Seguimento - Incêndios 2017

Houve um pequeno incêndio na zona de Mundão, muito próximo do quartel dos bombeiros voluntários de Viseu por volta das 19h. O incêndio foi rapidamente controlado com a ajuda dos meios aéreos.

Obrigada! Faz sentido. Mas olha que o cheiro foi intenso. Passa das 3 da manhã e ainda consigo senti-lo (tenho um olfacto muito apurado).

• Gosto
Reactions: joselamego
Ainda anteontem tive de ir até ao Mação e passei por lá.. são Pinheiros com cerca de 15 anos fruto do último incêndio de 2003 e agora tiveram o mesmo destino. Enfim.

Enviado do meu SM-G361F através de Tapatalk

Agora vai ser pior, porque como não tiveram tempo de criar banco de sementes, ainda eram pinheiros jovens, no seu lugar vão crescer apenas matos. :(

Com a perspectiva do fim da plantação de novos eucaliptos e com a destruição de pinhais ainda jovens, toda aquela zona do Pinhal Interior, vai passar a ser o matagal ou giestal Interior, vai haver espaço para grande proliferação de mimosas, háqueas (Hakea sericea) e outras invasoras, a continuar assim não auguro nada de bom para aquela região. :(

Última edição:
  • Gosto
Mação mais calmo, acho que vao consegui-lo dominar hoje à noite.:)
Se ele se mantiver ativo a situação pode agravagravar-se dado que a partir de amanhã as condições vao piorar.

• Gosto
Evolução da área ardida, na região centro, desde o incêndio de Pedrógão Grande:
SBoZ5nd.gif

Evolução da área ardida, na região centro, desde o incêndio de Pedrógão Grande:
SBoZ5nd.gif

Impressionante! :eek:

A área ardida na zona do Pinhal Interior e Médio Tejo é praticamente toda continua, a mancha de área queimada deve ser de uns 100mil ha ou mais, vai desde Arganil até ao Gavião, 5 distritos, devem ser uns 15 concelhos... :(