Seguimento - Incêndios 2017



SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
É no Sardoal.

ViejCTC.png
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
O meu pai estava à poucos minutos na praia fluvial do Alamal, e disse-me que mal a coluna de fumo se começou a aproximar daquela zona desatou tudo a correr para os carros. Não é para menos, tendo em conta o flagelo que tem afectado aquela região.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
O incêndio no Sardoal no espaço de 20 minutos passou de 5 para 9 meios aéreos. Não está fácil, é uma zona com imensos pinheiros e muito combustível.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Houve bombeiros envolvidos nessa situação, vários ficaram feridos e um acabou por falecer no hospital.

Não dissipa a minha dúvida. Foi a aerodinâmica do veículo que poupou a(s) pessoa(s)? No meu senso comum não deveria um downburst 'a sério' com temperaturas a rondar os 900º reduzir a taxa de sobrevivência para valores bem baixos se não mesmo nulos?

Claro que isto é pura especulação, sendo necessária uma reconstrução das condições. Mas acho surpreendente que numa distância de quê? 3 metros de um lado ao outro de um carro a pessoa da esquerda seja incinerada imediatamente e a pessoa da direita escape com poucos ferimentos. O carro e o asfalto não aqueceram insuportavelmente? Não houve fumos tóxicos? A bolsa de calor durou assim tão pouco tempo?

Alguém me poderia dizer se existe alguma informação mais detalhada sobre o fenómeno Sympathetic lightning?

Isso é um termo, e certamente teoria, exótica. Não admira que haja pouca informação.

http://www.sciencemag.org/news/2005/12/lightning-has-long-distance-conversation
 
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Daqui de Fátima (40-50km distância e linha reta) está a aumentar um pouco e é fumo todo preto. Não se vê qualquer fumo branco / cedência por parte do Incêndio.

É verdade, eu estou a mais de 50 km também do Sardoal, e ve-se a coluna de fumo muito negro.