Seguimento - Incêndios 2017

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,617
Local
Portalegre
Tem de haver outra forma de informar a população, como está não funciona.

Hoje por exemplo, vim de manhã da Covilhã para Castelo Branco e ao longo da A23 era só queimadas, no Fundão o estado do tempo era literalmente Smog.

Concordo totalmente, eu agora ao final do dia avstei algumas dezenas de queimadas, com colunas de fumo já de dimensões consideráveis.
No sopé da Serra D'Aire e Candeeiros é todos os dias uma "fumarada" enorme, anda tudo a queimar as ramagens das oliveiras.

Este país não tem solução... :angry:

Por cá, idem, idem, aspas, aspas. Isto acontece logo a seguir ao final da interdição, pois ontem era bem notório o smog em várias áreas próximas de Portalegre, Arronches, Elvas e Badajoz.
Como é que isto acontece? Por causa da cultura, das tradições de antanho, as quais tinham razão de ser quando o tempo também era razoável. A cultura do fogo como forma de destruir os sobrantes é tão antiga como a própria agricultura...
Como se evita? Educando, alertando, proibindo e punindo a sério. Por causa do "deixa andar" é que morreram mais de 100 pessoas este ano.
O futuro próximo? Espero estar enganado, mas com as notícias de instabilidade para a próxima semana, iremos ter aumento dos incêndios dada a multiplicação de queimadas que, apesar da proibição, irão despontar de norte a sul. Arrisco a dizer que, assim, os 115 mortos noticiados deverão ser alguns mais...
O futuro a médio e longo prazo? Excepto se algum político sério e com coragem venha a fazer desta catástrofe bandeira e razão para mudar o estado das coisas (o único que vejo preocupado é o Presidente da República), depressa se esquecem do que aconteceu, assobiando para o lado como sempre o fizeram...
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3


Cinza

Cumulus
Registo
19 Set 2017
Mensagens
276
Local
Vila do Conde
HOJE às 21H00 na RTP1

Negócios do fogo investigados pelo Sexta às 9

Por detrás dos incêndios, há uma indústria que chega a envolver empresas que pertencem a comandantes de bombeiros, numa situação que é claramente ilegal à luz da lei. O programa da RTP "Sexta às 9" detetou vários episódios suspeitos, que incluem a compra de material completamente desnecessário e outro que nunca chegou sequer aos quartéis.

https://www.rtp.pt/noticias/pais/negocios-do-fogo-investigados-pelo-sexta-as-9_v1040880


 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Registadas em 12 horas 515 queimadas no distrito de Viana do Castelo

A proteção Civil registou, hoje, no distrito de Viana do Castelo, entre as 06:00 e as 18:00, 515 queimadas, mais cerca de uma centena das contabilizadas na quinta-feira, sendo que três terão dado origem a incêndios florestais.

Em apenas dois dias, o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viana do Castelo registou mais de um milhar de queimadas.

Na quinta-feira, e de acordo com dados do CDOS, , "entre as 05:00 e 10:00 registaram-se mais de 200 queimadas, número que cerca das 18:30 ultrapassava as 400", sendo que aqueles números dizem respeito apenas às queimadas comunicadas à proteção civil distrital.

Das 515 queimadas registadas hoje até às 18:00, "pelo menos três terão dado origem a incêndios florestais que obrigaram a acionar meios de combate ao fogo".

Nas redes sociais multiplicam-se as queixas por causa do "ar irrespirável" que se faz sentir em algumas freguesias da região. Nos protestos, são apontadas as dificuldades sentidas sobretudo por "pessoas com problemas respiratórios, idosos e crianças".

https://www.noticiasaominuto.com/pa...515-queimadas-no-distrito-de-viana-do-castelo
 
  • Gosto
Reactions: dahon e luismeteo3

Cinza

Cumulus
Registo
19 Set 2017
Mensagens
276
Local
Vila do Conde
Não sei se já comentaram este facto aqui.

Fiquei a saber esta semana que o relatório divulgado pelo governo sobre os incêndios de Pedrógão Grande e Góis realizado pela equipa de Domingos Xavier Viegas, investigador e professor da Universidade de Coimbra, não foi divulgado na totalidade. Para mim este facto e inadmissível e vergonhoso, e mais vergonhoso ainda é não ter visto nada disto a passar nos telejornais (posso andar distraída).

Ficam aqui as palavras do investigador:

“Custa-nos a compreender que esse capítulo não seja divulgado”, frisando que a parte do relatório que não foi revelado pelas autoridades abrange “muitas lições” para o futuro, “positivas e negativas”.


Palavras das famílias das vitimas:

À Renascença, Nádia Piazza (presidente da Associação de Familiares das Vítimas de Pedrogão Grande) considera que o capítulo em falta é o "mais importante" no que "diz respeito aos familiares das vítimas. E vai mais longe: "Mal seria, se todos os relatórios têm sido tornados públicos, que esse não fosse."
O capítulo seis terá relatos do que aconteceu com as vítimas, mas, seja qual for o conteúdo do texto, Piazza garante que a associação vai assumir uma posição.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
"LOURINHA E PISÕES
Tarde de incêndios

Incêndio esta tarde perto do depósito da água, na estrada entre Ourém e Lourinha.
O alerta foi dado pelas 15h47 e estiveram no teatro de operações 13 bombeiros apoiados por quatro veículos.
Também esta tarde, em Pisões, Caxarias, um outro incêndio deflagrou pelas 17h34. Está em resolução. No teatro de operações estão 12 bombeiros apoiados por quatro veículos."



 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3