jpg
 
Última edição:

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
2003 e 2005, com 425.839 Ha e 339.089 Ha respectivamente... Estamos já próximos dos 110.232 ha de 2012

Fonte: http://www.pordata.pt/Portugal/Incêndios+florestais+e+área+ardida+–+Continente-1192

@Tiagolco infelizmente tenho que dizer uma coisa: teremos de nos habituar, pois se não houver é por uma de duas razões. A primeira são as condições atmosféricas favoráveis como em 2008 e 2014; a outra é quando não houver mais nada para arder.
Concordo, mas enfim é triste ver tantas zonas tão bonitas que nunca visitei simplesmente a converterem-se em cinzas...
 
  • Gosto
Reactions: Dias Miguel

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
:shocking:

Nunca vi um gráfico tão chocante, em 3-4 dias cresceu exponencialmente...e ainda vamos no inicio do mês. :( 2016 vai a caminho de ter a área mais ardida dos últimos 10 anos
Significa obviamente que foi ultrapassada a capacidade de resposta dos nossos bombeiros. Infelizmente os pedidos de ajuda, novos fogos e reacendimentos foram tantos que basicamente a prioridade em muitos casos foi de proteger as casas.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,213
Local
Coimbra
Hoje houve vários "reacendimentos" em Castanheira de Pera. É incrível como com vento muito fraco surgem vários focos de incêndio na serra, inclusive em zonas onde já nem o sol batia. Só pode ser fogo posto.
Ao fim da tarde a situação complicou-se de novo, do lado oposto ao que ardeu ontem, mas acabou por ser controlado.
Durante todo o dia havia elementos dos Bombeiros, Exército, Sapadores Florestais e GNR a cavalo a percorrer a zona em constante vigilância. Estavam presentes CB de Óbidos e Caldas da Rainha.

No fogos.pt aparecem 2 meios terrestres e 5 meios humanos, o que é estranho para um incêndio de 4 horas...
É gaffe com certeza.
Deve ser erro da protecção civil, que não actualiza as informações. Tenho reparado que vários incêndios estão várias horas "em curso" com 1 ou 2 meios terrestres e meia dúzia de homens. E por vezes há ocorrências que nem aparecem no mapas, outras aparecem como ocorrências mas não passaram de chamadas falsas ou falso alarme.
 

huguh

Cumulonimbus
Registo
1 Out 2015
Mensagens
2,799
Local
Godim - Peso da Régua (93m)
É gaffe (infelizmente são generalizadas). Como podes ver não há meios no terreno.

EDIT: Alenquer em Resolução

eu no ano passado (ainda era a antiga maneira de consultar os incêndios, clicando no dia e mês), cheguei a questionar sobre esse problema por email à ANPC, na altura muitos incendios apareciam e depois desapareciam misteriosamente, e a resposta na altura do 2º comandante nacional foi que muitas vezes os incêndios eram lá colocados quando recebiam as chamadas de alerta e depois quando se chegava ao local ou era falso alarme ou então não era incendio florestal, mas sim queima de resíduos ou outras coisas do género
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Populações da Calheta podem ficar sem água potável dentro de 24 horas




Calheta (Madeira), 11 ago (Lusa) -- Os incêndios na Calheta, na Ilha da Madeira, afetaram o abastecimento das estações de tratamento de água e, por isso, a autarquia apela à população para que a poupe, sob pena de poderem ficar sem água potável.

Os incêndios continuavam ativos esta noite na Calheta, mas já não existem habitações em risco, uma vez que o fogo está concentrado numa zona de vegetação, relatou à Lusa o presidente da Câmara Municipal da Calheta, Carlos Teles, que agora está mais preocupado com a eventual falta de água potável no concelho.

"Por favor, as pessoas não gastem água mais do que a suficiente ou urgente, porque a água está a fazer-nos muita falta e, neste momento, a água potável não está a ser abastecida nas estações de tratamento", apelou o autarca, em declarações à Lusa.

Se a situação se mantiver por mais 24 horas "vamos ter problemas com o abastecimento de água potável", vaticinou Carlos Teles, acrescentando que os mais afetados serão as cerca de 1.500 pessoas que vivem nas freguesias de Prazeres e de Estreito da Calheta.

Às 22:00 de hoje, havia uma frente de incêndio na zona alta da freguesia dos Prazeres, "difícil de controlar", que estava a ser combatida por cerca de 150 homens, apoiados por 14 viaturas e um posto móvel da Proteção Civil.

"Temos muitos meios no terreno", disse Carlos Teles, acrescentando que estão também no local elementos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e da Cruz Vermelha, assim como cinco máquinas escavadoras que esta noite estão a limpar e a alargar alguns caminhos florestais de terra batida.

O autarca garantiu à Lusa que a limpeza dos caminhos florestais é realizada normalmente, mas "a rede de caminhos florestais é muito grande" e a "vegetação muito densa".

