Seguimento - Incêndios 2017



AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Ha determinados incendios rurais nesta altura que, erradamente, são prontamente apagados...mais do que suprimir devemos gerir o fogo...
 

srr

Nimbostratus
Registo
10 Jan 2012
Mensagens
1,135
Local
Abrantes
Ha determinados incendios rurais nesta altura que, erradamente, são prontamente apagados...mais do que suprimir devemos gerir o fogo...

Exactamente, são estas queimadas de "inverno" que reduzem o combustível. ( e poucas pessoas percebem isso)

Era isso que os meus Avós faziam , e nunca me lembro das propriedades dos meus avós terem qualquer problema com fogos, pelo contrario,

A coisa estava tão bem gerida , que faziam fogueiras, com cuidado claro, no verão , para aquecer o almoço.
 
  • Gosto
Reactions: AJB

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Exactamente, são estas queimadas de "inverno" que reduzem o combustível. ( e poucas pessoas percebem isso)

Era isso que os meus Avós faziam , e nunca me lembro das propriedades dos meus avós terem qualquer problema com fogos, pelo contrario,

A coisa estava tão bem gerida , que faziam fogueiras, com cuidado claro, no verão , para aquecer o almoço.
Eu não quero entrar em polémicas, mas isso agora é errado. Fazer pequenas pilhas de compostagem é mais correcto e é o que eu faço.
 
  • Gosto
Reactions: c0ldPT e joselamego

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Eu não quero entrar em polémicas, mas isso agora é errado. Fazer pequenas pilhas de compostagem é mais correcto e é o que eu faço.
Num país com o(s) nosso(s) tipo de clima(s), onde, sublinho, a estação seca coincide com a estação quente, onde ha espaços rurais como os que temos, toda a atividade agricola/florestal/silvopastoril que passe por suprimir/substituir o fogo como agente de modificação da paisagem, está a imprimir um erro crasso...continuar com esses erros apenas trará mais 17 de Junho e 15 de Outubro...mais certo isso que amanha eu estar vivo (e conto muito estar :))
 

srr

Nimbostratus
Registo
10 Jan 2012
Mensagens
1,135
Local
Abrantes
Eu não quero entrar em polémicas, mas isso agora é errado. Fazer pequenas pilhas de compostagem é mais correcto e é o que eu faço.

Eu também faço compostagem e muita, mas num ano como este , em que estive 9 meses sem humidade , a compostagem foi fraquissima.

Para ter o terreno "SEGURO" , é preciso queimar por antecipação, controladamente - NO NOSSO CLIMA É A ÚNICA HIPOTESE. O resto são "cantigas" de novos Rurais-Urbanos.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Mas o porquê de escreveres que "...isso agora é errado." @luismeteo3 ?
Se calhar não foi a melhor expressão... não estou aqui para ensinar nada a ninguém porque nada sei e nada sou, mas para o tipo de terreno que tenho que são apenas 3000m2 em volta da casa com árvores de fruto, olival e vinha... tudo em pequena escala claro :D o que faço é cortar a erva e o que crescer a mais 2 vezes ao ano e empilhar a parte mais lenhosa... para mim resulta, mas acredito que para outros terrenos, culturas, etc a melhor opção seja outra. Eu não uso o fogo a não ser na lareira! :D
 
  • Gosto
Reactions: srr e Pedro1993

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Eu também faço compostagem e muita, mas num ano como este , em que estive 9 meses sem humidade , a compostagem foi fraquissima.

Para ter o terreno "SEGURO" , é preciso queimar por antecipação, controladamente - NO NOSSO CLIMA É A ÚNICA HIPOTESE. O resto são "cantigas" de novos Rurais-Urbanos.
Pois as soluções são variáveis de acordo com a realidade de cada um, para mim o fogo não é solução mas percebo que noutros casos seja.
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993 e srr

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Trânsito condicionado na A1 devido a incêndio junto à autoestrada

ng8933994.jpg


Um incêndio numa zona de mato junto A1, em Vilar do Paraíso, causou grandes constrangimentos à circulação rodoviária, esta quarta-feira de manhã, e ainda se faz condicionado no sentido sentido Norte-Sul.

As chamas deflagraram numa zona de mato entre o nó de Coimbrões e Santo Ovídeo, em Vilar do Paraíso, junto a uma zona residencial, condicionado o trânsito no sentido Norte-Sul, com a circulação a fazer-se apenas pela via da esquerda.



https://www.jn.pt/local/noticias/po...ndio-junto-a-autoestrada-em-gaia-8934903.html
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Pedrógão Grande: Comissão de Proteção Dados veta divulgação integral de relatório
Jornal Económico com Lusa
18:06
Só as famílias das vítimas vão ter acesso integral ao polémico capítulo seis do relatório elaborado por Domingos Xavier Viegas.

A Comissão Nacional de Proteção Dados (CNPD) vetou a publicação integral do capítulo seis do relatório elaborado por Domingos Xavier Viegas sobre os incêndios de Pedrógão Grande, permitindo apenas que os familiares das vítimas tenham acesso à informação.

“A CNPD não autoriza a publicação ou divulgação pública integral do capítulo seis do relatório, intitulado ‘o complexo de incêndios de Pedrógão Grande e concelhos limítrofes, iniciado a 17 de junho de 2017’, na versão destinada a ser tornada pública’, elaborado pelo Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da Universidade de Coimbra”, refere o parecer, feito a pedido do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

A CNPD considera que a divulgação pública do relatório expõe “as pessoas num grau muito elevado, afetando significativamente os direitos fundamentais ao respeito pela vida privada e à proteção de dados pessoais”.
http://www.jornaleconomico.sapo.pt/...-veta-divulgacao-integral-de-relatorio-236212
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Caneira

Cirrus
Registo
21 Out 2009
Mensagens
68
Local
Parede
As queimadas são benéficas e devem ser feitas, não é é nestas condições, não chove no país há meses, está tudo seco, é evitar. Esperem pela chuva e logo voltam ás queimadas controladas.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Isto praticamente a pouco mais de um mês do Natal, Surreal!! é um ano miserável! Sem dúvida o pior, e mais grave de sempre em Portugal!