Seguimento - Incêndios 2018

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,182
Local
Baião
E como é que a dita organização sabe? Foram averiguar se existe alguma máfia registada?! Ou consultaram o governo? Ou o quê?
Seguramente basearam se em algo bastante diferente do que aqueles que apregoam essa mesma máfia...esses que eu saiba, incluindo as testemunhas da Ana Leal, baseiam se em "...diz que...", "...eu acho que...", "...parece que vi/ouvi..."...
Quiçá basearem se em relatórios da GNR e PJ fosse mais inteligente e honesto...
 


Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,274
Local
Funchal
Se calhar o problema está na aplicação do termo. Uma máfia sugere que haja uma organização criminosa organizada com cabecilhas e membros que têm uma causa em comum e que são propositadamente colocados em várias áreas da sociedade para atingir esse fim.

É difícil acreditar que todos os anos haja dezenas de detidos por fogo posto, mas até hoje as nossas autoridades não conseguiram chegar aos que dirigem essa "máfia". Alguém acredita que seria difícil do total de 102 pessoas detidas em 2017 arrancar um "eu agi em nome de..." ou "fui pago por pessoa tal"?

Existem sim uma série de actos negligentes ou criminosos isolados que, pelas suas consequências e cadência pode dar azo que se questione se se trata de uma máfia. A meu ver não. Da mesma forma que não se pode dizer houver um indíviduo que faz assaltos em Lisboa, outro em Setúbal, outro em Braga, e outros nas ilhas que se trata da máfia dos assaltos.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,659
Local
Aveiras de Cima
Se calhar o problema está na aplicação do termo. Uma máfia sugere que haja uma organização criminosa organizada com cabecilhas e membros que têm uma causa em comum e que são propositadamente colocados em várias áreas da sociedade para atingir esse fim.

É difícil acreditar que todos os anos haja dezenas de detidos por fogo posto, mas até hoje as nossas autoridades não conseguiram chegar aos que dirigem essa "máfia". Alguém acredita que seria difícil do total de 102 pessoas detidas em 2017 arrancar um "eu agi em nome de..." ou "fui pago por pessoa tal"?

Existem sim uma série de actos negligentes ou criminosos isolados que, pelas suas consequências e cadência pode dar azo que se questione se se trata de uma máfia. A meu ver não. Da mesma forma que não se pode dizer houver um indíviduo que faz assaltos em Lisboa, outro em Setúbal, outro em Braga, e outros nas ilhas que se trata da máfia dos assaltos.

Exactamente, sem tirar nem pôr! Não há nenhuma organização para pôr Portugal a arder, é importante as pessoas perceberem isso de uma vez por todas.

Quando as condições meteorológicas propicias se reúnem, aliadas ao abandono rural e ao desordenamento territorial que existe em Portugal e havendo ignições de quelquer espécie e origem, estão reunidos todos os ingredientes para o desastre! Para nossa infelicidade isto ocorre quase todos os anos. :(
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
Os incêndios (felizmente) ainda não arrancaram este ano, apesar da onda de calor que se abateu no norte do país em junho.

Entretanto, no oeste dos EUA as coisas estão "quentes" e hoje foi publicado um interessante vídeo de qualidade com a formação de pirocumulonimbus num incêndio no Nevada.

 
  • Gosto
Reactions: AJB

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Incêndio agrícola em Campo Maior com 68 operacionais e 1 meio aéreo. Saíram mais bombeiros daqui há pouco...

fFBC01O.png
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Acho muito estranha essa situação em Campo Maior, não há espécies inflamáveis em massa por ali. São apenas campos agrícolas, maioritariamente de olival disperso. Pela localização no mapa, está muito perto de uma casa, será que a casa terá sido afectada?
 

PedroGPRO

Cumulus
Registo
22 Mai 2018
Mensagens
185
Local
Santa Maria da Feira, Aveiro , Portugal
Acho muito estranha essa situação em Campo Maior, não há espécies inflamáveis em massa por ali. São apenas campos agrícolas, maioritariamente de olival disperso. Pela localização no mapa, está muito perto de uma casa, será que a casa terá sido afectada?
Pelo que parece pelo google maps é só zonas agricolas de dificil acesso , mas há muita floresta por lá , o mais provavel é ter sido fogo posto , mas estão 37 graus por esses lados nao é ?
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Pelo que parece pelo google maps é só zonas agricolas de dificil acesso , mas há muita floresta por lá , o mais provavel é ter sido fogo posto , mas estão 37 graus por esses lados nao é ?
A "floresta" é de olival, penso eu - incêndios agrícolas nestas áreas geralmente são rapidamente dominados, costuma haver vários. Não diria fogo posto, mas sim uma queimada que se descontrolou.
 
  • Gosto
Reactions: Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Zona sempre complicada! Ataque inicial forte tal como referiu o membro @jonas .
DkBndUq.png
 
  • Gosto
Reactions: jonas