Seguimento - Incêndios 2018

dvieira

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2017
Mensagens
594
Local
Fátima (349 m)
É o único em curso...
Sim eu sei que o único em curso mas não tem havido hoje muitas ignições. Mas com o vento que está pelo menos na nossa zona se houvesse ocorrências elas teriam de ser de um ataque inicial forte. Por vezes o vento pode ser 10 vezes pior que a temperatura demasiado alta. Se reparares no histórico dos incêndios no concelho de Torres Novas eles têm sido resolvido num prazo de 30 minutos e este já vai mais que 1 hora e isso só se pode dever ao vento cria várias projecções.
 
Última edição:


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Sim eu sei que o único em curso mas não tem havido hoje muitas ignições. Mas com o vento que está pelo menos na nossa zona se houvesse ocorrências elas teriam de ser de um ataque inicial forte. Por vezes o vento pode ser 10 vezes pior que a temperatura demasiado alta. Se reparares no histórico dos incêndios no concelho de Torres Novas eles têm sido resolvido num prazo de 30 minutos e este já vai mais que 1 hora e isso só se pode dever ao vento cria várias projecções.

Ouvi agora á 5 minutos atrás, o helicópetero, provavelmente já estaria a sair do TO, pois ainda por cima agora começa a anoitecer cada vez mais cedo.
Poderá ser uma noite complicada.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Já está em resolução! :thumbsup:

TORRES NOVAS – Última hora. Alerta de incêndio em Vale da Serra. Cinquenta bombeiros a caminho

Cerca de cinquenta bombeiros e ainda um meio aéreo estão mobilizados para o combate a um incêndio que deflagrou em Vale da Serra, Pedrógão, concelho de Torres Novas. São estas as indicações da Autoridade Nacional de Protecção Civil, que centra o fogo numa área de mato. Refira-se que esta é a primeira ignição desta quarta-feira no que ao distrito de Santarém diz respeito. Foto ilustrativa

Actualização (18h19): Há reforço de meios. Número de bombeiros chega, já, aos 59, com catorze veículos de apoio. A localidade de Vale da Serra tem sido fustigada durante as últimas semanas, com fortes suspeitas de fogo-posto em algumas das ignições.

Actualização (18h25): Intensidade do vento eleva dificuldades do combate. Já está mobilizado outro meio aéreo para apoiar os 63 bombeiros que estão a combate.



https://radiohertz.pt/torres-novas-...-vale-da-serra-cinquenta-bombeiros-a-caminho/

Felizmente que já está extinto...
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
É um problema social e cultural que não tem solução fácil. O uso do fogo está muito enraizado na cultura rural portuguesa principalmente a Norte do Tejo, As pessoas usam o fogo sem cuidado e em condições meteorológicas perigosas.

Na minha opinião a solução passaria por haver educação florestal/ambiental desde o primeiro ciclo em todas as escolas, temos que formar toda uma nova geração de pessoas ambientalmente conscientes nesta e noutras questões, como na redução do uso do plástico por exemplo.

Sim, caríssimo MSantos, é um problema cultural, mas não só:

1º Os reacendimentos não são um problema "cultural", são um problema do sistema ou das técnicas de combate aos incêndios;

2º A má legislação produzida também não é um problema "cultural" - só se for de incompetência e má preparação dos políticos e da sua ânsia em resolver as questões apenas com legislação, passando o ónus para os proprietários - como se a sua aplicação não fosse um custo para o país, no seu todo!

E no final podem sempre dizer - "eu até fiz 2 decretos, 10 despachos e 5 portarias e vejam lá o que ardeu! Malditos incendiários!" (ultimamente também tem sido "malditos eucaliptos"); entretanto entra outro ministro e volta tudo à estaca zero. Isto já vimos todos os que se preocupam com a floresta, desde há muitos anos até aos dias de hoje.

Se alguém tem dúvidas da péssima legislação produzida é só ver por exemplo https://www.dn.pt/lusa/interior/inc...ter-efeito-contrario---relatorio-9202265.html

3º Tantos incêndios provocados por linhas eléctricas também não são um problema cultural - sobretudo quando os próprios consumidores de eletricidade até pagam nas suas faturas os trabalhos de conservação e manutenção das redes - e em Portugal é bem cara a eletricidade.

Portanto, em 2018 (e os incêndios começaram à grande já na década de 70 - vai para meio século) esta história da "cultura" soa um pouco a incompetência nacional, a todos os níveis...
 
Última edição:

vagas

Cumulus
Registo
30 Set 2009
Mensagens
215
Local
Évora / Montemor-o-Novo
É um problema social e cultural que não tem solução fácil. O uso do fogo está muito enraizado na cultura rural portuguesa principalmente a Norte do Tejo, As pessoas usam o fogo sem cuidado e em condições meteorológicas perigosas.

Na minha opinião a solução passaria por haver educação florestal/ambiental desde o primeiro ciclo em todas as escolas, temos que formar toda uma nova geração de pessoas ambientalmente conscientes nesta e noutras questões, como na redução do uso do plástico por exemplo.
Uso do fogo e uma questão financeira, quer das empresas de combustíveis, quer de celuloses entre outras enquanto isto for um negócio, podes dar a educação que deres eles acabam por ganhar

Enviado do meu ONEPLUS A6003 através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,182
Local
Baião
Estranhíssimo que defenda o governo porquê??? Ora essa!
A minha postura é muito estranha porquê? ?? Ora essa!
Se é para discutir política no tópico, levem a discussão para MP.
Apenas me defendi usando os termos usados para me acusarem!
Devemos lidar bem com as opinioes contrarias, principalmente quando sustentadas com factos! Sinto me um evangelizador neste tópico
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
A minha postura é muito estranha porquê? ?? Ora essa!

Apenas me defendi usando os termos usados para me acusarem!
Devemos lidar bem com as opinioes contrarias, principalmente quando sustentadas com factos! Sinto me um evangelizador neste tópico
Evangelizador??? Só se for a favor do fogo! Enfim, fico-me por aqui! :facepalm:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Nem o conhecimento profundo deve dar o lugar à arrogância, nem a falta dele dá direito a uma acusação absolutamente desnecessária. Sejam comedidos por favor.