Seguimento - Incêndios 2017

jonas

Cumulonimbus
Registo
14 Jul 2015
Mensagens
2,280
Local
Paredes
Voltaram os incêndios a Mangualde...
IMG_6634.jpg
E em Gouveia.
 


mecre90

Cirrus
Registo
26 Fev 2016
Mensagens
58
Local
Tomar
Tenho a sensação que finalmente o grande incêndio Alvaiázere - Gavião terminará está noite. Digo-o pelas seguintes razões:
Passando o Tejo, a ortografia torna-se menos acidentada, mais plana, tornado menos provável o aparecimento de frentes violentas e incontroláveis. Os acessos também são melhores, e existem menos aldeias e habitações bastante dispersas, facilitando o trabalho dos bombeiros. Por fim, do que conheço, as áreas de floresta encontram-se com menos "mato" cerrado, e intercaladas com zonas de agricultura ou pasto, configurando zonas onde as chamas perderão a força. A menos que haja mudança nos ventos dominantes, o fogo chegará a um fim entre a noite de hoje é o dia de amanhã.

Nas razões que expus, estão também aquelas que acho serem as razões para que muitos dos incêndios no norte e centro do país tomem proporções incontroláveis.
Uma delas está fora do alcance humano (orografia), todas as outras podem e devem ser melhoradas, por iniciativa da classe política.

Por enquanto, a partir de Tomar, continua a ver-se a enorme coluna de fumo negro que se estende para sul.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
A encosta do castelo já estava a arder no primeiro direto há umas 4h, parece que o incêndio anda ali às voltas. Não me parece que seja só uma frente então se ainda existe fogo a Norte do Tejo. Porque também já está a Sul há muito tempo.

E sim, é possível que a frente do Gavião seja dominada esta noite, também devido à ausência de vento prevista na zona. Quanto a Mação, não sei.
 
  • Gosto
Reactions: OCADP e luismeteo3

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Mais uma vez a coluna de fumo do incendio de Mação, é enorme, e já se ve bem distante em relação aos dias anteriores.
Hoje por volta das 15 horas avistei fumo do meu local de trabalho, em Alcanena, parecia-me vir do sopé da Serra D'Aire e Candeeiros.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Gavião ativa o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil.

http://www.tsf.pt/sociedade/interio...obriga-a-retirada-de-150-pessoas-8713954.html
A Câmara de Gavião, distrito de Portalegre, decidiu esta noite ativar o Plano de Emergência Municipal, em virtude da reativação do incêndio que afeta o concelho e que lavra perto de várias localidades.

De acordo com o presidente da Câmara, José Pio, o Plano de Emergência Municipal foi acionado cerca das 20h00, uma vez que o incêndio "chegou mesmo às casas" em Belver, "contornou" a vila de Gavião e dirige-se nesta altura em direção às aldeias de Degracia e Atalaia.

"O incêndio está muito violento, tem várias frentes ativas, não está fácil. Neste momento há populações em risco", disse.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,827
Local
Menorca
Relevo en la UME, la compañía 421 vuelve a Zaragoza y acude a Portugal la 422:



Compañía BIEM2:


Aviones anfibios

 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3 e huguh