Seguimento - Incêndios 2017

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Se o erro associado é de 4 km, a única coisa que se prova com este mapa é que entre as 12h e as 15h nenhuma DEA atingiu o solo no concelho de Pedrógão Grande.
Posso estar a perceber mal a legenda, mas a minha interpretação é que os pontos cor de vinho (não sei bem que cor é aquela) representam descargas entre as 14:30 e as 15:00(o alerta de incêndio foi dado ás 14:43). Se aquela "seta" representa Pedrógão Grande há ali duas descargas nas proximidades. Sendo o erro de 4km tanto pode tem caido mais afastado como pode ter caído mais próximo.
Mas posso estar a interpretar mal a legenda ou como é aplicado o erro(é radial, certo?).
Além disso e agora sou eu a supor, será que são detectadas todas as descargas?

Edit: Já vi que estava mesmo a interpretar mal a legenda. Os ponto são descargas intra-nuvem daí a questão do @guisilva5000 e os "mais" e "menos" é que são descargas nuvem-terra.
Dentro do intervalo de tempo do alerta de incêndio só existe uma negativa "próxima" mas mesmo com um erro de 4km duvido que caísse na zona de Pedrógão Grande.
Assim sendo já não sei o que dizer.:o
 
Última edição:


huguh

Cumulonimbus
Registo
1 Out 2015
Mensagens
2,802
Local
Godim - Peso da Régua (93m)
O meu Pai viu um raio a começar um incêndio perto da Lousa, Torre de Moncorvo:

VLrxqiy.jpg


Esta descarga eléctrica bate certo com o início do incêndio:

z0rnL4o.png


E o incêndio neste momento, visto de Torre de Moncorvo:

BzWf4SU.jpg

é o incêndio que foi ontem postado aqui pelo tomalino com inicio numa trovoada
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Passaram há pouco aqui por Viseu dois canadair em direcção a sul e agora saíram 4 fire boss do aeródromo também para sul.

Edit: Vi agora no flightradar24 e os dois canadair parecem ir em direcção à base aérea de Monte Real.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
“Quero lançar um alerta para a nossa população por causa de duas situações que estão a acontecer: uma delas foi inicial, em que as pessoas foram retiradas das suas aldeias e houve grupos que sabiam que as aldeias tinham sido evacuadas e assaltaram essas casas”, disse o presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Pedrógão Grande, Carlos David à agência Lusa.

Salientou, ainda, que “existem falsos técnicos no terreno, identificados como voluntários, e que querem entrar dentro das casas das pessoas para ajudar e depois assaltam-nas”.

Pedrógão Grande: Bombeiros alertam população para vaga de assaltos

Isto não se aplica só a Pedrógão. É um risco inerente a qualquer zona evacuada, sujeita a evacuação ou até após ter sido afetada por incêndios.
 

jonas

Cumulonimbus
Registo
14 Jul 2015
Mensagens
2,280
Local
Paredes
Incendio em Torre de Moncorvo a caminho dos 200 bomb.
Incendios com mais meios a esta hora:
Torre de Moncorvo (181 bomb e 9MA)
Miranda do douro(40 bomb e 4MA)
Serta(90 bomb e 4MA)
V.V de Rodão(53 bomb e 3 MA)
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3