Seguimento - Incêndios 2017



Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
"Onda terrorista" organizada na origem dos incêndios em Portugal

O presidente da Liga dos Bombeiros, Jaime Marta Soares, considera que há uma "onda terrorista devidamente organizada" que provoca incêndios florestais.

Depois de uma audiência com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, Jaime Marta Soares não classifica de incompetência política o tempo em que foi feito pelo Governo o pedido de ajuda dos meios aéreos, mas admite ter sido "um erro estratégico".

http://www.jn.pt/nacional/interior/...origem-dos-incendios-em-portugal-5335608.html

Já aqui á umas semanas atrás já eu tinha referido que esta "onda" de incendios se podiam assumir como atentados, para a nossa população e para a nossa floresta, afinal parece que não sou o único a partilhar da mesma opinião.
Mas quando será que isto tem fim, será quando vier a chuva, ou quando já não houver mais nada para queimar, mas como parece que a chuva ainda não virá a curto prazo, infelizmente acho que aposto na segunda hipótese.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Vila de Rei é finalmente ocorrência significativa. Sem número de frentes.

QAh3TcT.png


Aldeia das Dez tem 3 horas de atraso para ser ocorrência significativa.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Incêndios: Situação continua "muito preocupante" em Parada do Pinhão
13 ago 2017 21:42

O presidente da Câmara de Sabrosa mostrou-se hoje preocupado com o incêndio que já queimou uma vasta área de pinhal e cercou a aldeia de Parada do Pinhão, onde atingiu três casas e alguns idosos foram retirados por precaução.

Domingos Carvas disse à agência Lusa que a situação no terreno “continua muito mal” e que o fogo avança em três frentes, lamentando não haver mais meios disponíveis para reforçar o combate.

Essa foi, afirmou, a informação que lhe foi transmitida pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

O fogo deflagrou cerca das 13:00, junto à Autoestrada 4 (A4), chegou a ser dado como dominado, mas reativou-se com muita intensidade e empurrado pelo vento forte e cruzado e seguiu em direção a três aldeias: Vilarinho de Parada, Parada do Pinhão e Paredes.

A situação mais grave é a de Parada do Pinhão, aldeia onde arderam “três casas contíguas”, não se sabendo ainda se eram de primeira habitação, e algumas pessoas, idosas e acamadas, foram retiradas, por precaução por causa do fumo, para a igreja, uma escola primária de outra localidade vizinha e ainda para o Lar Miguel Torga, em São Martinho de Anta.

Segundo informações recolhidas na localidade, as chamas atingiram ainda um armazém de lenha, que abastecia uma panificadora, e ardeu ainda um trator e um carro.


A Estrada Nacional 15 (EN15), entre Parada do Pinhão e o nó da Balsa da A4, está cortada ao trânsito devido ao incêndio.

Domingos Carvas referiu que foram as projeções que levaram o fogo até esta aldeia, numa altura em que os meios estavam empenhados no combate a outra frente.

“Foi tudo muito rápido e três aldeias em simultâneo e foi difícil arranjar meios para todas as aldeias e todas separadas umas das outras”, frisou.

O autarca disse esperar que o vento, que sopra com menos intensidade, permita dominar o incêndio durante a noite, no entanto frisou que “há ainda muito, muito trabalho pela frente”.

Em Vilarinho de Parada, o fogo queimou terrenos agrícolas, armazéns e aproximou-se das casas.

Domingos Carvas salientou o telefonema solidário do Presidente da República.

Segundo a página da Internet da ANPC, estão mobilizados para este incêndio cerca de 230 operacionais e 60 viaturas.
http://24.sapo.pt/atualidade/artigo...ontinua-muito-preocupante-em-parada-do-pinhao
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

JCARL

Cumulus
Registo
29 Nov 2010
Mensagens
416
Local
Vila Velha de Ródão
Nas última 2 fotos havia 2 fontes de fumo, que são os 2 ou 3 fogos permanentes (quase 365 dias do ano) da unidade "ecológica" e de "energia verde de biomassa" denominada de Centroliva, unidades essas tanto em voga em Portugal.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego