Seguimento - Incêndios 2018

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Há uns anos atrás quando estava na faculdade, fui corrigido por um professor, pois eu tinha escrito "condições climatéricas" e estava errado, inclusive até brincou com a situação falando do verdadeiro significado.
Resumindo, basta usar condições meteorológicas ou condições atmosféricas.
 
  • Gosto
Reactions: criz0r e MSantos


Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
É errado pois significam coisas distintas. Há uns meses vi até um investigador a usar mal o termo, há uns anos o erro era quase geral na protecção civil, polícia e bombeiros mas tem melhorado bastante

Um exemplo para entender a diferença:

- As condições climatéricas do vale do Douro são um dos factores que contribuem para a excelência dos vinhos do Douro
- A colheita deste ano dos vinhos do Douro foi afectada pelas condições meteorológicas como por exemplo o granizo
Climatérico e climática são sinónimos... Logo são ambos corretos, depois depende de qual se quer adoptar... Não há nada de errado em dizer climatérico SE for usado no contexto correto. Climático e meteorológico é que são diferentes :)
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Há uns anos atrás quando estava na faculdade, fui corrigido por um professor, pois eu tinha escrito "condições climatéricas" e estava errado, inclusive até brincou com a situação falando do verdadeiro significado.
Resumindo, basta usar condições meteorológicas ou condições atmosféricas.
Condições climatéricas é tão errado como condições climáticas! Condições climáticas tb é errado! Agora se usado no contexto correto climatérico existe, sendo sinónimo de climático
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Mesmo nesse caso não se deve dizer climatérico mas climático. O climatérico surgiu do nada, não tem origem, surgiu de um erro. Mas não interessa, mais uma batalha perdida no meio de tantas outras!

Edit: 4:38
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Condições climatéricas é tão errado como condições climáticas! Condições climáticas tb é errado! Agora se usado no contexto correto climatérico existe, sendo sinónimo de climático
Essa luta é tua,não minha.
Não tenho mais nada acrescentar, apenas posso dizer que fui corrigido pelo professor Doutor- António Saraiva Lopes, aproveita e pesquisa para saberes quem é.
 
  • Gosto
Reactions: Ricardo Carvalho

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Mesmo nesse caso não se deve dizer climatérico mas climático. O climatérico surgiu do nada, não tem origem, surgiu de um erro. Mas não interessa, mais uma batalha perdida no meio de tantas outras!

Edit: 4:38

Eu vi o cuidado com a lingua. A palavra existe porque foi criada, como todas as outras... Todas as palavras da lingua portuguesa foram criadas... Pode não ser o mais correto é verdade, mas não é totalmente incorreto... É mais incorreto dizer condições climáticas em vez de condições meteorológicas...

E já agora, essa da batalha perdida no meio de tantas outras gostava de perceber sinceramente. Estão sempre a criticar por não postar nos tópicos corretos, vem um membro do staff postar uma correção de uma palavra que é um erro mínimo e que toda a gente vai perceber num tópico que não tem nada a ver, tipo grammar-nazi, e depois se eu postar algo no tópico errado eliminam as minhas mensagens. Continuem ;)
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Condições climatéricas é tão errado como condições climáticas! Condições climáticas tb é errado! Agora se usado no contexto correto climatérico existe, sendo sinónimo de climático
Não existem condições climáticas porquê? O que são condições observadas por um período mínimo de 30 anos
Eu vi o cuidado com a lingua. A palavra existe porque foi criada, como todas as outras... Todas as palavras da lingua portuguesa foram criadas... Pode não ser o mais correto é verdade, mas não é totalmente incorreto... É mais incorreto dizer condições climáticas em vez de condições meteorológicas...

E já agora, essa da batalha perdida no meio de tantas outras gostava de perceber sinceramente. Estão sempre a criticar por não postar nos tópicos corretos, vem um membro do staff postar uma correção de uma palavra que é um erro mínimo e que toda a gente vai perceber num tópico que não tem nada a ver, tipo grammar-nazi, e depois se eu postar algo no tópico errado eliminam as minhas mensagens. Continuem ;)

O vídeo (que dizes que viste com atenção) mostra como é correto dizer condicoes climáticas (ou as condições verificadas durante mais de 30 anos são condições "palmier"?).
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Não existem condições climáticas porquê? O que são condições observadas por um período mínimo de 30 anos


O vídeo (que dizes que viste com atenção) mostra como é correto dizer condicoes climáticas (ou as condições verificadas durante mais de 30 anos são condições "palmier"?).
Sim condições climáticas existe nesse contexto sim, mas as pessoas usam no contexto errado era o que queria dizer... Apaguem o raio desta conversa já chega, já percebemos. Não há necessidade de continuar a discutir isto já se alarga por uma pagina no topico de incendios. Apaguem tudo ;)
 
  • Gosto
Reactions: Ricardo Carvalho

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,659
Local
Aveiras de Cima
Depois de tanto post fora do sitio, vou voltar ao tema! :D

Até agora temos tido quase que só fogos "benignos", no entanto isto pode mudar rapidamente. A aproximação da cut-off prevista, aliado ao aumento da temperatura, que já temos sentido nestes últimos dias, pode ser um um potenciador para os fogos que possam eventualmente surgir nos próximos dias.

A instabilidade convectiva alimenta fogos nascentes e os fogos convectivos tendem a fugir do controlo ou a ficar fora da capacidade de extinção rapidamente, felizmente as temperaturas ainda não são muito elevadas e há ainda muita humidade na vegetação.
 
Última edição:

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Depois de tanto post fora do sitio, vou voltar ao tema! :D

Até agora temos tido quase que só fogos "benignos", no entanto isto pode mudar rapidamente. A aproximação da cut-off prevista, aliado ao aumento da temperatura, que já temos sentido nestes últimos, pode ser um um potenciador para os fogos que possam eventualmente surgir nos próximos dias.

A instabilidade convectiva alimenta fogos nascentes e os fogos convectivos tendem a fugir do controlo ou a ficar fora da capacidade de extinção rapidamente, felizmente as temperaturas ainda não são muito elevadas e há muita humidade na vegetação.


Acho que vai tudo depender muito da posição que a cut-off seguir, se estender mais para norte teremos bastante precipitação mais a sul de Portugal, mesmo que não genaralizada, será sempre uma lotaria! Agora se estender mais para sul poderemos já começar a ter problemas graves relativo a IF porque as temperaturas vão disparar em alguns lugares do Pais bem acima dos 30ºc! O que se tem assistido ontem e hoje mostra claramente,que iremos ter um Verão complicado em termos de IF! Para quem acreditava em contos de fadas, acho que estes dois dias desmistificaram bem isso! ;)
 
  • Gosto
Reactions: Paulo H

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
//No distrito de Vila Real são vários os incêndios ativos, mas o que mobiliza mais operacionais é na aldeia de Paredes, da União de Freguesias de Adoufe e Vilarinho da Samardã, com 36 operacionais no terreno apoiados por 10 viaturas.
A situação parece estar controlada, mas o vento pode dificultar o combate às chamas. O alerta para o Comando Distrital de Operações de Socorro de Vila Real foi dado às 12h30.
Há ainda incêndios ativos em Mondrões, Pena, Abaças, no concelho de Vila Real. Registam-se também incêndios nos concelhos de Boticas, Valpaços, Vila Pouca de Aguiar e Ribeira de Pena.









Só até a esta hora, houve 150 ocorrencias, isto para um dia nublado, e de temperaturas na casa dos 20ºC.
 
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,440
Local
Olhão (24 m)

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Do meu ponto de vista o ideal, seria que assim a chuva parasse, ou seja no decorrer da próxima semana, se proibisse a realização de queimas e queimadas, ou então só devidadamente licenciadas, e com monitorização dos bombeiros.
Pois ainda ontem ao inicio da noite os bombeiros foram chamados a uma ocorrencia para um foco de incendio aqui na localidade ao lado, praticamente ás 20 horas.
Porque isto se ainda se poder usar o fogo até ao dia 15de Maio, como é normal todos os anos, ainda são cerca de 3 semanas.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3