Seguimento - Incêndios 2017



JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,434
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
POSIT:
HyYLRHg.png


KwTdLtS.png


Incêndio de Lobios, perto de Portugal
Ainda não entrou em território Português como tinha dito no post anterior
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
Ainda o mês passado lá estive e de facto não há quem não se deslumbre com tanta beleza natural.

Off-Topic: Estive lá várias vezes e felizmente tive o prazer de fazer 20 kms a pé entre o Campo do Gerês e a Portela do Homem. Infelizmente desde 2009 que não vou lá, mas algum dia regresso para uns dias de natureza, repouso e termas ;):D Ahhh e umas belas postas barrosãs :rolleyes:

Seria uma tristeza ver, poucos dias antes da mudança do panorama meteorológico, um local tão bonito de Portugal consumido pelas chamas... :(
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Alguém sabe qual é o posit do IF de Lobios em Espanha?!
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
  • Gosto
Reactions: joselamego

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,210
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Desabafo do comandante de bombeiros voluntários de Castro Daire, sobre o elevado número de ocorrências que tem ocorrido nos últimos dias no concelho.

"A PROBLEMÁTICA DOS INCÊNDIOS: algumas considerações

Nas redes sociais proliferam opiniões sobre o tema. Todos são especialistas, todos têm opiniões, certezas, ideias, ... até parece que a resolução deste flagelo é simples, mas muito simples não deve ser, pois é um problema Nacional e acima de tudo cultural, político e judicial, senão vejamos:
Se estou chateado com alguém ... meto o fogo no seu terreno, se estou bêbedo ... meto o fogo no seu terreno, se não concordo com as partilhas ... meto o fogo no seu terreno, se não concordo com as reservas de caça ... meto o fogo nesses terrenos, se não me agrada os outros também terem reservas de caça ... meto o fogo nesses terrenos ... Se se provar que fui eu ... os juízes vão acreditar na minha redenção colocando-me em liberdade, acreditando que de repente vou passar a ser boa pessoa, como aconteceu recentemente ... e assim instala-se o sentimento de impunidade !!!
Não interessa se esta atitude negligente resulta na perca de vidas humanas, de bens, ou quais os resultados ambientais. Por outro lado existe um alheamento, seja das pessoas ou dos políticos, para que se encontrem soluções para este problema concreto. Assim, para que a culpa não morra solteira, atira-se poeira para os olhos da opinião pública e assim, parece que tudo estará resolvido. Não custa nada, fala-se mal ou criticam-se os bombeiros !!! Será que os Bombeiros são perfeitos ? Claro que não. São seres humanos, homens e mulheres como quaisquer outros. Claro que também erram, no entanto, assim que chover já ninguém se lembrará de mais nada até ao próximo ano e repetir-se-há o ciclo sem que nada de concreto se faça para em concreto se resolverem estes problemas.
Enquanto comandante dos bombeiros Voluntários de Castro Daire, não poderia assistir a uma barbaridade destas e ficar impávido perante tal desplante. É necessário contextualizar o que se ouve da boca de um bombeiro. O ato decisório depende de muitos fatores e de muitas variáveis, ... Assim, gostava de vos alertar para alguns aspetos: a) Se não tivessem posto o fogo nada teria ardido; b) Se não tivéssemos mais uma série de incêndios em simultâneo, aí sim poderíamos ter atuado como desejaríamos, mas quando assim é temos que definir prioridades | 1- vidas, 2- bens, 3- o resto |; c) As acessibilidades não são aquilo que se pretende fazer acreditar. Sim, existe um caminho ... e quantos mais existem e seriam necessários ? d) Se o local não fosse deixado ao abandono durante todo o ano e tivessem efetuado a respetiva manutenção e limpeza, nada disto se teria passado e pelo menos esse local teria escapado ...; e) Se era assim tão fácil extinguir ali o incêndio, por que motivo os principais interessados não o fizeram ? Por onde andavam ? A apagar não andaram ... Têm 2 braços e 2 pernas como qualquer bombeiro. Dava mais jeito tirar fotografias ? Eu próprio já apaguei muitos com uma giesta nas mãos, o que acontece frequentemente noutras zonas do nosso Concelho !!! por fim ... f) Se os senhores das reservas de caça não andassem chateados uns com os outros, certamente não arderia tanto e de forma tão violenta. No nosso Concelho, apenas por coincidência, só começamos a ter grandes incêndios em reservas e a partir do primeiro dia de caça ... Na minha opinião nas áreas ardidas não se deveria poder caçar durante pelo menos 5 anos !!! MAS OK, O PROBLEMA SÃO SEMPRE OS BOMBEIROS ... Desta forma já nem se fala nem ninguém se lamenta dos criminosos prevaricadores incendiários.
Aproveito para através desta ferramenta LOUVAR todos os Bombeiros e em especial os Meus Bombeiros pelo enorme esforço pessoal e notável empenhamento coletivo no combate aos incêndios neste ano especialmente difícil, realçando, para aqueles distraídos que não sabem nem se interessam, que o nosso Corpo de Bombeiros efetua uma média de oito mil serviços por ano, no auxílio à população.
Paulo Almeida - Comandante do CB"