Hoje parece ser mais um dia complicado, no combate a incêndios, até ao momento o que está a envolver mais meios é o de Ansião, em Povoamento florestal, envolvendo 68 operacionais, e 20 veículos.
Ansião, Leiria vai agora com 139 operacionais, 40 veiculos e 1 heli,isto depois de 2 horas do seu início.
De Coimbra vê-se bem... é mais ou menos da dimensão e formato do que via ontem em Arouca... Ainda têm muito pela frente
e mais dois incêndios numa zona muito complicada, muito próximos. Leiria hoje em destaque Estou em Coimbra e já avisto o de Pedrógão Grande (Ou de Castanheira de Pêra) !!! Fumo preto e coluna a erguer-se
Fonte: TVI IF Ansião 80% dominado Origem: queimada de ramos de oliveira que se descontrolou, segundo populares, afirmou o repórter da TVI
Sim eu por acaso também ouvi o mesmo, eu disse que a partir de agora todo o cuidado é pouco a partir de agora. Hoje em dia já existe muitas outras técnicas para os sobrantes de agricultura, tais os biotrituradores, em que se tritura a lenha, e ainda fortalece o solo, e não emite gases para a atmosfera. Ou então como mais vale prevenir do que remediar, nada melhor do que juntar os restos da lenha das oliveiras e juntar nas extremidades dos terrenos, e depois queimar na próxima época, no Outono. Eu ainda sou do tempo, em que toda essa lenha era junta pelas mulheres, deixando-a secar por 1 a 2 anos para depois usar para aquecer o forno do pão, creio que seria uma tradição que fazia falta nos tempo que correm
Cheira-me que este ano ainda ver ser pior que o ano passado... Por este andar no final do mês já temos área ardida normal para Junho. Esses atrasados mentais não descansam enquanto não arderem com tudo, enfim.
Hoje parecia que era verao. Olhava para todos os lados e via fumo. Especialmente no Norte, no minho, apesar de nao serem grandes, eram muitos. Enfim...espero que as temperaturas nao continuem acima da media, e que esses anormais parem de destruir a nossa floresta.