Seguimento - Incêndios 2018



Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Não vai arder! Estamos todos de olho!

Claro, esperemos, que não, neste momento são precisos 4 olhos abertos, ainda á bocado de manhã fui espreitar aqui a zona mais densamente florestal, e infelizmente as poeiras reduzem em muito a visiblidade.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)


É muito azar, ainda por cima, com bombeiros feridos e viaturas danificadas, nesta altura do ano, em que são tão precisas.
Uma equipa de patrulha e vigilancia já está presente em Vale da Serra.
 

marcoacmaia

Cirrus
Registo
2 Nov 2017
Mensagens
92
Local
Entroncamento


É muito azar, ainda por cima, com bombeiros feridos e viaturas danificadas, nesta altura do ano, em que são tão precisas.
Uma equipa de patrulha e vigilancia já está presente em Vale da Serra.


Ferreira do Zêzere | PJ investiga incêndio no quartel dos bombeiros que destruiu viaturas e instalações (c
fotos e video)

Aquela que, até cerca das 17:00 deste sábado, estava a ser uma tarde calma no quartel dos bombeiros de Ferreira do Zêzere transformou-se num pesadelo quando se verificou que estavam viaturas a arder nas próprias instalações da corporação.

Eram 17.11 horas deste sábado, dia 4, quando foi dado o alarme de que havia um incêndio no quartel dos bombeiros. As chamas deflagraram numa viatura estacionada num alpendre nas traseiras do quartel e rapidamente se propagaram a outra viatura que estava próxima, afetando ainda outros três veículos pesados, bem como as instalações.

“São uns valentes milhares de euros de prejuízo”, disse Carlos Ideias, presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere, referindo as duas viaturas totalmente destruídas (uma delas posto de comando e transmissões) e mais três danificadas mas com possibilidade de recuperação.

Durante o combate às chamas, três bombeiros ficaram feridos sem gravidade, um com uma lesão na cabeça e os outros dois intoxicados com o fumo, sendo encaminhados para a unidade de Tomar do Centro Hospitalar do Médio Tejo.

Uma das viaturas que ardeu, única no Médio Tejo e no distrito de Santarém, servia todas as corporações da região em caso de necessidade e sempre que a Proteção Civil o solicitava. Há 15 anos esta viatura de comunicações foi uma oferta do Comendador Sérgio Mendes de Melo e, ao longo dos anos, foi sendo modernizada e apetrechada. Aliás, tinha equipamento adquirido recentemente, que ainda não tinha sido estreado no teatro das operações, segundo revelou Carlos Ideias.

Além das viaturas, há o prejuízo do alpendre que vai ter de ser totalmente reconstruído, bem como o arquivo e parte das instalações do quartel que, com o calor das chamas, ficaram danificadas.

O incêndio aconteceu numa tarde em que a corporação estava em alerta por causa do perigo iminente de fogos florestais devido às elevadas temperaturas. Todo o efetivo estava pronto para entrar ao serviço a qualquer momento. Recolhidos dentro do quartel numa zona mais fresca, os bombeiros começaram a sentir fumo e um forte cheiro a queimado. Assim que foi soou o alarme, iniciaram imediatamente o combate às chamas.

Ao mesmo tempo, registou-se um incêndio florestal no concelho que foi rapidamente combatido por outras corporações da região, como de Tomar, por exemplo. Durante a tarde houve ainda duas chamadas que haveriam de se revelar alarmes falsos de incêndio.

A GNR esteve no local a registar a ocorrência e aguardava-se a chegada dos investigadores da Polícia Judiciária.

“Desta vez calhou-nos à gente”, desabafou o Comandante da Corporação. Pedro Carraço lamentou os prejuízos avultados, agradeceu o apoio recebido pela população e manifestou confiança no futuro. “Vamos olhar para a frente, estou confiante de que nos vão ajudar”, afirmou.

Fonte: http://www.mediotejo.net/ferreira-d...truiu-viaturas-e-instalacoes-c-fotos-e-video/

Uma das viaturas (VCOC 03), de Comando e Comunicações, era afecta pela ANPC a ocorrências de grande escala no distrito de Santarém e também no resto do país. O distrito perdeu uma peça chave para o combate a incêndios florestais e a qualquer outro tipo de ocorrências. Existe apenas mais um veículo deste tipo no distrito, em Pernes - Santarém (que hoje até deverá estar afecto ao dispositivo do incêndio de Alcanede - entretanto já dominado)
Espero que se desenvolvam os esforços na aquisição de uma nova viatura pela parte do munícipio de Ferreira (e os restantes em redor podiam e deveriam contribuir) e da ANPC.

bombeiros-Ferreira-do-Z%C3%AAzere-inc%C3%AAndio-IMG_20180804_195230-1024x768.jpg