Seguimento - Incêndios 2017

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Mais uma vítima mortal. 58 mortos e 54 feridos
Nova atualização do número de mortos e feridos, há mais uma vítima mortal — há 58 mortos e 54 feridos.

Vai haver nova atualização às 13 horas.

Apelo do secretário de Estado da Admistração Interna, Jorge Gomes em situações destas: “não venham ver os fogos para a rua”.

Jorge Gomes diz que os meios aéreos não estão a poder intervir livremente mas estão a dar uma ajuda com o combate aos fogos.

“Duas frentes que se estão a render à nossa capacidade. Vamos dar luta e vamos tentar vencer”.
 
  • Gosto
Reactions: AJCS


FSantos

Nimbostratus
Registo
16 Ago 2006
Mensagens
688
Local
Gondomar (115m)
Vídeo amador mostra GNR a evitar que automobilistas se dirigissem para o fogo

Não consigo compreender como foi possivel deixarem tantos carros chegarem tão perto das chamas.

Imaginemos só que uma rajada de vento atirava o fogo sobre quem lá estava.

Como há ainda quem arrisque a propria vida à vista de tal cenário? Como há gente a tentar passar ao ver tanto fumo e fogo?!
 
  • Gosto
Reactions: AJCS e luismeteo3

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Seis estradas cortadas nos distritos de Leiria, Coimbra e Vila Real
Seis estradas nos distritos de Leiria, Coimbra e Vila Real estavam, cerca das 11h30 de hoje, cortadas ao trânsito devido à ocorrência de incêndios, informou fonte da Guarda Nacional Republicana (GNR).

De acordo com o oficial de serviço da GNR, o incêndio que deflagrou no sábado em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, está a provocar o corte do trânsito no IC8 – Itinerário Complementar 8, no nó da zona industrial, entre os quilómetros 90 e 84, e na EN2 – Estrada Nacional 2, em dois troços diferentes da via.

No distrito de Coimbra, o incêndio no concelho de Penela está a afetar a Estrada Nacional 347 e a Estrada Municipal n.º 1202, na localidade de São João do Deserto.

Ainda no distrito de Coimbra, está cortada a Estrada Nacional 112, no concelho de Góis, devido à ocorrência de incêndios na zona.

No distrito de Vila Real, está cortada a Estrada Municipal n.º 1275-2, no concelho de Sabrosa.

Segundo a GNR, três estradas nacionais, duas estradas municipais e um itinerário complementar estão hoje cortados devido à ocorrência de incêndios.

Agência Lusa
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
A única coisa que eu gostava de deixar aqui em forma de desabafo e comentário... É que mesmo sendo uma situação que não é "directa" a muitos, incluindo a mim, me deixa muito triste e que me causa um verdadeiro nó no estômago só de tentar imaginar sequer como terá sido tudo, momento a momento... Não sou de me comover muito mas desta vez rendo-me a isso, ninguém merece isto, a palavra "tragédia" não chega. As situações de que tenho conhecimento são indirectas, uma delas, uma amiga de um amigo meu perdeu 2 familiares e não tem quaisquer notícias dos outros. 2 familiares que a ajudaram a criar. A outra situação é de um bombeiro que só hoje de manhã se conseguiu contactar, e que diz que o fogo caminha na direcção da casa dele, encosta abaixo.

Sou daquelas pessoas que se tivesse possibilidade ia sem pensar duas vezes dar a minha ajuda, por mais inútil que fosse, mas dar a minha ajuda de forma consciente e civilizada, porque como todos já viram é uma situação em que, em certos momentos, pouco ou nada já se pode fazer. O pior, que me dá mesmo uma facada no coração, é ler/ver/saber que as pessoas morreram de uma forma horrível, talvez da mais horrível que possa haver...

Não interessa se é gente que me é desconhecida ou não, o que interessa é que estas pessoas tinham as vidas pela frente, e que nada fizeram para merecer acabar assim.

Deixo a minha palavra de força e coragem aos que tentam controlar a situação e que estão a dar mais do que aquilo que conseguem dar para que o inferno acabe. Não consigo dizer mais nada.............
 

AJCS

Cumulus
Registo
13 Mai 2012
Mensagens
331
Local
Pevidém - Guimarães (Alt. 150m)
Os nossos bombeiros e protecção civil merecem a nossa solidariedade e o nosso agradecimento, muitos dos bombeiros que nos socorrem nos momentos de aflição, são homens e mulheres voluntários, dão-nos o seu esforço e às vezes a vida, a eles a minha homenagem.