O trabalho de alargamento do caminho florestal que hoje está a ser feito "é uma situação de recurso, que alarga também o perímetro de segurança".

"Esta é uma luta inglória", desabafou o autarca, que tem esperança "que a noite ajude", já que as temperaturas estão a descer e a intensidade dos ventos está a diminuir.

Depois de esta semana ter aberto o Pavilhão Gimnodesportivo da Calheta para acolher desalojados e 52 turistas, o autarca já conseguiu fechar o pavilhão e resolver a situação de todas as pessoas -- os turistas foram transferidos para outras unidades hoteleiras.

Quanto aos prejuízos provocados pelos incêndios, Carlos Teles diz que esse é um trabalho que ainda levará alguns dias a estar concluído.



SIM // ARA

Lusa/Fim
http://24.sapo.pt/article/lusa-sapo...dem-ficar-sem-agua-potavel-dentro-de-24-horas
 
  • Gosto
Reactions: rokleon

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,116
Local
Belas
RTP

23h30 - O ponto da situação

Às 23h30 de dia 11 havia 151 incêndios rurais no país que mobilizavam 4192 operacionais, 1316 veículos e um meio aéreo, de acordo com a página da Proteção Civil.

Aveiro, com 17 ocorrências mobilizava a maioria dos meios - 1358 operacionais. Porto registava o maior número de ocorrências (38), Viseu, como Aveiro, contabilizava 17 e Braga, 16. Incêndios importantes eram 10.

De acordo com o IPMA, o tempo quente vai manter-se mas o vento deverá diminuir nos próximos dias, o que poderá ajudar à resolução dos fogos. Os alertas à população e o apelo a que siga "rigorosamente" as instruções das autoridades, mantêm-se. O alerta laranja foi prolongado até domingo dia 14.

Itália e Espanha foram os únicos países a enviar meios aéreos e primeiro-ministro António Costa diz que mecanismo europeu de Proteção Civil está sobrecarregado devido a outros incêndios graves, nomeadamente em França. Costa admite necessidade de rever o mesmo mecanismo.

A ministra da Administração Interna considerou que legislação sobre crime de fogo posto tem de ser revista. E anunciou que Governo vai criar grupo de trabalho para fazer a reforma da floresta.

O Presidente da Câmara do Funchal, Paulo Cafôfo fez um primeiro balanço dos incêndios: 55 milhões de euros e 208 casas inabitáveis. O Governo anunciou que irá ajudar solidariamente a fase de reconstrução da Madeira mas António Costa, de visita à região autónoma, não se comprometeu com valores antes de uma avaliação dos estragos.

Na contabilidade da área ardida, em 11 dias arderam pelo menos 40.000 hectares. Há quatro anos que Portugal não ardia tanto.
 
  • Gosto
Reactions: rokleon

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
E olhar no Sat24 e ver o fumo a ser varrido para o Atlântico, os Canadairs estão a dar uma ajuda preciosa no combate aos incêndios que restam :) .
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Dois aviões russos a caminho para ajudar no combate aos fogos

Aviões anfíbios Beriev chegam nesta madrugada e juntam-se ao dispositivo no sábado. Podem levar até 12 mil litros de água.



Um Beriev Be-200 em acção REUTERS/NOVA WAHYUDI/ANTARA

Dois aviões pesados russos chegam na madrugada deste sábado a Portugal para reforçarem o dispositivo de combate a incêndios, avançou ao PÚBLICO fonte oficial do Ministério da Administração Interna. Os aviões, dois Beriev Be-200 Altair com capacidade para transportar até 12 mil litros de água, ficarão estacionados na base aérea de Monte Real (Leiria) e estarão operacionais a partir de amanhã.

A chegada destes aviões anfíbios surge depois de Portugal ter pedido ajuda à Federação Russa ao abrigo de um acordo bilateral de protecção civil assinado em 1998 entre os dois países. Já noutras ocasiões a Rússia enviou estas aeronaves usadas para combate a incêndios, busca e salvamento, patrulha marítima, carga e transporte de passageiros, que podem levar até 37 toneladas de carga e 12 mil litros de água em cada turno de aquaplanagem.

Os dois Beriev juntam-se a outras cinco aeronaves chegadas nos últimos dias do estrangeiro para reforçarem o dispositivo nacional que por estes dias tem combatido centenas de fogos por todo o país, em especial na região Norte. Na quarta-feira, dia em que o Governo português pediu formalmente ajuda aos parceiros europeus através do mecanismo europeu de protecção civil, dois Canadair chegaram de Espanha para acudir aos fogos no distrito de Viana do Castelo. Já ontem aterraram mais três Canadair, um de Itália e dois de Marrocos, que se vieram juntar aos 47 meios aéreos que Portugal tem à disposição nesta que é a época mais crítica de fogos florestais.

Fonte