Seguimento - Incêndios 2017



srr

Nimbostratus
Registo
10 Jan 2012
Mensagens
1,138
Local
Abrantes
Bom dia.

Apesar de no Concelho de Abrantes, nao haver incendios;

Estamos debaixo de um manto de Fumo, mal se vê o sol.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
5oru90kukb
Pampilhosa da Serra e Arganil com sete frentes!! Incrível, Não significa necessariamente que esteja a piorar, até pode significar que as frentes se estão a partir ,e se estão a tornar mais pequenas, vamos ver o que esta tarde de OUTUBRO nos reserva! acompanho este tópico já a muito tempo mas raramente me pronuncio , esta zona diz-me muito a mim pessoalmente! e parece.me inaceitável chegarmos a esta altura com o dispositivo de combate a IF reduzido em 70% , quando as condições tudo indicavam que poderíamos ter um mês de Outubro quente, que a juntar-se a seca severa que o pais atravessa seria expectável que poderíamos vir a ter uma nova vaga destrutiva de incêndios , e ainda temos pelo menos mais uma semana de tempo severo, e nada favorável para este flagelo pela frente! Pelos vistos as 64 vitimas de Pedrogão não serviu de exemplo para quem coordena , e ordena no nosso pais! As chamadas fases Charlies ou Deltas não podem ser formatadas pelo calendário , mas sim pelo clima que todos muito bem sabemos, já não é o mesmo de outros tempos!! Espero sinceramente que mais nenhuma desgraça aconteça durante estes dias , e lamentar a morte de um funcionário da câmara municipal de Oleiros no combate a um incêndio este fds, infelizmente ainda não ouvimos ninguém do governo fazê.lo!

E lamentavelmente mais uma morte aconteceu num IF de hoje na Guarda, um idoso faleceu enquanto fugia das chamas!!
 
Última edição:

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Este fim de semana, desloquei-me até ao centro do País para uma ocasião festiva e efectuei o percurso A1->A23 até Castelo Branco e posteriormente A23->A25 até Aguiar da Beira.

Quem ainda não teve oportunidade de efectuar toda esta viagem pela Auto-Estrada da Beira Interior, não consegue sequer ter 1% da noção do que realmente se passou e está a passar com a floresta Portuguesa. É simplesmente inacreditável e impressionante a extensão de área ardida desde a localidade de Abrançalha (perto de Abrantes), até à cidade da Guarda. São montes, montanhas até pequenas planícies com uma quantidade absurda de terra queimada.

Confesso que apesar de saber o que ia apanhar pela frente, fiquei impressionando com a Serra da Gardunha (Ardeu quase na totalidade) e na vertente Leste da Serra da Estrela mais concretamente a Covilhã. Já não vale a pena comentar a zona de Gavião,Mação, Sertã etc onde praticamente não existem árvores.

Durante o trajecto, fui quase sempre "seguido" pelos inúmeros incêndios que têm fustigado o País, entre os quais o grande IF de Pampilhosa que no Sábado tinha um Pirócumulo de meter respeito visto a partir da cidade da Guarda. Por incrível que possa parecer, até no local onde decorreu o evento a que assisti, ocorreu um pequeno foco de incêndio prontamente combatido por algumas viaturas que se encontravam de prevenção na zona.

É mais um mês que passa e mais uma página negra na história dos incêndios florestais no nosso País. Flagelo este que pelo andar da carruagem não vai parar tão cedo.

Aqui ficam algumas fotos da área ardida, durante o trajecto na A23 (Tiradas com o telemóvel) e do IF de Pampilhosa visto a partir da localidade de Freixial do Campo e de Castelo Branco.

bUi8hok.jpg


cLcDsVk.jpg


CPU4lsW.jpg


UN7x9TA.jpg


DnOKBdb.jpg


fN1mjSi.jpg


HldD6xx.jpg


xTEIjfK.jpg


nTKlPHT.jpg


DlrSs5A.jpg

undefined.jpg
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Imagens do incrível "diabo de fogo" em Portugal são destaque nos EUA

A "NBC", um dos principais canais informativos nos Estados Unidos da América, deu destaque ao fogo de Arganil, este fim de semana. O vídeo mostra imagens de uma espécie de tornado de fogo.

O incêndio florestal que lavrou com intensidade nos concelhos de Pampilhosa da Serra e Arganil obrigou à evacuação parcial de seis aldeias naquela zona interior do distrito de Coimbra. "Este diabo de fogo deflagrou no interior de um incêndio em Portugal", começa por explica a "NBC" no vídeo, que em poucos minutos teve milhares de partilhas e reações.

"Este raro turbilhão ocorre quando o calor intenso e os ventos se juntam", explicam.

https://www.jn.pt/mundo/interior/im...em-portugal-sao-destaque-nos-eua-8829016.html