Seguimento - Incêndios 2017



MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Quando se pensava que o pior dos incêndios já tinha passado... Eis que temos mais uma violenta vaga de fogos destrutivos....

Já vamos a caminho dos 300mil ha... Onde é que isto vai parar? :(
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Incêndios: Ativado plano municipal de emergência em Pampilhosa da Serra
8 out 2017 18:27
MadreMedia / Lusa

A medida, que visa facilitar a mobilização de todos os meios disponíveis no concelho para auxiliarem nas operações de combate ao incêndio florestal que ali deflagrou na noite de sexta-feira, foi adotada porque se “agravou a situação”, afirmou à agência Lusa o autarca.

“Durante a tarde [de hoje] tudo se agravou”, essencialmente devido à “mudança dos ventos” e à impossibilidade de os meios aéreos continuarem a atuar, por causa do denso fumo que cobre a região, particularmente no vale do rio Ceira, explicou o autarca.

As chamas estão a progredir com “grande intensidade”, mas “neste momento não há povoações” ou habitações ameaçadas, referiu José Brito, que falava à agência Lusa pelas 17:45, ocasião em que as chamas eram combatidas por mais de seis centenas de operacionais, apoiados por cerca de 200 meios terrestres, de acordo com a página da Proteção Civil na internet.

O presidente da Câmara de Pampilhosa da Serra considera, no entanto, que são necessários “mais meios”, pois “os bombeiros estão exaustos” e são insuficientes para atacar as frentes ativas e, simultaneamente, fazerem os trabalhos de consolidação, rescaldo e vigilância, para “evitar reacendimentos”, sustentou o autarca.


O fogo teve início às 23:20 de sexta-feira, em povoamento florestal da zona de Castanheira, na freguesia de Fajão e Vidual, no município de Pampilhosa da Serra, alastrando, entretanto, ao vizinho município de Arganil, onde, no sábado, foram deslocadas cerca de 50 pessoas residentes em aldeias das quais o fogo se aproximou.

Essas pessoas já regressaram, entretanto, às suas casas, disse à Lusa o presidente da Câmara de Arganil, Ricardo Alves.

As chamas avançam em três frentes, em território daqueles dois concelhos, referenciados pela Área Protegida da Serra do Açor, do vale do Ceira e povoações da rede de Aldeias do Xisto.

No sábado, o fogo chegou a propagar-se por seis frentes, tendo duas delas sido dominadas ao início da tarde de hoje.
http://24.sapo.pt/atualidade/artigo...unicipal-de-emergencia-em-pampilhosa-da-serra
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Há pouco, na A4, quando regressava ao Porto, era impressionante a densidade de fumo, Vila Real envolta em fumo, Amarante e por aí fora, completamente irrespirável, parecia nevoeiro de fumo..

Enviado através de Tapatalk
 

huguh

Cumulonimbus
Registo
1 Out 2015
Mensagens
2,802
Local
Godim - Peso da Régua (93m)
Há pouco, na A4, quando regressava ao Porto, era impressionante a densidade de fumo, Vila Real envolta em fumo, Amarante e por aí fora, completamente irrespirável, parecia nevoeiro de fumo..

Enviado através de Tapatalk

igual por aqui... muito fumo, cheiro a queimado e céu vermelho
e nem grandes incendios aqui perto há... incrível
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Parece que os incendios no nosso país, não estão para "brincadeiras", agora pergunto uma vez que supostamente, já passou a fase mais crítica dos incendios, mas só no papel, a ajuda dos nossos paises vizinhos seria uma mais valia, falo no caso dos meios aéreos pesados.

ACTUALIZAÇÂO
Incêndio na Freixianda ainda descontrolado

Os bombeiros estão a ter dificuldades no combate às chamas e a situação é muito complicada. Há 202 homens no terreno apoiados por 65 veículos. Há já uma máquina de rasto no terreno e já foram accionados mais meios.

 
Última edição: