Seguimento - Incêndios 2017

Fundão: Incêndio está "completamente descontrolado".
A23 cortada

O desabafo é do presidente da Câmara do Fundão que apela a reforço de meios para combater as chamas. Fogo já está nas imediações da aldeia histórica de Castelo Novo.

Segundo o autarca, a linha de fogo "já terá cerca de 25 quilómetros". Paulo Fernandes lembra que "a Serra da Gardunha está completamente a arder" e que, neste concelho, o fogo já abrange o perímetro das freguesias de Souto da Casa, Alcongosta, Alpedrinha, Castelo Novo, para além da área do Louriçal do Campo e São Vicente da Beira, no concelho de Castelo Branco.

http://www.tsf.pt/sociedade/interio...esta-completamente-descontrolado-8705868.html

• Gosto
Reactions: luismeteo3
Olá!

Essa informação é da responsabilidade, da Brigada de Transito da GNR, porque é que haveria de estar numa area dedicada do PROCIV.pt ?

Nunca houve um ano como este e muito dificilmente conseguimos acompanhar e atualizar tudo como queriamos.
Claro que ja, 2013 ou 2016!
Alias, o numero diario de ocorrencias, a excecao dos ultimos dias, esta abaixo da media!
Tinha elevadas expetativas desta estrutura nacional da anpc, mas tem desiludido muito...seguramente estao a prazo!

Vais-me desculpar mas eu não consigo dar razão ás declarações dele. "Onda terrorista organizada".........
Mas será que existe uma organização terrorista em Portugal cujo objectivo é provocar incêndios florestais? Com que propósito?
Normalmente as organizações terroristas tem uma causa. Para mim aquelas declarações são completamente absurdas.

Quanto aos números como disseste e bem valem o que valem, mas se dividirmos proporcionalmente as origens desconhecidas temos que aproximadamente 51% das causas de incêndios são negligência. Ora esses 51% são bem mais fáceis de reduzir já que dependem da prevenção com a educação da população, atenção estamos a falar de metade dos incêndios.

Apesar da negligência ser crime não se combate a negligência da mesma forma que se combate o crime intencional. Na negligência não há pessoas com problemas mentais ou com vinganças, etc.

Uma coisa que sempre me fez confusão, é o número de ignições ser muito inferior em anos húmidos do que em anos secos, será que as organizações terroristas só trabalham em anos propícios aos incêndios? Ou a negligencia das pessoas torna-se mais gravosa em anos como este em que está tudo tão seco que a probabilidade de uma beata(ou qualquer comportamento de risco) provocar um incêndio é muito maior do que em anos mais húmidos?
Certo Dahon. Também não concordo que haja organizações terroristas (não li essa parte). Embora possa haver interesses como noutros países (ex: itália com os bombeiros, espanha com os aviões).

Em relação à extensão ou ao número de incêndios ser menor em anos mais chuvosos, também é relativo.. É um pouco como a culpa do incêndio de pedrogão em que já vai numa mão cheia de versões (trovoada seca/ siresp funciona, siresp falhou, siresp não funciona, siresp não funciona por culpa da pt). Certamente recordamos no passado terem dito que o ano será ou foi terrível em incêndios, por ser ano chuvoso que contribui para o crescimento dos matos, enfim para uma maior carga combustível.

Quando "eles" (entidades competentes) usam os mesmos argumentos a favor e contra, algo vai mal! Serão mesmo competentes?? Será tão difícil aceitar que o despejamento do interior é a verdadeira culpa de todos os governos? É que até já ouvi um governante dizer que as populações do interior se calhar nem querem viver onde estão.. Há desculpas para tudo!

Tendo em conta o nosso clima, temperado e humido no inverno, quente e seco no verão, os incêndios só acabam quando isto for deserto (sem árvores, sem mato).

Outra: dizem que o pior está para vir, a partir da 3a semana de agosto é tipicamente quando está o solo mais seco. Certo.. acontece que neste ano, o final de junho já era como agosto em termos de seca. E a tendência é esta..

• Gosto
Reactions: dahon
As imagens da Serra da Gardunha são desoladoras.

NcQrLyi.png

yTOsXqZ.png

cIm4ado.jpg

Certo Dahon. Também não concordo que haja organizações terroristas (não li essa parte). Embora possa haver interesses como noutros países (ex: itália com os bombeiros, espanha com os aviões).

Em relação à extensão ou ao número de incêndios ser menor em anos mais chuvosos, também é relativo.. É um pouco como a culpa do incêndio de pedrogão em que já vai numa mão cheia de versões (trovoada seca/ siresp funciona, siresp falhou, siresp não funciona, siresp não funciona por culpa da pt). Certamente recordamos no passado terem dito que o ano será ou foi terrível em incêndios, por ser ano chuvoso que contribui para o crescimento dos matos, enfim para uma maior carga combustível.

Quando "eles" (entidades competentes) usam os mesmos argumentos a favor e contra, algo vai mal! Serão mesmo competentes?? Será tão difícil aceitar que o despejamento do interior é a verdadeira culpa de todos os governos? É que até já ouvi um governante dizer que as populações do interior se calhar nem querem viver onde estão.. Há desculpas para tudo!

Tendo em conta o nosso clima, temperado e humido no inverno, quente e seco no verão, os incêndios só acabam quando isto for deserto (sem árvores, sem mato).

Outra: dizem que o pior está para vir, a partir da 3a semana de agosto é tipicamente quando está o solo mais seco. Certo.. acontece que neste ano, o final de junho já era como agosto em termos de seca. E a tendência é esta..

Concordo a 100%.

É óbvio que existe mão criminosa por interesses e não só. Mas a mim custa-me todos os anos ouvir a mesma "estoria" e não se fazer nada quanto ao resto.
Ainda esta semana ouvi uma pessoa no café com o discurso muito popular do "era prende-los a uma árvore e deixar arder" quando esta mesma pessoa tem terrenos agriculas ao abandono cheios de silvas e mato. É esta hipocrisia que me deixa fora de mim.

• Gosto
Reactions: joselamego