Seguimento - Incêndios 2018



Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Só 10ha?
Estou em Tavira e a meio da tarde o céu encheu-se de fumo...
Alguém sabe algo sobre aquela frente que há alguns dias estava no concelho de Odemira? Não consigo perceber muito sobre este incêndio...

Estou-me a referir ao incendio no concelho de Torres Novas, que surgiu ontem á tarde.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Stormlover

Cumulus
Registo
31 Jul 2018
Mensagens
277
Local
Loures / costa de caparica
Hoje é o dia para apagar o fogo! As temperaturas são as mais baixas e entrou alguma humidade, sim o vento sera um pouco mais forte que nos outros dias, mas com a coordenação dos bombeiros talvez se consiga ...
Amanhã as temperaturas sobem e mantem-se o vento moderado a forte de tarde será muito complicado se não for apagado hoje
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Quem se recusa a sair deveria ser obrigado a assinar um termo de responsabilidade. Se, por ventura, houver vítimas mortais, é preciso que se saiba distinguir entre as vítimas inevitáveis e aquelas que são vítimas das suas próprias decisões. Eu percebo que as pessoas queiram defender o que é seu e até defendo que não possam ser obrigadas a sair à força, mas no caso de acontecer o pior, é preciso que se saiba que algumas desgraças são fruto das nossas próprias decisões e isso tem de ter implicações, nomeadamente no caso de indemnizações. Total liberdade, total responsabilidade. A grande prioridade é sempre a salvaguarda de vidas humanas. Sempre. Se há ordem de evacuação e essa ordem não é respeitada, isso terá de ter consequências no caso de dar para o torto.
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Nos estados unidos existe um alerta para evacuar uma cidade e todos saem , muitas das vezes as pessoas nem necessitam de alertas porque tem consciência que se tem que proteger , o Zé português acha que é super herói e como tal fica lá para tentar salvar a casa e faz alta birra para não abalar desculpem este desabafo mas todos nós sabemos o que a vida custa a ganhar , os sacrifícios que fazemos para ter uma casa e tentar ter uma vida estável , mas não a dinheiro nenhum mas nenhum que pague uma vida humana , por isso tem quer goste quer não goste que respeitar as entidades e sair

Enviado do meu ONEPLUS A6003 através do Tapatalk

Mas isso é o reflexo do mesmo tipo de comportamento de risco que leva ás ignições por negligência. A mim só me apetecia arrancar os cabelos ao ver as imagens de ontem na sic noticias em que muitas pessoas em vez de tirarem a porcaria dos carros da porta das casas, que por si só já são um risco de incendiar e propagar à casa ainda provoca uma obstrução à circulação das viaturas dos bombeiros. Depois vai-se a ver e andam com um uma mangueirita da treta no telhado da casa, pasme-se, a molhar o telhado e andar sobre o mesmo sujeitos a escorregar e ter uma queda grave.
Isto é de doidos, definitivamente a população portuguesa não esta preparada. Fala-se muito do que se aprendeu com os incêndios dos anos passado, pelos visto no que diz respeito á actuação em caso de incêndio a população não aprendeu nada.
É certo que há falhas de todas as partes mas o comportamento da população continua a ser NEGLIGENTE.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Situação bem calma em Monchique e Silves :) Aparentemente , e numa situação "normal" diria em resolução! Mas como as tardes nos tem trazido sempre más noticias, vamos aguardar! O perímetro do incêndio neste momento já deve ser superior a 100klm, e a tarde vai trazer novamente vento forte! Talvez até mais forte que ontem, por isso é muito expectável novas reactivações! Mas para já , talvez as melhores noticias desde o início do incêndio! ;) Quanto a criticas ás autoridades não me vou acrescentar muito, mas tenho a minha opinião fundamentada, e deixo aqui alguns pontos!
Mas alguém acreditava mesmo que não voltaríamos a ter grandes IF este ano se as condições meteorológicas o permitissem?! Achavam mesmo que tinha mudado assim tanta coisa? Era demasiado evidente que a prioridade no combate ao incêndios este ano era a protecção da populações , e bem! Só não via quem não queria , mas pronto! Não me quero mesmo alongar muito!

Deixo só um pergunta na ar em relação à evacuação da polulação! O ano passado a ANPC foi criticada por não evacuar em Pedrogão Grande e no dia 15 Outubro, este ano é criticada por evacuar antecipadamente!!:confused: Em que ficamos?!!


Ainda em relação a Monchique , à cerca de dois meses António Costa dizia isto::maluco:
http://barlavento.pt/destaque/monchique-e-exemplo-considera-antonio-costa

Desculpem o off topic:;)
 
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Ainda estou incrédulo, ao saber, que o incendio de ontem á tarde na minha localidade, foi causado por uma espécie de engenho, deixado dentro do tronco de uma oliveira, com o intuito de culpar os pedreiros que andam a construir a ETAR, matando assim dois coelhos de uma só queijadada.
Os pedreiros ao que parace ainda estão incrédulos, com o que lhes fizeram. e até eu.
Agora é tentar estar ainda mais atento.
De realçar o grande empenho por parte dos bombeiros, GNR, e protecção civil, até porque em dez minutos, o efectivo aumentou de 55 bombeiros para 134.
 

rokleon

Nimbostratus
Registo
2 Abr 2016
Mensagens
596
Local
Esmoriz
Essa é uma Verdade fundamental..mas leia bem o que escrevi. ( A preocupação principal é a imagem dos Politicos, não a vida humana )

Chama se MARKETING POLITICO.
A imagem deve ter uma parte, mas não me acredito que se previna (com evacuação) simplesmente por essa razão. É bom senso, e os políticos são muitas vezes pintados como "maus" e às vezes considero injusto. Difícil de aceitar para as populações, claro. Mas tem de ser.
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Situação bem calma em Monchique e Silves :) Aparentemente , e numa situação "normal" diria em resolução! Mas como as tardes nos tem trazido sempre más noticias, vamos aguardar! O perímetro do incêndio neste momento já deve ser superior a 100klm, e a tarde vai trazer novamente vento forte! Talvez até mais forte que ontem, por isso é muito expectável novas reactivações! Mas para já , talvez as melhores noticias desde o início do incêndio! ;) Quanto a criticas ás autoridades não me vou acrescentar muito, mas tenho a minha opinião fundamentada, e deixo aqui alguns pontos!
Mas alguém acreditava mesmo que não voltaríamos a ter grandes IF este ano se as condições meteorológicas o permitissem?! Achavam mesmo que tinha mudado assim tanta coisa? Era demasiado evidente que a prioridade no combate ao incêndios este ano era a protecção da populações ! Só não via que não queria , mas pronto! Não me quero mesmo alongar muito!

Deixo só um pergunta na ar em relação à evacuação da polulação! O ano passado a ANPC foi criticada por não evacuar em Pedrogão Grande e no dia 15 Outubro, este ano é criticada por evacuar antecipadamente!!:confused: Em que ficamos?!!


Ainda em relação a Monchique , à cerca de dois meses António Costa dizia isto::maluco:
http://barlavento.pt/destaque/monchique-e-exemplo-considera-antonio-costa

Desculpem o off topic:;)
Não li tudo, mas pelo andar das coisas vê-se que a iniciativa foi um sucesso, ficaram todas sensibilizadas e prevenidas... Estou a ser irónico, claro!

