Seguimento - Incêndios 2017

huguh

Cumulonimbus
Registo
1 Out 2015
Mensagens
2,799
Local
Godim - Peso da Régua (93m)
Uma noção da proximidade dos vários incêndios

agihhkU.jpg
 


luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
"Estão a levantar-se outra vez ventos cruzados"
O secretário de Estado da Administração Interna disse que os operacionais estão neste momento “muito preocupados porque se estão a levantar ventos cruzados”, num “cenário como o de ontem. Foi aí que se deu a grande explosão”.

Jorge Gomes também repetiu que, de acordo com a primeira análise da Polícia Judiciária, “foi um raio de trovoada seca que rachou uma árvore e aí iniciou-se tudo o que se propagou”. O governante diz que os operacionais no terreno estão com “dificuldade em atuar. Mas estamos a utilizar os meios que as circunstâncias nos permitem. Não vamos lamentar se deviam estar todos ou não. Estamos a lutar e vamos vencer esta luta”.
 
  • Gosto
Reactions: AJCS

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
PJ ainda está a avaliar se há mais vítimas em aldeias adjacentes à estrada nacional
O número de vítimas mortais pode ainda estar longe de estar fechado, já que há aldeias junto da estrada nacional 236 onde as autoridades ainda estão a fazer o levantamento dos danos. A Polícia Judiciária ainda está a fazer “o levantamento e recolha de vestígios, relativamente a corpos dispersos por vários locais. Não está concluído esse processo”, disse à RTP o Diretor da Polícia Científica, Carlos Farinha.

O responsável da PJ disse que os 30 corpos das vítimas encontradas até agora naquela zona — pessoas que ficaram encurraladas pelo fogo na estrada nacional — vão ser transladados por um camião da Proteção Civil para o gabinete de medicina legal, em Coimbra, para serem autopsiados.
 
  • Gosto
Reactions: AJCS

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,811
Local
Menorca
Tiene pinta de que, acompañando a las tormentas secas, pudo acontecer algún frente de racha intenso o un reventón seco. En todo caso, algún fenómeno generador de un viento seco, repentino y muy fuerte.

Así está la cosa con datos del MODIS:
DCmWKi6WAAA19m3.jpg:large


Muy afectados desde medios especializados españoles en incendios forestales:



2IpNTj1Z_400x400.jpg

https://twitter.com/Preven_IIFF_CV
https://twitter.com/AT_Brif
 

Teya

Cumulus
Registo
27 Set 2014
Mensagens
340
Local
Olival Basto / Odivelas/ Lagos
Isto é uma tragédia, no verdadeiro sentido da palavra, e julgo ser neste momento desnecessário acusar seja quem for por culpa do que se passa/passou, porque duvido que quem lá está, sejam autoridades, bombeiros, civis não estejam a tentar fazer o melhor que podem/sabem. A prevenção essa sim falha sempre, mas isso já é um problema que tem que ser pressionado por todos para que algo mude no nosso país.
De resto, o sentimento que tenho, é como já foi expressado por alguns aqui no fórum, de dor e piedade pela perda horrível de inúmeras vidas humanas, animais e floresta.
Bem hajam a quem está a lutar estes incêndios.

Acho que neste momento a única forma de ajudar é doar ao quartel de bombeiros mais próximo águas e sumos, pois não é sensato ir para lá tendo em conta as condições presentes.


Edit:
Os bombeiros que estão a combater o fogo em Pedrógão Grande precisam de ajuda com água, frutas e outros bens alimentares. Quem estiver na zona poderá entregar as suas contribuições com estes bens em qualquer quartel de bombeiros de Leiria, especialmente nos quartéis de bombeiros de Figueiró, Castanheira ou Pedrógão.
Podem também entregar os bens na base do INEM em Avelar, no cruzamento do IC8 com IC3.
Edit 2:
Nos quarteis do distrito de Leiria estão também a pedir lençóis, cobertores e almofadas. No quartel da Marinha Grande podem também ser entregues roupas e calçado para quem perdeu tudo
Neste momento estão a aceitar em qualquer quartel do país!! Ajudem se poderem!
 
Última edição:

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Abertos todos os centros de saúde da área atingida pelos incêndios e concelhos vizinhos
A Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro abriu todos os centros de saúde da área atingida pelos incêndios florestais e concelhos envolventes, disse à Agência Lusa o presidente da ARS Centro, José Tereso.

A decisão, que foi tomada ao final da manhã, envolve os centros de saúde de, pelo menos, 12 municípios dos distritos de Leiria, Castelo Branco e Coimbra, adiantou a mesma fonte.

A medida visa facilitar a prestação de cuidados de saúde às populações atingidas pelos fogos, acrescentou José Tereso.

Lusa
 

Teya

Cumulus
Registo
27 Set 2014
Mensagens
340
Local
Olival Basto / Odivelas/ Lagos
Pedido feito pelos bombeiros de Coimbra:

Bombeiros Penela:
Águas
Fruta

Bombeiros Voluntários de Góis:
Águas
Fruta e outros alimentos
Soro fisiológico (urgente)
Pomadas para queimaduras

Bombeiros Voluntários de Miranda do Corvo:
Águas
Alimentos não perecíveis (ex. enlatados)
Fruta
Leite
Soro fisiológico

Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital:
Águas
Alimentos não perecíveis

Bombeiros Voluntários Ansião:
Águas
Fruta
Barritas e bolachas
Sumos

Qualquer quartel do país: Água e sumos

Edit: Vou deixar aqui o link, que está sempre em atualização:
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Porque é que dizem que os meios aéreos não resolviam isto? Pergunta honesta. Ao mínimo sinal de fogo, chamar um avião e descarregar não iria evitar imensamente isto?

Não percebo nada deste assunto e por isso não tenho comentado dado que proliferam especialistas por todo o lado nestas circunstâncias, mas pelo que li os ventos cruzados e a falta de visibilidade foram factores que puseram em causa o uso de meios aéreos. Não posso aferir da veracidade destas explicações.