(Ainda hoje pelas 10,15h o CDOS (Centro distrital de operações de socorro) de Braga fez testes de comunicações, englobando todas as corporações de bombeiros e hospitais do distrito, e fazem isso com frequência sem relação directa com a tragédia de ontem)
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,557
Local
Braga, Merelim (70m)
Alguém me explica porque é que o IPMA simplesmente deixou de emitir o aviso de trovoada? É que já não o fazem há uma data de anos. Há uma série de coisas inexplicáveis nesta instituição que é o IPMA. Se não vão usar mais o aviso ao menos que o retirem da lista. Não é que iria fazer muita diferença, mas ao menos mostrariam alguma competência ao fazê-lo. Vejo esse aviso a ser emitido por toda Europa, inclusive na vizinha Espanha, e por cá, e no dia que mais faria sentido, chapéu. Num dia com temperaturas extremas, vento forte e previsão de trovoada, ficam a dormir à sombra. É uma vergonha. Noutro país qualquer emitiam logo um aviso e um comunicado à população até.

Estava um meteorologista a dizer na Sic que estas coisas são difíceis de prever, acredito, mas estava lá no site do IPMA a falar na previsão de trovoada, e todos aqui no fórum sabiam que ia haver.

Mesmo que isto da trovoada seca seja areia para os olhos, é uma palhaçada o IPMA ignorar tudo isto. Um país como o nosso merecia um serviço muito melhor. Desde que o Instituto de Meteorologia desapareceu, e vieram com a história do instituto do mar e afins, desapareceu a previsão meteorológica dignamente competente para Portugal. Triste.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Os meios no terreno: mais de 1.600 homens, quase 500 veículos e 15 meios aéreos
Mais de 1.600 homens, apoiados por 495 veículos e 15 meios aéreos combatiam pelas 12h00 de hoje cinco grandes incêndios que lavravam nos distritos de Castelo Branco, Coimbra, Leiria e Santarém, segundo dados da Proteção Civil.

De acordo com a informação divulgada na página na Internet da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), as chamas que deflagraram às 14h43 de sábado em Pedrógão Grande, distrito de Leiria, mobilizavam ao meio-dia 690 operacionais, 216 veículos e quatro meios aéreos.

O número de pessoas que morreram naquele incêndio florestal aumentou para 58, disse hoje o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes. No distrito de Coimbra, 377 homens, apoiados por 113 veículos e seis meios aéreos, combatem o fogo que deflagrou sábado às 14h52 numa zona de floresta na freguesia de Álvares, concelho de Góis.

Ainda naquele distrito, as chamas que lavram no concelho de Penela, freguesia de Espinhal, estão a mobilizar 163 homens, 49 veículos de um meio aéreo. Cento e oitenta e seis homens, 57 veículos e três meios aéreos estão a combater o fogo que deflagrou no sábado, às 18h09, numa zona de mato da freguesia de Orvalhos, concelho de Oleiros, distrito de Castelo Branco.

Apesar de já estar em fase de resolução, o incêndio que deflagrou no sábado às 20h09 numa zona de floresta em Ferreira do Zêzere, distrito de Santarém, ainda está a mobilizar no terreno 216 homens, 60 veículos e um meio aéreo. A ANPC considera incêndios em resolução aqueles que já não apresentam perigo de propagação para além do perímetro já atingido.
 
  • Gosto
Reactions: david 6

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
"É provável" que número de mortos aumente, diz ministro da Saúde
O ministro da Saúde está em Coimbra onde disse que os Hospitais da Universidade de Coimbra “responderam muito bem” aos primeiros momentos e que lá estão internadas seis pessoas “em situação considerada muito grave, nos cuidados intensivos e nos queimados”. Adalberto Campos Fernandes foi questionado sobre a eventual subida do número de vítimas mortais, no incêndio de Pedrógão Grande: “É provável [que o número aumente], esperemos que não. Há um empenho dos profissionais de saúde para o evitar, mas há doentes internados em situação muito difícil“.

O ministro e o secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, estão em Coimbra “para garantir que o dispositivo está em condições de apoiar os que estão no terreno, bombeiros e proteção civil”. “O dispositivo tem funcionado bem”, garantiu Adalberto Campos Fernandes que disse ainda que à tarde estará em Lisboa, nos Hospitais de Santa Maria e São José, “para garantir que os hospitais da rede do Serviço Nacional de Saúde, em colaboração com o INEM e a Proteção Civil, estão a dar a resposta que devem dar e estão a dar com toda a qualidade”.