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
@dahon e depois tens certos órgão de comunicação social que de uma maneira deplorável, ainda "atiçam" mais a população contra os operacionais no terreno que fazem o que podem (não me refiro ao Comando). Compreendo perfeitamente e infelizmente, sei bem o que significa ter de abandonar a casa que nos pertence para fugir de um Incêndio, mas as pessoas têm de se mentalizar que as casas reconstrõem-se.. e vida há só uma.
 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
Relatório de Pedrógão: Das 64 vítimas mortais, 4 morreram em casa. E estas eram idosas e de mobilidade reduzida ou sem qualquer mobilidade e, portanto, enquadradas nos tais grupos de risco de pessoas que devem ser evacuadas. A protecão civil começa na casa de cada um, não tem nada a ver com querer ser super-herói. É impossível os bombeiros apagarem faúlhas que caem em cada quintal. Mas é possível que, os que podem, façam-no e mitiguem danos maiores (não só para eles, para todos). É também importante ter o discernimento para avaliar o risco real. Nem todas as situações são Pedrógão...
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Relatório de Pedrógão: Das 64 vítimas mortais, 4 morreram em casa. E estas eram idosas e de mobilidade reduzida ou sem qualquer mobilidade e, portanto, enquadradas nos tais grupos de risco de pessoas que devem ser evacuadas. A protecão civil começa na casa de cada um, não tem nada a ver com querer ser super-herói. É impossível os bombeiros apagarem faúlhas que caem em cada quintal. Mas é possível que, os que podem, façam-no e mitiguem danos maiores (não só para eles, para todos). É também importante ter o discernimento para avaliar o risco real. Nem todas as situações são Pedrógão...
O problema é que com a aflição ou sem ela, a maioria dessas pessoas não têm capacidade para saber o verdadeiro risco que correm.

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
@dahon e depois tens certos órgão de comunicação social que de uma maneira deplorável, ainda "atiçam" mais a população contra os operacionais no terreno que fazem o que podem (não me refiro ao Comando). Compreendo perfeitamente e infelizmente, sei bem o que significa ter de abandonar a casa que nos pertence para fugir de um Incêndio, mas as pessoas têm de se mentalizar que as casas reconstrõem-se.. e vida há só uma.

Se fosse só comunicação social.....para mim as declarações de ontem de um vereador à c. social são criminosas porque incitam o desrespeito à autoridade(GNR) e os comportamentos de risco. Se alguém morre-se ou ficasse gravemente ferido esse vereador deveria ser punido.
 
Última edição:

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
@dahon e depois tens certos órgão de comunicação social que de uma maneira deplorável, ainda "atiçam" mais a população contra os operacionais no terreno que fazem o que podem (não me refiro ao Comando). Compreendo perfeitamente e infelizmente, sei bem o que significa ter de abandonar a casa que nos pertence para fugir de um Incêndio, mas as pessoas têm de se mentalizar que as casas reconstrõem-se.. e vida há só uma.

Acho que no próximo ano, o panfleto informativo a relembrar que a limpeza a volta das casas é obrigatória, seria também bom conter informação que uma ordem não cumprida de evacuação dada por uma autoridade, funciona da mesma forma como uma ordem de recolher obrigatório! Não sendo cumprida , dá ordem de prisão! E acho que no meio disto tudo, houve muito bom senso por parte das autoridades no terreno!
 
Última edição:

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
@dahon e depois tens certos órgão de comunicação social que de uma maneira deplorável, ainda "atiçam" mais a população contra os operacionais no terreno que fazem o que podem (não me refiro ao Comando). Compreendo perfeitamente e infelizmente, sei bem o que significa ter de abandonar a casa que nos pertence para fugir de um Incêndio, mas as pessoas têm de se mentalizar que as casas reconstrõem-se.. e vida há só uma.
Isso é o que faz mais confusão, vi traseiras de casas, com canas e vegetação que ultrapassava os muros, vi declives enormes onde pouco ou nada há a fazer senão esperar por meios aéreos, ou ficar em vigilância como vimos em alguns directos e bem. Vento forte que em segundos muda a direção do fogo e ainda se vem alguns jornalistas, mas como é que isto foi acontecer? Claro que as populações ficam revoltadas, ainda há alguns que prestam um bom trabalho e explicam várias vezes as dificuldades encontradas nos directos.

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk