Seguimento - Incêndios 2017

01:37 EXCLUSIVO | GNR DETÉM EM MAÇÃO SUSPEITOS DE FOGO POSTO

Foi interceptado ao início da noite desta sexta-feira, 18 de agosto, um veículo na zona de Ortiga por duas viaturas das brigadas da GNR. Ao que o mediotejo.net conseguiu confirmar junto de três fontes seguras, seguiam no interior de um Nissan Micra vermelho dois indivíduos que foram detidos e levados para o Posto da GNR de Mação, sob suspeita de crime de fogo posto.

Na viatura terão sido encontrados bidões de gasolina e um dos indivíduos será um incendiário reincidente, já condenado no passado pelo mesmo tipo de crime.

Os suspeitos vão ser também interrogados pela Polícia Judiciária e deverão ser ouvidos este sábado por um juiz de turno.


http://www.mediotejo.net/especial-incendios-atualizacoes-ao-minuto/
 
  • Gosto
Reactions: DaniFR e luismeteo3
A parte bizarra é que está a progredir dos dois lados do rio. Passou a vila do Gavião e ia na direção de Degracia Cimeira/Fundeira e Atalaia a última vez que se soube. E ainda continua em Belver...

O Trilho PR1 ardeu todo na sua totalidade, o PR2 e PR3 da Atalaia e Margem são os senhores que se seguem, ao invés se não o conseguirem parar a partir da Barragem de Belver vai ter uma floresta de Eucalipto até perder de vista pelo menos até Casa Branca e por ai fora. A minha casa está virada para o Vale do Tejo mesmo em frente à Praia Fluvial do Alamal, espero que ele não suba essa encosta porque facilmente atacaria a Torre Fundeira por ai.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3 e Spider
O incêndio quando reacendeu esteve muito perto das Torres Cimeira e Fundeira, e de acordo com declarações da Presidente da Junta de Belver à RTP3 há não muito tempo, parece que tinha lá voltado. O incêndio meio que anda "solto" de cada lado do rio...
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3
Mais um incêndio em Barcouço / Adões. É incrível como escolhem sempre os mesmos locais, tem que haver algum objectivo ou negócio nisto tudo.

E pouco tempo depois começou outro na Anobra, mais um vez, local frequente nos últimos tempos.
Felizmente, foram ambos extintos rapidamente.
 
12:38 Em Belver só restam as casas, 90% da freguesia ardeu

José Pio, presidente da Câmara do Gavião, diz que a situação “ainda está complicada” no terreno, uma vez que o incêndio apresenta “várias frentes ativas”, tendo, por isso, acionado o Plano de Emergência Municipal na sexta-feira.

“Durante a noite, como é costume, houve alguma retração do incêndio, as coisas melhoraram ligeiramente, mas ainda temos algumas frentes que nos dão muita preocupação”, relatou.

O autarca estima que este incêndio, que resultou das chamas provenientes de um outro fogo oriundo de Mação, com o incêndio que decorreu em julho em Gavião já consumiu cerca de “12 a 13 mil hectares” de floresta no concelho.

“Não posso fazer ainda uma estimativa exata, porque não há qualquer informação que se possa dizer que é correta. Mas eu direi que andaremos muito perto dos 12 a 13 mil hectares consumidos pelas chamas, o que equivale a cerca de 50 por cento da área do concelho”, disse.

José Pio acrescentou ainda que relativamente à freguesia de Belver arderam “cerca de 90 por cento” do seu território, tendo “ficado apenas” as povoações.

Segundo a página na Internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o combate às chamas mobilizava, às 11:15, um total de 503 operacionais, apoiados por 154 viaturas e sete meios aéreos.

12:29 Habitantes retirados de aldeias em Gavião regressam a casa

Os habitantes de três aldeias no concelho de Gavião (Portalegre), que foram retirados de suas casas devido à ameaça do incêndio, regressaram nas últimas horas às suas habitações, disse à agência Lusa fonte do município.

“Todas as pessoas que mostraram vontade de regressar a casa, ainda durante esta noite, regressaram. Algumas preferiram dormir em casa de familiares e agora já voltaram a casa”, disse o presidente do município, José Pio.

O autarca sublinhou que esta manhã “não há populações em risco”, embora o perigo continue a existir, por causa de uma frente de fogo que poderá dirigir-se para a zona da aldeia de Cadafaz.

“Neste momento [durante a manhã], como o risco imediato não há populações em risco. O perigo continua a existir (por causa dos ventos fortes), uma vez que há uma frente de fogo muito perto da aldeia de Cadafaz, mas não é um perigo iminente”, disse


http://www.mediotejo.net/especial-incendios-atualizacoes-ao-minuto/
 
  • Gosto
Reactions: jonas
63 opr e 1 MA em Oliveira de Azeméis.Zona perigosa, como o vento esta, ira em direção a Sever do Vouga.Espero que o travem ja.
 
Parece que o incêndio de Gavião tinha sido dado como 95% dominado pelas 13h mas voltou a ter uma reativação perto do rio. Do outro lado já está ardido portanto dever-se-à autoextinguir, apesar da frente ainda ser extensa (CMTV, 13:10)

A ANPC ainda dá o incêndio como tendo duas frentes no entanto.

Edit: Ardeu casa de primeira habitação na Torre Cimeira.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: guisilva5000
Neste momento Incêndio na Serra de Bornes, visto do aeródromo de Mogadouro:

cam33.jpg


http://www.flyweather.net/station.php?lang=pt&station_id=33

O mesmo incêndio visto do aeródromo de Mirandela:

cam32.jpg


http://www.flyweather.net/station.php?lang=pt&station_id=32