huguh
Cumulonimbus
incendio de Santarém com quase 80 bombeiros e em Oliv. do Hospital já 214 operacionais com 6 meios aéreos
EDIT: 257op, 7 MA
EDIT: 257op, 7 MA
Como está a evoluir o IF?Já avisto daqui uma coluna de fumo do incendio de Rio Maior, conta já com 64 operacionais, 16 veiculos de 2 meios áereos.
Como está a evoluir o IF?
http://www.dnoticias.pt/casos-do-di...o-activo-na-lombada-da-ponta-do-sol-EX1990053
http://www.dnoticias.pt/madeira/gov...a-de-fogo-posto-nas-serras-da-tabua-NG1989906
@Hawk como foi/está a ser o desempenho das avionetas?
O fumo lá vai aparecendo no satélite.
![]()
Ao que parece há incêndios desde ontem.
Não existem aeronaves no POCIF Madeira deste ano. O serviço, ser contratado, será no Verão de 2018.
O fogo tem lavrado essencialmente em aéra completamente inacessível a meios terrestres. Das fotos que vi às primeiras horas do dia de ontem, meia dúzia de descargas de um helicóptero tinham resolvido o problema. Ao invés temos há mais de 40 horas, 60 homens e 15 veículos a ver o fogo a descer e a subir a encosta.
Oh pena
Em relação a isto... acho um pouco exagerado o termo 'condições extremas' já que há outras condições bem mais adversas mas olho para a estação do Lombo da Terça (IPMA) e vejo ventos médios que não baixam dos 50 km/h e já subiram até aos 65 km/h (pena que não regista as rajadas). É mais forte do que eu: volto sempre às minhas dúvidas sobre a operacionalidade.
Procurei mas não encontrei. Sabes a que altitude está a referida estação?
As "condições extremas" penso que se referem ao vento. Pelos menos a previsão descritiva do IPMA apontava para rajadas de 80 km/h nas terras altas da Madeira o que pode ser considerado extremo no combate aos fogos.
O fogo chegou a lavrar o Paúl da Serra (cuja estacão de referência é Bica da Cana). Não tem anemómetro mas teve HR a rondar os 10%, o que também pode ser considerado "extremo".
Quando eu escrevi que poderia ser muito pior referia-me, claro, à temperatura. Nas condições extremas, para mim, não há muito que possa piorar. Neste caso diria que as condições são 'adversas' ou 'muito adversas'. Enfim, definições![]()