Seguimento - Incêndios 2018



JCARL

Cumulus
Registo
29 Nov 2010
Mensagens
416
Local
Vila Velha de Ródão
Fotos do incêndio na Celtejo visto de Leste:
DSCF3940.JPG

DSCF3941.JPG
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Mais uns veículos de grande capacidade, desta vez do distrito de Santarém, a caminho de Vila Velha de Ródão.

 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

KarluZ

Cirrus
Registo
25 Jan 2018
Mensagens
49
Local
oeste/ec/benelux
A Suécia elogia o trabalho dos portugueses no combate aos incêndios e a sua eficácia! Diz que os nossos aviões são mais eficazes que os italianos. :thumbsup:

Você se calhar não sabe que Portugal não tem meios aereos próprios ? São todos alugados a empresas portuguesas e estrangeiras, mesmo nas portuguesas penso que a maioria de cá são apenas helis ligeiros como os AS350 Ecureuil.
Os Fire boss AT-802A que foram para a Suécia são alugados a uma empresa espanhola mas até podiam ser italianos, franceses, etc

Em Abril o António Costa disse que o Estado não seria capturado pelos cartel dos meios aéreos mas depois foi fazer ajustes directos com eles à pressa



O mecanismo europeu de Protecção Civil parece estar mais oleado.
Estarmos na periferia da Europa não ajuda e o facto dos nossos vizinhos mais próximos também costumarem ter problemas ao mesmo tempo que nós também não ajuda. Recordo que nos últimos grandes incêndios em Outubro Portugal teve que esperar 3 dias para chegar ajuda de Itália...mas os números da ajuda à Suécia são surpreendentes: França, Alemanha, Polónia, Noruega, Portugal, Itália, Espanha e Lituânia. São estes os países que até agora enviaram ajuda aos suecos. Tanto quanto sei, sem vítimas mortais até agora. Se calhar a Bombardier pode pensar na reabertura da produção de Canadairs. Estes países agora "escaldados" de certeza que vão reagir ao novo normal.

O fabrico e manutenção dos Canadair foi adquirido pela Viking Air e eles já tem adquirido usados com pouco uso para modernização e revenda, a empresa tem estado à espera de encomendas firmes para lançar um novo modelo mas até agora apenas o Chile se comprometeu. Se calhar até se arranjavam bons descontos como clientes iniciais.

O governo anterior deixou pronto um plano de compra de meios próprios que teria significativo apoio de fundos comunitários mas que o atual governo deixou na gaveta por razões incompreensiveis.
Uma aquisição destas entre encomenda e entrega leva anos e já devia estar em andamento mas as prioridades são outras...
 
  • Gosto
Reactions: Hawk